[Resenha] O Menino do pijama listrado - John Boyne


Olá meus queridos, como vocês estão? Hoje tem resenha de um livro muito amorzinho, muito triste mas com uma mensagem maravilhosa, pelo menos para mim.



Nota: 


O menino do pijama listrado se passa na época da segunda guerra mundial, e vamos acompanhar a história de Bruno, um garotinho de 9 anos de idade que mora na Alemanha e está super feliz com as coisas que tem: seu quarto, seus amigos, a cidade para explorar, a escola; até o dia em que sua família precisa se mudar devido ao trabalho do pai. É claro que ele não recebe bem a notícia, afinal, que criança gosta de abandonar sua escola e seus amigos, certo?


"'Ora, vamos" disse o pai, não querendo entrar naquele jogo. 'deixe disso, está bem?', pediu ele. ' Nossa casa não é uma construção, ou uma rua, ou uma cidade, ou coisa alguma tão artificial quanto os tijolos e a argamassa. O lar é onde mora a família de alguém, não é mesmo?'" - pág 47



Mesmo contrariado, Bruno e sua família se mudam para um lugar sem vizinhança, sem escolas, afastado de tudo. Os soldados andam livremente pela propriedade, fazendo reuniões com o pai, e a única construção que ele consegue ver é muito estranha, cheia de pessoas que usam pijamas listrados o dia todo.

"E quem decidia quem usava os pijamas e quem usava os uniformes?" - pág 91

Sem ter nada para fazer ou pessoas da sua idade para brincar (até sua irmã é mais velha e não se interessa em brincar com ele), logo o garoto se vê entediado e sai para explorar, mesmo que sua mãe não goste. Ele acaba chegando na construção que vê de seu quarto, e conhece um garotinho que usa o mesmo pijama listrado que os outros, chamado Shmuel. Animado por finalmente encontrar um garoto da sua idade e trocado algumas palavras, Bruno passa a visitá-lo sempre que consegue para brincar, falar e leva comida para seu amigo que se diz sempre faminto.


"'E eu nunca havia escutado o seu', disse Bruno. 'Shmuel'. Ele ficou pensativo. 'Shmuel', repetiu. 'Gosto de como soa o seu nome quando o digo. Parece o som do vento soprando." - pág 97


Bruno não sabe sobre a guerra. Não sabe o que está acontecendo em seu país, ou quem são as pessoas de pijamas listrados. Ele simplesmente teve que se mudar, abandonar tudo o que tinha, e agora conheceu seu amigo chamado Shmuel. E é uma delícia ver a amizade deles crescendo sem preconceito, sem rancor de suas pátrias, sem suspeitas ou valores egoístas que os adultos carregam. Só duas crianças, dois meninos se conhecendo, conversando, rindo e sendo amigos.


"Mas o melhor de tudo é que tinha um amigo chamado Shmuel." - pág 156

O autor consegue transmitir em palavras simples e na visão de uma criança a época cruel em que a história se passa. Mesmo sem saber o real sentido das coisas, Bruno via que tinha coisas que pareciam erradas ali, tinha medo dos 'colegas' do pai, e inclusive do próprio pai. É uma história que nos diz que a guerra não perdoa ninguém, nem crianças de 9 anos. Mas também nos mostra que uma amizade verdadeira e sincera consegue superar qualquer preconceito, qualquer ódio que as pessoas tentem lhe incutir.

"'Você é meu melhor amigo, Shmuel', ele disse. 'Meu melhor amigo para a vida toda'" -pág 184


Sobre a minha edição, ela é econômica e por isso tem páginas brancas e não possui orelhas. Me incomodou um pouco, mas foi a edição que consegui e eu estava muito querendo ler ele hahaha. Mas se você se incomoda com alguma dessas características, sugiro que compre a edição normal da editora seguinte, ou a ilustrada que saiu esse ano caso você prefira ler quadrinhos.


Mesmo que o livro tenha um final triste, e que eu sabia que ia acontecer por já ter assistido o filme, eu amei o livro. Ele é um amorzinho, e me mostrou muito mais a amizade entre Bruno e Shmuel do que a tragédia em si. Foi maravilhoso ver que mesmo em tempos difíceis, mesmo com regras tão rígidas em um mundo caótico, uma criança ainda possui sua pureza e simplicidade de pensamentos. É um dos meus favoritos da vida, e com certeza eu recomendo esse livro, vocês não vão se decepcionar!

