[Resenha] O Oceano no fim do caminho - Neil Gaiman



Olá, meus queridos, como vocês estão??


Hoje vim trazer para vocês a resenha de um autor que eu estava há muito tempo querendo conhecer, e mesmo que muitas pessoas digam que esse livro não é uma boa porta de entrada, eu quis arriscar mesmo assim, e devo dizer, que não me arrependo!


Nota: 


Sinopse:
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.



Esse livro conta a história de um homem que, saindo da cerimônia de um falecido e com um tempo para matar, pega o carro e dirige sem rumo, até perceber que ele sem querer voltou para a sua antiga casa, que agora não existe mais porque foi demolida. Ele continua pela estrada e chega ao final dela, encontrando a fazenda onde ele se lembrava morar uma amiga de infância dele. Ele é recebido por uma senhora, e depois de uma breve conversa ela lhe diz que ele pode ir ao lago atrás da propriedade.

Ele chega ao lago, senta-se no banco perto dele, e começa a se lembrar de alguns acontecimentos da sua infância até então escondidos em sua mente. Ele então nos faz voltar no tempo, na época em que ele tinha sete anos. Após o inquilino de seus pais, o minerador de opala ter sido encontrado morto no fim da estrada, aparentemente tendo cometido suicídio ele conhece Lettie Hempstock, uma garotinha de 11 anos. E então começam a acontecer coisas estranhas na sua vida, desde que ele conhece as mulheres Hempstock. Coisas fantásticas, mas também assustadoras.



"Eu adorava mitos. Não eram histórias para adultos a não eram história para crianças. Eram melhores que isso. Simplesmente eram." - pág 66



História:
A história foi boa, uma fantasia sombria, que tinha como personagem principal um garotinho de sete anos. Confesso que ela ficou fantástica exatamente por ser uma criança narrando. Você as vezes fica se perguntando se tudo pelo que ele está passando aconteceu mesmo, ou ele apenas estava fantasiando, em algumas passagens do livro onde aparece mais evidentemente o realismo mágico, mas para mim, a maior parte aconteceu. Eu estava imersa em meio a uma fantasia. Ele trata de alguns temas como relacionamento dos pais, sobre como uma criança pode lidar com o mundo de um jeito que só elas conseguem. Neil Gaiman disse que esse era para ser um conto, mas que começou a se sentir sozinho sem a esposa, e começou a se lembrar da infância, e acabou virando esse livro inesperado. Preciso dizer que se isso foi baseado na infância dele... não foi fácil einh!
Apenas uma coisa que me incomodou um pouco, foi o final. Eu senti que faltava um pouco mais nele... talvez mais nós amarrados, talvez um outro desfecho? Acho que foi o segundo livro desse ano que senti falta desse final um pouco mais amarrado, provavelmente porque eu estou acostumada a não ver tantas pontas soltas.


"[...] Queria aquele ontem de volta, e queria isso com todo o meu ser." - pág 124

Personagens:
O personagem principal, a primeira coisa que eu notei, depois de dar uma olhada, é que ele não foi chamado pelo nome (talvez exceto por uma vez, pelo pai.), e depois de ter comentado isso com uma amiga minha, eu percebi que realmente, não fez diferença. E não me impediu de acompanhá-lo por esse lugar fantástico que muitas vezes se tornava um pesadelo para ele. Achei os personagens fortes, especialmente as três Hempstock. Eu provavelmente ficava maravilhada com essas três mulheres da mesma forma que o garoto a cada coisa nova que elas mostravam. Fiquei sabendo que elas aparecem em outras obras dele, e estou super ansiosa para encontrá-las de novo. A Úrsula, sua governanta que não era humana, é terrível, e com certeza um terror para a maioria das crianças, ter uma governanta que te maltrata, e vira sua família contra você. Que horror!!




"[...] Não importava, naquele momento, o fato de ela ser cada monstro, cada bruxa, cada pesadelo personificado. Ela era adulta, e, quando os adultos entram em guerra com as crianças, eles sempre vencem." - pág 102

Universo/Mundo:
Nesse livro, a realidade e a fantasia se misturam. Lettie Hempstock mostra para nosso herói uma outra realidade, onde o céu é laranja, e existem criaturas diferentes ali. Entretanto não tenho muito o que dizer dele, já que ele é visitado apenas de relance, e o resto se passa em nosso mundo, com alguns toque de fantasia. E esses toque são fantásticos, como a lua cheia no fundo da casa das Hampstock, ou o seu lago/oceano. Mesmo não sendo propriamente uma fantasia, eu amei!!


"Eu sabia que adultos não deveriam chorar. Eles não tinham mães que os consolassem." - pág 141

Diagramação:
Gente, eu sou muito chata com os livros que eu adquiro, então raramente vocês vão me ouvir falar mal dele hahaha. Esse livro é lindo, com folhas amareladas, capa maravilhosa e a foto de trás do próprio Neil Gaiman deixou essa edição perfeita! A fonte é boa de ler, o livro é fino e mal vai fazer peso nas suas coisas, tenho certeza!





"Esse era o vazio. Não a escuridão, não o nada. Isso era o que havia por baixo da cortina transparente e tenuamente pintada da realidade." - pág 177

Considerações Finais:
Tirando a parte do final em si, esse livro é maravilhoso! Confesso que eu estava com medo de ler, porque parece que muitas pessoas não gostam desse livro. Mas valeu muito a pena deixar esse medo de lado e comprar. Foi a primeira obra do Neil Gaiman, e eu com certeza irei ler outras. Provavelmente nem todos irão gostar desse tipo de livro, mas eu recomendo e muito! Ele é sombrio, fantástico, e muito, muito poético. Estou gostando muito de ler histórias aos olhos de uma criança.


"- Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho." - pág130


Eu estou testando uma forma nova de fazer resenha, onde eu separo ela por tópicos. Assim acho que fica mais fácil que eu pegue nos pontos que importam para mim no livro, e não fica tão repetitivo para vocês, eu imagino.

Falem pra mim o que vocês acharam, é muito importante saber a opinião de vocês!

Até a próxima e tenham ótimas leituras!!






Um comentário