[Resenha] Todos os Contos - Clarice Lispector


Olá queridos, como vocês estão?! Hoje viemos trazer a resenha de uma autora muito especial. Sendo assim, resolvemos deixar a resenha especial também. Minha querida mãe, que também ama livros assim como eu, concordou em falar um pouco para a gente o que ela achou dessa edição com todos os contos da Clarice, lançada pela Editora Rocco. Espero que vocês gostem!



"Não era mais uma menina com seu livro, era uma mulher com seu amante."
 Felicidade Clandestina, in Clarice Lispector Todos os Contos, Ed. Rocco, 2016

Clarice Lispector é a autora deste mês, e a convite da equipe do "Conta-se um Livro", passamos para vocês um livro essencial  de uma escritora impar, que só bem depois de sua morte em 09/12/1977, um dia antes de completar 57 anos, foi realmente reconhecida como uma das mais importantes do século XX. Não é pouca coisa para uma autora

A grande maioria conhece Clarice Lispector através de "A paixão segundo G.H." e "A Hora da Estrela", seu ultimo romance ; porém são os contos onde ela mostra sua excelência criativa no texto, mágica até. E "Clarice Lispector Todos os Contos", um dos Melhores Livros e uma das Melhores Capas de 2015 pelo " The New York Times" é o livro ideal para conhecer a autora.



Em "Clarice Lispector Todos os Contos ", com prefácio e organização de Benjamin Moser, autor também de "Clarice, uma biografia", o leitor terá em mãos todos os contos reunidos em um único volume: seus textos, elegantes como ela foi em vida, possuem um olhar feminino sem pieguice, feminista sem extremismo, de ritmo envolvente; situações e personagens do cotidiano que em outras mãos poderiam até serem descritas de forma banal, através do seu profundo conhecimento do recursos gramaticais e do texto elegante, nos transportam, nos levam a viver de fato o texto e saboreá-lo!

Ao ler Clarice Lispector você descobre uma autora que sabe quebrar as regras da língua portuguesa para dar cor,vida e intensidade à quem lê suas cronicas, proeza que só um profundo conhecedor das letras pode fazer. Uma feiticeira das palavras.




Para conhecer um pouco de Clarice: nasceu em 10/12/1920, numa família judaica da Ucrânia, que emigrou para o Brasil em 1922. Seu pai, de ideias liberais, proporcionou com grande sacrifício uma vida culta a Clarice, algo não muito comum às mulheres de seu tempo no Brasil.

Formada em Direito, casou-se com um diplomata e teve 2 filhos, viveu 16 anos no exterior acompanhando o marido, retornou separada em 1959; trabalhou no Jornal do Brasil como cronista, e integrou o Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro.

Ela iniciou-se como escritora aos 13 anos, e aos 23 publicou seu primeiro livro, "Perto do Coração Selvagem", em 1943 que recebeu o  o premio Graça Aranha,  momento da literatura nacional onde predominavam autores como Graciliano Ramos e Jorge Amado e seus textos de  forte tom realista.




Recomendo a leitura de textos deliciosos como "Uma galinha", para reflexão como "Obssessão",  a dura realidade  em "Feliz Aniversário", ou mesmo "Felicidade Clandestina", onde narra a paixão de uma adolescente por...livros!

O livro, de 655 páginas contém todos os contos publicados, apêndice e nota bibliográfica. Eis uma excelente sugestão para presente de Natal!

Ah, para os interessados, recomendo fortemente ler também "Clarice, uma biografia", de Benjamin Moser, norte americano, profundo estudioso e apaixonado pela autora, também ótima opção de presente de Natal.




'Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que voce não conhece como eu mergulhei. Nao se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento"

Clarice Lispector

Gratidão pela oportunidade, e até!

Wanda








2 comentários

  1. Gosto muito dos livros da Clarice! Além desse livro de contos em 2018 vou ler duas biografias dela. Parabéns, pela resenha está apaixonante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! O único que eu li dela foi a hora da estrela, e na escola, mas vou tomar vergonha na cara e ler alguns contos dela. Nossa a biografia dela dever ser ótima!
      Obrigada pela visita!!

      Excluir