[#03 - Indicação] 5 Obras para se ter e ler de Edgar Allan Poe


Olá queridos, como estão?

Agora que vocês conheceram algumas curiosidades do Poe deixo pra vocês uma listinha curta de alguns contos que você não pode deixar de ler e outra logo abaixo de livros e edições que você não pode deixar de ter na estante.



O Corvo

Publicado pela primeira vez em Janeiro de 1845, o poema trás uma notável musicalidade e métrica exata, fato que provavelmente foi um obstaculo para traduções. A ave desde muito tempo é simbolo de mau agouro mas foi neste poema de Poe que a ave foi incorporada ao ultrarromantismo.

O poema narrativo trás uma dose enorme de melancolia em seu tema que envolve medo, solidão, sobrenatural e a morte. O personagem principal tem um encontro com o sobrenatural e é tomado por sentimentos melancólicos e lembranças de Lenora, seu amor já falecido tomam seu ser. 

Um corvo o visita, pousando sobre o peito de Atenas e responde á todas as perguntas com apenas uma frase "Nunca mais!" e isso vai causando um certo desespero ao personagem e sinceramente, o sentimento passa ao leitor. Vale muito a pensa desfrutar deste poema e sentir a forma como tanto sentimento é colocado no papel e como isso pode ser assustador.


O Gato Preto

Publicado em Agosto de 1843, o conto trás um estudo da psicologia da culpa. Edgar o escreveu em forma de relato, onde nos conduz no decorrer da vida de um homem viciado em álcool que deteriora sua alma a cada ato perverso que pratica. 

" O Gato Preto traz um homem que, movido pelo abuso do álcool e pela ira provocada pelo amor incondicional que um bicho pode dedicar a seu dono, vê seu sentimento se transformar em perversidade, e acaba por enforcar seu gato. Perseguido pelo fantasma do gato, ele adota outro animal, que, com o passar do tempo, além de despertar a mesma aversão em seu dono, revela em sua pelagem a marca da forca."

O conto apresenta uma historia cheia de violência e insanidade, sendo alvo até hoje de analise textuais pelos simbolismos que o autor trás neste escrito. Não é a toa já que mais uma vez o autor conseguiu criar um simbolismo forte que permanece até hoje, o  de gato preto dar azar.


Assassinatos na Rua Morgue

Este foi meu primeiro contado com a escrita do Edgar, e confesso que é realmente fantástico como ele consegue abusar em detalhes na escrita. Aqui temos o primeiro contato com o detetive Dupin, que mais tarde foi servir como inspiração para muitos outros personagens de romance policial.

Publicado em Abril de 1841, o conto é a historia de um assassinato à duas mulheres na Rua Morgue, onde através de sua habilidade de analise e persuasão o detetive Dupin desvenda esse grande mistério e promete te deixar de boca aberta de como faz isso com tão pouca informação.
   

Berenice


É um pequeno conto de terror publicado em 1835. Na época o conto foi escandalizado pela violência explicita que Poe constitui o conto.

Na narrativa, um homem chamado Egeu esta prestes a se casar com sua prima, Berenice. 
O homem tem períodos de intenso foco que o separam do mundo exterior o tornando obsessivo por certas coisas. Berenice começa a padecer de uma doença desconhecida até que a unica parte de seu corpo saudável seja seus dentes, com os quais Egdar desenvolve uma obsessão. 

Mesmo depois de morta o homem continua a contemplar os dentes de Berenice até um dia que o tumulo da moça é violado e um poema sobre "Visitar o tumulo da minha amada" é encontrado em uma caixa com os dentes ensanguentados de Berenice.


A Queda da casa Usher

Publicado em 1839 este conto é considerado o melhor exemplo da totalidade de Poe onde cada detalhe é relevante na construção do conto.

Sendo narrado por um personagem sem nome que vai à casa de seu amigo para uma visita apos uma carta. Aqui somos apresentados ao Roderick Usher, que tem uma condição psicológica bastante impactante que inclui uma forma de sobrecarga sensorial, hipocondria e ansiedade aguda.

Em certo ponto do conto, Roderick conta ao narrador que acredita que a casa em que vive pode estar viva a partir dai nosso narrador começa uma convivência beirando a loucura com Roderick.


Pra completar, vamos falar sobre as edições mais legais que você encontra por ai com os contos do Edgar Allan Poe.

Edgar Allan Poe - Medo Clássico

Esta edição da Darkside não pode faltar na sua estante,  ela é bem completa em seu conteúdo, conseguiu reunir de forma organizada e magnifica alguns muitod contos do autor. Alem de linda, os contos estão divididos por temas, o que facilita e muito na hora da leitura. Os temas são: a morte, narradores homicidas, mulheres etéreas, aventuras e as historias do detetive Auguste Dupin.

Em medo classico, você também encontra algumas ilustrações do artista Ramon Rodrigues. Alem disso no final da edição tem o poema "O Corvo' em sua versão original e as traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa. Vale muito a pena esta aquisição!

Você acha que acabou, mas ainda tem o classico ensaio sobre o poema "A Filosofia da Composição" e um prefacio do poeta francês Charles Baudelaire que é um admirador do autor e o primeiro tradutos na França.

E este é só o primeiro titulo da coleção Medo Clássico, irá continuar em breve com outros classicos doo terror, vamos esperar ansiosos pelas lindezas que estão por vir.

Onde Comprar: AmazonSaraivaLivraria Cultura


Contos de Suspense e Terror

Esta edição de capa dura foi lançada pela Martin Claret em 2015 e conta com um segundo livro que da continuidade na sequencia de contos, por isso a seleção  decontos seguiu um tema parecido com mais suspense pisicologico e terror.

Neste livro você encontra contos como "O coração delator", "O gato preto", "Willian Wilson", "Metzengerstein", e alguns outros. 

Apesar das polêmicas com a editora, a traduzam esta caprichada e ainda conta com pequenas analises dos contos no final. Vale a pena dar uma chance ein.

Onde comprar: AmazonSaraivaLivraria Cultura



Contos de Amor e Terror

Este segue a sequência do "Contos de suspense e Terror". Aqui os contos apresentados são: "O retrato oval", "Ligeia", "Berenice", "Morella", "Eleonora" e "O encontro marcado". 


Onde comprar: AmazonSaraivaLivraria Cultura






Contos de Imaginação e Misterio

Nesta antologia você pode contar com nada menos do que 22 contos do Edgar.
Ilustrada pelo irlabdes Harry Clarke (1889-1931) a edição foi lançada no Brasil pelo selo Tordesilhas trazendo o posfácio de Charles Baudelaire (1821-1867) como acontece na edição da Darkside.

Onde comprar: AmazonSaraivaLivraria Cultura







É isso queridos, espero que tenham gostado do post. 

Estamos trazendo alguns post diferentes para o blog e gostaríamos de saber se estão gostando, fala pra gente!!!

Um até logo e beijos de luz!

Um comentário