[Resenha] Como eu era antes de você - Jojo Moyes



Olá queridooos, como vocês estão?! Hoje tem resenha daquele livro super famoso, emocionante e engraçado, de uma autora que muitos amam. Vim falar o que eu achei do livro Como eu era antes de você, da Jojo Moyes.




 Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Gênero: Romance
Número de págs: 320

Resumo

Louisa Clark tem 26 anos e acabou de perder seu emprego, o que a deixa sem rumo já que ela já havia se acomodado à rotina e não tinha ambição por algo mais do que a vida que levava. Em busca de um novo emprego, ela acaba sendo contratada pelos Trainors, uma família rica que precisava de um cuidador para o filho que sofreu um acidente e agora é tetraplégico, Will.

Arrogante, amargurado, sarcástico e sem humor, Will que adorava a vida que levava antes do acidente agora já não vê mais sentido ou graça em estar vivo e preso àquela cadeira de rodas, precisando de alguém para ajuda-lo a fazer qualquer coisa, por mais simples que seja. Lou sente-se no pior emprego do mundo, sendo tratada tão mal pelo "paciente"que não faz a menor questão de ser educado.



"Ele arregalou os olhos. Por um instante, pensei que eu realmente tivesse estragado tudo. Mas um mínimo lampejo de sorriso passou pelo rosto dele" - pág 51

Durante a convivência dos dois, eles vão aos poucos se conhecendo melhor e vendo um no outro como a vida pode ainda te surpreender, e que para mudar é preciso ter força e coragem para seguir em frente em busca do que você quer.


O que eu achei

Confesso que eu deixei esse livro parado na estante por exatamente um ano inteirinho. Ele mudou pra lá e pra cá, eu fiquei encarando ele por vários minutos pensando se pegava ele para ler, mas nunca aconteceu até esse ano. Esse foi o primeiro livro da Jojo Moyes que eu peguei para ler, e estava com um medo muito grande de não gostar do livro, já que eu tinha gostado do filme. 



"Existem horas normais e hora inúteis, nas quais o tempo para e escorre a vida(...)" - pág 77
Foi um romance que a princípio não foi muito empolgante, mas assim que eles começam a interagir melhor, a leitura foi bastante fluída. A forma como foi surgindo aos poucos, com cada conversa e o convívio criando o afeto. É algo que eu gosto de ver, e ir aos poucos me apaixonando junto com eles. É uma história muito emocionante, porque muda a vida dos personagens, especialmente da Louisa de uma forma muito forte e impactante. Alguém que não tinha ambições de sair do local onde estava, de repente ter a porta do mundo aberta e se encantar, e ver que pode ser muito mais do que é agora.

Os personagens são muito bem trabalhados, com suas crenças e opiniões muito bem posicionadas. Consegui sentir a profundidade que não conseguiram inserir no filme na Lou, e que ela não era aquela pessoa alegrinha e boba que senti ao assistir. Mais camadas foram adicionadas à ela, com seus conflitos, seus incômodos, seus problemas de relacionamento com a família, mas também com a sua disposição para sempre seguir em frente, não importa o desafio.



"Ela parecia um pouco diferente. O que era estranho. Só algumas semanas longe de casa podiam acabar com a familiaridade de alguém. Parecia que ela estava prestes a se tornar uma pessoa que eu não conhecia direito. Foi um pouco estranho, como se eu estivesse ficado para trás." - pág 170

Will também é um personagem que você sente muita empatia. Só de pensar em estar no lugar, faz com que eu me sinta muito mal, imaginando se eu estaria como ele, observando o mundo com lentes monocromáticas. Ter o mundo na mão e, de repente se ver sem nada do que conquistou foi uma queda muito grande. São dois personagens que não tem nada de parecido, e que se encontraram por um acaso do destino, mas que fez uma diferença imensurável em suas vidas.

Apesar de já saber o final, ainda consegui me surpreender com algumas coisas e entrar na história quase como se fosse a primeira vez. Me emocionei muito junto aos personagens, me alegrei com suas vitórias, me angustiei com as coisas ruins que aconteciam, chorei quando entravam em situações difíceis, a autora conseguiu dar uma vida surreal aos seus personagens.


"- Então eu vou dizer uma coisa boa - anunciou ele, e esperou, como se quisesse ter certeza de que tinha minha atenção. - Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é." - pág 221

A escrita da Jojo Moyes é muito leve e impessoal, tudo contado em primeira pessoa aos olhos de Lou, embora alguns capítulos tenham o ponto de vista de outros personagens, o que foi muito importante para a composição da história. Sobre a diagramação, está maravilhosa. A Intrínseca fez um trabalho lindo, com a capa em tons suaves, apenas com a silhueta da personagem, folhas amareladas e a fonte bem espaçada.



