[#01 - Leitor Curioso] 10 curiosidades sobre Edgar Allan Poe


Olá meus queridos!! Hoje vim abrir um quadro novo para o blog, chamado Leitor Curioso. Nele vamos trazer para vocês curiosidades sobre autores, sobre suas obras e coisas que você mal imaginava que aconteceu! Ansiosos?! 

E para abrir com chave de ouro esse quadro nesse mês de outubro, nada mais propício do que o mestre do Terror e de muitas superstições, Edgar Allan Poe.

Vamos lá conhecer melhor esse autor tão sinistro



1 - O Gato Preto

Já se perguntou de onde vem esse medo dos gatos pretos? De onde surgiu essa idéia de que cruzar com um dava azar, além de ser usado muito como bichinho de bruxas? Bem, acontece que Poe escreveu um conto chamado "O gato preto" (em inglês: The Black Cat), e depois disso, esse medo irracional dos felinos escuros começou a se espalhar. Que loucura, não?


2 - O Corvo

Segundo boatos, quando Poe estava escrevendo o que viria a ser o seu famoso poema, O Corvo (em inglês: The Raven), ele não tinha sequer pensado em mencionar esse animal, até o dia em que, em um encontro com o escritor Charles Dickens, ele contou a Poe que estava triste por seu bicho de estimação ter morrido(advinhem qual era), e só então Poe colocou o tão famoso corvo no poema.


3 - Amor por felinos

Poe adorava gatos, e inclusive teve uma gatinha chamada Catterina que acabou morrendo apenas duas semanas depois dele.


4 - Medo do escuro

Pois é galera, o mestre do terror temia o escuro, por mais estranho que pareça! Ele uma vez disse a um amigo que acreditava que os demônios se aproveitavam da noite para enganar os imprudentes.


5 - Poe gatinho?

Diferente dos retratos famosos que vemos dele, quando jovem Poe era considerado muito bonito! E atlético também, chegando a fazer um recorde de natação. Além disso ele gostava de correr e praticar outros esportes.


6 - Aventurando-se nos policiais

Ele também foi um dos pioneiros da literatura policial. Seu personagem, o detetive Dupin (ele aparece nos contos "A Carta Roubada", "Assassinatos na Rua Morgue" e "O Mistério de Marie Roget") mais tarde viria a servir de inspiração para Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle, e Poirot da Agatha Christie.


7 - Fama?

Ele ficou bastante conhecido pela publicação de The Raven, chegando até a ganhar o mesmo apelido na cidade, embora pela publicação ele tenha recebido apenas 9 dólares.


8 - Vida difícil

Mesmo assim, em vida ele não foi reconhecido como agora, e não tinha dinheiro, fama ou sucesso. E se você ver como ele acabou morrendo, viciado em drogas e bebidas, é muito possível que estivesse em depressão, e acreditava ter fracassado na vida.


9 - Rival pós-morte

Em de seus principais rivais, Rufus Wilmot Griswold parece ter escrito seu obituário, onde relatava que ele era um alcóolatra e viciado em ópio, e ainda por cima abusava das mulheres! Para finalizar, ainda assinou com um pseudônimo, e isso afetou sua reputação por mais de um século.

10 - Fãs obcecadas?
Uma das coisas mais intrigantes em seu velório, foi o fato de admiradores estarem presentes em busca de algum souvenir do autor, como por exemplo, um tufo de cabelo. Que coisa einh?! 
E acabou gente!! Se vocês curtiram, comentem aqui que faremos o possível para trazer sempre que puder curiosidades sobre autores e suas obras, e quem sabe vocês também não nos ajudam a escolhê-los, hm?!

Até a próxima, e tenham ótimas leituras queridos! <3




2 comentários

  1. Confesso que não conhecia, mas adorei este leque de curiosidades!
    Aproveitei e segui o teu blog, segue o meu de volta ok?

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita querida! com certeza traremos mais novidades, e se quiser algum autor ou autora comenta com a gente, quem sabe a gente inclui nas próximas curiosidades!

      beijos!

      Excluir