[#04 - Leitor Curioso] 10 curiosidades sobre H.P. Lovecraft



Oláááá queridos leitores!! Hoje começa a segunda semana do nosso projeto, e falaremos sobre o nosso segundo mestre do terror, H.P. Lovecraft!!

Reuni aqui 10 curiosidades que achei legal compartilhar com vocês, muitas das quais eu mal sabia, e foi muito divertido descobrir mais sobre ele! Espero que vocês também gostem~




1 - O Nome de H.P. Lovecraft
Sim, eu vou colocar aqui o nome dele como curiosidade, porque eu já tinha escutado muito falar dele, mas nunca procurei saber o que significava H.P. Bom, o nome dele é Howard Phillips Lovecraft, e não consigo imaginar ele assinando contos de terror com o nome completo... H.P. Lovecraft ficou muito melhor, vocês não acham?

2 - Doença rara ainda jovem
Quando criança, Lovecraft foi diagnosticado com Poiquilotermia, uma doença muito rara que causa uma reação no corpo, não deixando que ele tivesse a temperatura regulada, e por isso ele sempre tinha pele fria ao toque. Isso é bastante comum em animais que chamamos de "sangue-frio"

3 - Amor pela literatura, sempre!

Pois é galera, desde jovem, ele amava ler. Recitava poesia com dois aninhos, sabia ler com três e já escrevia com seis anos (era um gênio mesmo!). Ele adorava o gênero policial, e chegou até a criar uma agência de detetives chamada "Providence Detective Agency" com treze anos. Ele se entediou logo disso e voltou à leitura.

4 - Fiel ao gênero
Ele é um dos poucos autores que suas obras literárias seguem fielmente o mesmo gênero: o horror, criando uma ambientação e atraindo o leitor, afim de perturbá-lo. Muitas vezes ele começa a relatar uma situação aparentemente banal, para logo em seguida revelar o horror por trás do que você nem imaginava... dá um calafrio só de lembrar de seus contos!

5 - Abraçava a solidão
Com 37 anos os traços de depressão que ele possuía foram se acentuando. Passeios solitários pela noite em cemitérios eram frequentes, e ele adorava a solidão, seu ambiente fantasmagórico e assustador.

6 - Pesadelos inspiradores
A maioria das suas obras eram inspiradas em seus próprios pesadelos!! Imagine ficar sonhando com todos aqueles anciões, enlouquecendo a mente humana... aterrorizante! Acho difícil até conseguir dormir com essas visitas em seus sonhos hahaha

7 - Sobrevivendo
Ele não conseguia muito com seus contos, especialmente porque seus contos passaram a ficar cada vez mais complexos e isso dificultava um pouco as vendas. Por isso, ele fazia revisões e ghost-writing de textos assinados por outras pessoas.

8 - Medos?
Ele odiava e temia o mar, e isso deixa até mais claro o porquê de tantos dos seus monstros criados vem de lá. Ele também odiava a luz, e fazia grande parte de suas atividades durante a noite, como ler, escrever e passear (vide curiosidade 5). E apesar de ser um pacifista, era desconfiado da humanidade e achava que a guerra era algo que deve acompanhar a humanidade até seu fim.


9 - Cthulhu Mythos
Com tantas referências nas histórias dele a monstros, divindades ancestrais, horrores que acabaram por gerar uma "mitologia", conhecida como Cthulhu Mythos. Ele contem vários panteões de seres extra-dimensionais que reinaram sobre a Terra há milhões de anos atrás. Eles era tão poderosos que era considerados deuses.

10 - Necrominicon
Ele também acabou criando um dos mais famosos artefatos das histórias de terror, o Necrominicon. Ele é um livro fictício de invocação de demônios, escrito pelo também fictício Abdul Alhazred. Ele ficou tão famoso que se tornou um mito a existência real desse livro, e inclusive chegaram a ter várias edições falsas publicadas. Um texto escrito sobre o próprio Lovecraft onde ele explica a origem e o percurso histórico também ajudou a aumentar e mito desse livro.

O que você acharam?! Já conheciam alguma? Comenta aqui com a gente!!

Até a próxima queridos, e tenham ótimas leituras!

2 comentários