"(...) Observei minha irmã enquanto andávamos, vendo suas costas bronzeadas na blusa de frente única, os ombros caídos, e concluí que, mesmo se ela ainda não tivesse notado, tudo tinha mudado para ela. Ela não poderia ficar ali agora, não importava o que acontecesse com Will Traynor. Estava com um jeito, um jeito novo de conhecimento, de coisas vistas, lugares em que esteve. Finalmente, minha irmã tinha novos horizontes." - pág 294


Esse é o primeiro livro de uma trilogia. Depois de você e Ainda sou eu são as respectivas continuações, sendo a última lançada esse ano pela editora.

Para quem ainda não sabe, esse livro já foi adaptado para as telonas, e vou deixar o trailer aqui caso vocês queiram saber mais sobre!




Conclusão

Esse livro vai te fazer sorrir, chorar, rir, se angustiar e pensar. Foi um romance que eu gostei muito de ter lido, com um relacionamento sendo construindo, se desenvolvendo, e te envolvendo junto. Ele te mostra muitas lições de vida, especialmente a de que você não deve se acomodar ao que te oferecem, e que você deve sempre buscar mais, afinal, você está vivo, não é mesmo?! Eu recomendo muito essa história de amor, mas vá preparado com uma caixinha de lenços!



Links para compra:

Até a próxima e tenham ótimas leituras!

33 comentários

  1. Oi Raquel,

    Eu li esse livro há algum tempo e lembro que demorei um pouco a pegar o ritmo da leitura (até achei que deixaria o livro de lado sem terminar), mas depois que a história evoluiu eu me apeguei aos personagens e o desfecho foi bastante impactante pra mim. Tanto que eu nunca tive vontade de ler a sequencia da trilogia, por mim finalizou no primeiro livro.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?! Então você teve a mesma experiência que eu, praticamente haha. Eu estava quase desistindo, com uma dó porque eu já tinha assistido ao filme e gostado da história!! Estou pensando ainda se vou continuar essa história ou se paro por ai mesmo.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá Raquel, tudo bem?
    Eu li esse livro em 2016 bem antes dele ficar conhecido e virar filme, lembro que chorei muito e não consegui parar de ler, lia o dia inteiro, fiquei viciada nele..kkk
    Achei o final muito triste, mas necessário e não gostei que virou trilogia, achei super desnecessário ela fazer uma continuação tão ruim para um livro incrível como esse.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! Eu tinha visto a hype dele antes do filme, mas como eu não era muito ligada a romances nem quis ler kkkk. Porém depois do filme tive mais interesse, e demorei tudo isso pra finalmente ler hehe. Mas não me arrependo, gostei bastante dele! Fico até com medo da continuação, na verdade

      Excluir
  3. Esse foi o livro da autora que eu mais gostei ai empolgada busquei outras obras dela e me decepcionei (pena né!?)

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena Karol! Esse também é meu primeiro livro dela, mas ainda não sei se vou procurar por outros títulos...

      Excluir
  4. Ola
    Esse foi o unico livro dela que li inteiro, tenho aqui o Depois de Você e A Ultima carta de amor que estão parados por não conseguir ir adiante.
    Por mim esse livro não teria continuação , massss.
    Comprei o meu exemplar com uma menina que estava desapagando, gostei da leitura, mas os outros não sei se vou terminar a leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Esse foi meu primeiro livro da autora, mas não sei se ainda vou procurar outros títulos. Talvez eu tente ler a continuação por já ter em casa, mas não sei não haha.

      Excluir
  5. Eu li esse livro e gostei muito, agora quero terminar a trilogia. Estou louca para assistir ao filme, sei que vou chorar horrores no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, já prepara os lencinhos, porque cairam umas lágrimas quando vi o filme einh kkkk. A gente pensa que já está preparada porque já sabe o que acontece mas sempre acabamos emocionadas né? Pelo menos eu sempre acabo chorando haha

      Excluir
  6. olá, flor... eu tentei ler maas nao fui muito além de umas poucas páginaas... o filme funcionou melhor comigo, acho que pela interpretação de Clarke, pq amo essa mulher <3
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Poxa, você sabe que eu gostei muito do filme também, mas ver ela no filme e depois conhecer ela no livro me fez pensar que pareciam personagens totalmente diferentes! Acho que por acrescentar mais profundidade acabei gostando mais do livro, mas amo o filme também.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu li esse livro sem muitas expectativas, confesso. Eu já sabia o final e julguei muito antes de ler. Porém, quando eu li foi como se tivesse levado uns tapas na cara, porque acabei me apaixonando pela história.
    Concordo com você que no livro conseguiram dar mais profundidade para a Lou, apesar de ter gostado da personagem no filme também. Aliás, de um modo geral, achei o livro bem mais completo e emocionante.
    Adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura e do filme.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você sabe que eu acabei fazendo a mesma coisa? Fui já imaginando que não seria tão empolgante por já ter visto o filme, mas foi totalmente o contrário. E concordo, apesar de não ter passado tudo o que senti no livro, a personagem no filme é um amor, muito vívida.