"E então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos que se seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la." - pág 184
Vocês já leram esse livro? O que acharam dele? Se encantaram tanto quanto eu? Comenta aqui no blog!!

Até a próxima e tenham ótimas leituras! <3

26 comentários

  1. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas justamente por ter um final triste fui postergando essa leitura. Vendo tua resenha vi que ele é bem legal e embora triste, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri! Vale a pena sim ler ele apesar do final triste. Ele com certeza vai te trazer muitas outras emoções, e a escrita do John Boyne é fluída e muito gostosa!

      Excluir
  2. oi!
    O livro é ótimo, pois a história em si é uma grande lição de vida.O filme também é excelente, super recomendo os 2 ;)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, é verdade, ele me tocou de uma forma que me emocionou muito haha. O filme também é muito bom, é verdade.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu já vi o filme mas nunca li o livro. É muito emocionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o filme é muito emocionante! Mas se puder leia o livro, ele vai complementar bastante o filme!
      Beijos

      Excluir
  4. Eu nunca li o livro mas conheço a história porque vi o filme. É uma história muito comovente. É realmente uma leitura para ser recomendada.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telma! Sim, com certeza é uma leitura muito gostosa! Achei mais leve do que o filme, então me deixou uma sensação muito gostosa enquanto eu o lia. Concordo com você, deve ser muito recomendada!
      Beijos

      Excluir
  5. Eu já vi o filme, que por sinal é muito bom, apesar do final triste. Ja vou procurar pelo livro, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é complicado essa história por ter um fim tão terrível, mas é uma história linda, eu me afeiçoei a ela ainda mais depois de ler o livro!

      Excluir
  6. Eu não li o livro,mas assistir o filme e foi muito emocionante,lembro que fiquei um bom tempo refletindo sobre a história.

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço o livro e o filme, mas não consegui ler ou assistir. Eu tenho uma dificuldade tremenda de ler/assistir histórias que se passam na guerra. Eu fico super deprimida. Mas achei excelente a tua sinopse e até me fez repensar sobre ler o livro. Obrigada por compartilhar tua opinião sobre essa história.

    ResponderExcluir
  8. Eu já li e morri de chorar.
    Com certeza um dos livros mais lindos, vale muito o tempo.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    O livro me parece ser forte e leve ao mesmo tempo por se passar no olhar de uma criança.
    Gostei muito da resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro e também vi o filme e chorei horrores!! :(
    Muito triste...

    ResponderExcluir
  11. Aiii esse livro </3, amo tanto o livro quanto o filme, apesar de o filme não dar todos os detalhes quanto o livro!! Choro toda vez kk

    ResponderExcluir
  12. Assisti o filme e amei!!!
    O livro ainda não li, mas gostei da resenha..

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos melhores livros do mundo e um dos meus favoritos da vida! Foi por causa desse livro e do Diário de Anne Frank que eu me interessei pela leitura. Amei a resenha e espero que o mundo inteiro Leia esse livro. Beijos 💋

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel, tudo bem?

    Eu sou louca para ler esse livro, pois tenho um grande fascínio por obras que retratem a Segunda Guerra Mundial e que são capazes de tocar nosso coração. Eu apenas assisti o filme e gostei bastante, me emocionando em algumas partes, então imagino que com o livro a emoção vá ser duplicada. Bela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oiiie,
    Eu assisti o filme já o livro eu não li, mas no filme eu fiquei emocionada demais, se eu tivesse oportunidade de ler o livro eu tentaria ler.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Tem livro mais lindo e triste que esse? Amo forte essa história, um dos primeiros que li e me destruiu por inteiro!
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Já assisti o filme mas ainda não li o livro. Pelo enredo a história parece ser bem triste. O final me deu um nó na garganta =/ Vou procurar ler o livro também e fazer comparação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Acredita que eu ainda não assisti e nem li o livro mas ambos já estão na minha lista para esse ano. Sempre que leio alguma resenha dele fico super ansiosa para começar a ler logo :)

    ResponderExcluir
  19. Olá! Tudo bom?
    Nunca li o livro, mas vi o filme e para ser sincera não li depois disso porque não posso nem lembrar da narrativa que já quero chorar, gente porque aquele final?!
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  20. já tinha ouvido falar dele , mas nunca tinha visto uma resenha sobre ele e gostei bastante da sua.

    ResponderExcluir