[Resenha] (Im)Perfeição - Helena Souza

Oieee meus amores!! Como estão?!






Faz tempo que não faço uma resenha, então vamos correr para colocar as leituras em dia!! Para quem não sabe o que ando lendo, eu sempre tento postar as leituras sempre que inicio e finalizo no instagram, assim como também estou tentando colocar os lidos do mês sempre que ele vira!! Assim vou mantendo as leituras atualizadas aqui no blog.

Mas sem mais delongas, vim aqui falar sobre o livro (Im)Perfeição, da autora parceira Helena Souza. E já adianto que foi realmente uma surpresa! Eu não estava esperando ser surpreendida e sentir tudo aquilo lendo esse livro.


(Im)Perfeição
Autor(a): Helena Souza
Editora: Independente
Ano:2016
Número de pags: 400
Nota:



Sinopse: Forest Hill, 2013. A cidade está em tensão, ninguém sabe quem será o próximo, bom, devido aos últimos três corpos encontrados, garotas loiras são as que correm mais perigo. Alguns meses atrás ninguém naquela pacata cidade poderia imaginar que alguém entre eles, algum vizinho, amigo, ou conhecido poderia ceder à loucura e começar a caçar pessoas para matar. Mas agora está tudo diferente, todos são suspeitos. A polícia trabalha sem descanso em busca do responsável, mas quem está por trás disso é alguém bem engenhoso, sabe muito bem onde agir e como agir. O telefone não para de tocar, são cidadãos apavorados que dão nomes aleatórios somente para que aja uma prisão logo, isso faz com que as investigações não avancem da maneira desejada. O resultado? Após 10 meses e com um saldo de 6 jovens mulheres encontradas mortas na região do pântano próximo a cidade, o assassino simplesmente parou de atacar. Nunca fora pego.
Forest Hill, 2015. Lentamente a cidade voltou ao seu ritmo, o medo aos poucos havia desaparecido e os moradores passaram a sorrir com mais frequência. Sophie Fields voltou há alguns meses para a cidade, formada em artes visuais, seu senso de dever a faz ajudar a mãe na padaria. Josh Sanders é filho de um conhecido detetive da cidade e, por consequência, acabou se tornando um. Tanto pai como filho trabalharam no caso Maníaco do Pântano, que assolou a cidade há dois anos, depois disso o pai se aposentou e o filho agora é o único Sanders detetive.
(Im)Perfeição é narrado através das perspectivas de Sophie e Josh, dois jovens que, em meio a um romance, descobrem que o terror que todos pensavam ter acabado, decidiu voltar.





(Im)Perfeição se passa em Forest Hill, e tem como personagens principais a Sophie e o Josh, e a história é narrada alternando o ponto de vista dos dois. Sophia Fields é uma jovem formada em artes visuais, mas que volta a morar com a mãe para poder ajuda-la na padaria. Ela já voltou a alguns meses e faz as entregas da manhã de pães pela cidade. Quando ela faz sua última entrega, (e ela espera ansiosamente todos os dias por esse momento), ela encontra Josh Sandres, detetive da cidade.

Logo nos primeiros capítulos, já vemos o interesse mútuo dos dois, e está tudo indo maravilhosamente bem quando se declaram, e decidem namorar (e eles são muito fofinhos juntos!).
Entretanto, coisas estranhas começam a acontecer, e um monstro adormecido está prestes a virar a vida do nosso casal de pernas para o ar.


"Uma vez meu pai disse que isso acontece na vida de qualquer um que trabalha nesse ramo. Ás vezes ganhamos, mas como também acontece de perder. Não temos controle de nada que está em nossa volta, o máximo que podemos fazer é evitar que algo aconteça e tentar remediar quando acontece."  - (Im)Perfeição, páginas 262 - 263

Detetives trabalham com um parceiro, e o de Josh é uma moça chamada Eve. Os pais dela acabam sendo atacados por alguém, e eles começam a fazer investigações. Após isso, Sophia acaba esbarrando, em um dos encontros marcados com o detetive, em uma cena do crime, um homicídio que faz com que a cidade entre em alvoroço.

Há dois anos atrás, os moradores de Forest Hill passaram por dias sendo assombrados por um assassino denominado O Maníaco do Pântano, e ao fim o caso ficou sem solução. Embora ninguém queira ver esse fantasma pela cidade, os corpos que vão sendo aos poucos encontrados mostram que talvez ele esteja de volta à ativa. E agora Josh se sente na responsabilidade de resolver o caso em aberto, que seu próprio pai não conseguiu resolver. Especialmente porque Sophia se encaixa perfeitamente nos padrões físicos que o maníaco procura.

Helena nos envolve em uma narrativa simples e direta, e me senti lendo um romance, com esperas de ligações pelo telefone, fofoca com as amigas, encontros pela cidade, conversas tímidas e o coração batendo acelerado, decisões sobre o futuro, tudo bastante cotidiano. Até o primeiro corpo sem vida. Caramba! Foi tipo, um baque no meio da história, e a partir daí, foi um momento de tensão atrás do outro, e eu só pensando quem ia encontrar o próximo corpo...
"Engraçado como conhecemos tantas pessoas e nem nos damos conta disso até que algo aconteça conosco" - (Im)Perfeição, página 390
Apesar da escrita ser bem cotidiano, preciso confessar que alguns dias lendo aquilo a noite me deu calafrio. Eu olhava para os lados, só esperando aparecer alguém (eu ainda não sabia quem) e tentar me assassinar também. Eu juro! Caramba Helena, tá de parabéns por deixar meus nervos à flor da pele hahaha. Mandei até uma mensagem pra ela no meio da leitura, de tão chocada que eu estava.

Tirando os sustos, a leitura é fluída e a trama achei super bem feita, mesmo eu tendo descoberto quem era antes da Sophia, rs. Gostei muito!! E por ser escrito em primeira pessoa, ter eles te narrando fez parecer tudo mais real, me deixou mais próxima da história (pelo menos para mim). Também gostei do fato de que mesmo em meio á todo o terror que o assassino estava causando, ela não deixou em momento algum os sentimentos e a relação dos personagens de lado.

A Sophia e o Josh são um dos casais mais fofos que eu já tive a oportunidade de conhecer, e queria muito que o Josh tivesse parado de dar um gelo na Sophia, coitada! Entendo o ponto de vista dele, mas né... ainda quis dar um tapa e mandar ele ir falar com ela haha.

Os outros personagens apesar de não serem aprofundados, achei eles bem construídos, algo que lendo policiais como Agatha Christie, eu senti bastante falta (alguns personagens dela duravam só uma página!).

Sobre a diagramação, não posso dizer porque eu li por ebook. Mas a capa é muito boa, conta a história dentro do livro, sem entregar de cara para o leitor. Eu mesma peguei achando que ia ser um romance antes de olhar a sinopse (que bela surpresa eu tive, einh!), mas foi muito bem pensada.

Eu recomendo muito! Assim... muito mesmo. Se vocês gostam de sentir aquele arrepio na espinha e dar uma de Sherlock pra tentar adivinhar quem é o assassino, leiam. Tenho certeza de que vocês vão adorar!


Um comentário