[Leitor Curioso] Curiosidades Clarice Lispector


Olá queridos leitores, como vão vocês?! Todo mês é dia de saber um pouco mais sobre algum autor, e em comemoração ao aniversário dessa escritora maravilhosa, vamos fazer um espacial nacional, da nossa querida Clarice. Separamos aqui algumas curiosidades sobre ela, e quando fui pesquisar, eu mais uma vez vi o quanto ela foi incrível!!


Créditos na imagem


1 - Nome de nascença!

Seu nome verdadeiro era Haia Pinkhasovna Lispector. Recebeu o nome de Clarice ao se mudar para o Brasil, ainda muito pequena.

2- Poliglota!

Além do íidiche (língua falada em casa, pois ela nasceu na Ucrânia) e do português, Clarice falava inglês e francês. Incrível, né?!

3- Tradutora

Além de escrever, Clarice trabalhou como tradutora para a então editora Artenova. Traduziu autores como Agatha Christie, Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e Anne Rice.

4 - Filhos Internacionais

O primeiro filho nasceu na Suíça e o segundo, nos Estados Unidos.

5- Após a morte...

Ao morrer, ela foi enterrada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro. Sempre quis ser sepultada no Cemitério João Batista, mas o corpo foi recusado por ela ser judia, fala sério né gente.

Imagem retirada do Google

6 - O mais famoso

Seu romance mais famoso talvez seja A hora da estrela, o último publicado antes de sua morte. Este livro narra a vida de Macabéa, uma nordestina criada no estado de Alagoas que migra para o Rio de Janeiro, e vai morar em uma pensão, tendo sua rotina descrita por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M.

7 - Incêndio!

Em setembro de 1967, Clarice tentou apagar com as mãos um incêndio em seu quarto - este que se iniciou porque ela deixou o cigarro aceso e dormiu -  e ficou muito ferida. Passou três dias no hospital, entre a vida e a morte e como consequência disso, sua mão direita perdeu um pouco de sua mobilidade.

8 - Homenagem Internacional

No aniversário de Clarice (10 de dezembro), em 2002, a Embaixada do Brasil na Ucrânia e a Prefeitura de Tchetchelnik se associaram em homenagem à memória da escritora, inaugurando uma placa com dados biográficos gravados em russo e em português, que foi colocada na entrada da sede da administração municipal.

9 - Kafka Latino-americano

Em um artigo publicado no jornal “The New York Times”, no dia 11/03/2005, a escritora foi descrita como o equivalente de Kafka na literatura latino-americana. A afirmação foi feita por Gregory Rabassa, tradutor para o inglês de Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e de Clarice.

10 - Trabalho Voluntário

Na segunda guerra mundia, Clarice se voluntariou para trabalhar junto ao Corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira na Itália.


Espero que tenham gostado das curiosidades, se gostam desse tipo de postagem, comenta aqui com a gente, e aproveita e fala de que autor você gostaria de saber mais sobre!

Até a próxima, e tenham ótimas leituras!



2 comentários

  1. olá , tudo bem ? Sempre fui leitora dos textos de Clarice Lispector, mais não sabia muito sobre essa mulher incrivel , fiquei muito grata com o post . Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Os textos dela são maravilhosos né? Que bom que você gostou, é sempre legal saber mais sobre os autores que lemos né? Beijos!

      Excluir