      Excluir
  8. Oi, Raquel! Eu li esse livro ano passado e achei o máximo! O filme é bem legal, mas é difícil superar todo o sentimento que o livro passou, te entendo. Ainda não li as continuações, não sei se vale tanto a pena...
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy! Com certeza, são duas mídias diferentes, e acho que pontos diferentes acabaram ressaltando em cada um deles. Até acabaram se complementando! Pois é, eu estou nesse dilema também, ainda não decidi se vou continuar.

      Excluir
  9. Olá, ótima a sua resenha. Que bom que mesmo já tendo visto o filme, o livro conseguiu te tocar. Eu já li ele há alguns anos e achei o enredo super interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada! Sim, o enredo é muito legal, e foge dos romances convencionais, pelo menos quando foi lançado

      Excluir
  10. Apesar de ainda não ter conseguido ler as continuações, lembro que quando li este livro chorei demais. E quando vi o filme chorei mais hahaha. Ele é lindo demais <3

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha esse livro é muito emocionante, né?! O filme também, a história em si acaba te tocando... ainda não peguei a continuação para ler também!

      Excluir
  11. Olá!
    Eu sou apaixonada pela Jojo. Apesar de achar que não tinha a menor necessidade da continuação dessa história, todos os livros me emocionam de diferentes formas.
    A história de Will é linda e triste, sobretudo nos leva a muitas reflexões.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ah, que legal, eu conheço só esse, mas gostaria de saber alguma indicação dos livros dela. Eu escuto muito falar que não precisava de uma continuação. E concordo com você, é uma história que nos leva principalmente a refletir sobre várias coisas

      Excluir
  12. Ahhh socorrro, não estou preparada para a caixinha de lenços, mas esse livro está na minha estante a dois mil anos também hahaha Eu levei spoiler da história sem ler o livro, nem ver o filme porque a pessoa não gosta de filmes e leitura então ela foi falando sem perguntar, quase matei ela depois hahahaha No entanto, acho que vou sentir um impacto causado pela história como você relatou. Fiquei ansiosa!

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha menina pega ele pra ler logo, te garanto que vale a pena! Nossa, eu também mataria a pessoa, como assim chegar falando uns spoilers sem saber se a gente quer saber, né?!

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Amo o livro e amo Jojo! Li este livro final de 2013 e no final do ano passado li o segundo e na semana passada li o terceiro! Amei o desfecho, não curti muito o segundo livro, o terceiro demorou para engrenar, mas o final é digno de filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal, você já leu os três! Eu ainda não tive coragem de pegar o segundo, estou com medo de acabar estragando o primeiro livro... mas não custa nada tentar né?!

      Excluir
  14. Olá, tudo bem Raquel?

    Você acredita que eu nunca li os livros da Jojo? Quero ler os livros dela já tem algum tempo, essa vontade começou justamente após eu ler inúmeras resenhas positivas sobre esse livro algum tempo atrás. O filme eu já assisti e gostei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu estava como você, esse é o primeiro livro da Jojo que eu li, e gostei muito! Espero que acabe gostando também, o livro te trás muitas coisas que o filme não conseguiu me passar, e foi muito legal.

      Excluir
  15. Quando a autora veio ao Brasil, eu estava lendo o livro e amando, até que descobri o final porque um imbecil veio me dar o spoiler... Ao contrário do que aconteceu com você, isso estragou a leitura pra mim, não consegui terminar o livro e não sei se um dia vou conseguir. É uma pena pra mim que tenha tanto problema com spoiler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ju, mas que chato! Realmente spoiler é terrível, especialmente quando estraga a leitura da pessoa! Acaba até perdendo o charme da história, como você disse. Mas espero que se um dia você voltar a lê-lo, termine ele emocionada como eu!

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? É o único livro da autora que li, e me apaixonei por ele hahaha Li na época que estava iminente a sair em filme, e me esquivava demais dos spoilers, por isso ao chegar no final me debulhei em lágrimas. Acho que foi um fim digno, e por isso não me animou a ler as continuações. Acredita que até hoje não vi o filme?! Espero mudar isso em breve. Adorei a resenha <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Um livro que fez um sucesso absurdo e eu ainda não li. Gostei de ler mais uma resenha positiva.

    ResponderExcluir
  18. Ficar encarando livros na estante é comigo mesmo, o livro que estou lendo agora ficou anos aguardando sua vez. Mas o importante é ler, não importa quando! Bjks

    ResponderExcluir