[Resenha] Sob o manto da noite - Igor Feijó



Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Hoje tem mais uma resenha de nacional, e dessa vez sobre vampiros! Fazia tempo que eu não lia alguma coisa sobre esses seres da noite que sempre me encantaram! Se vocês são apaixonados por vampiros, assim como eu, comenta aqui e me indiquem livros que falem sobre eles, eu estou sempre a procura de novas histórias!





Sob o manto da noite
Autor: I. S. Feijó
Editora: Independente
Ano: 2018
Gênero: Fantasia
Número de págs: 182
*ebook cedido pelo autor

Resumo

Amanda é uma adolescente que está naquela fase difícil da vida onde ficamos perdidos, sem saber exatamente o que fazer e o que querer da vida. Durante uma das reuniões com seus amigos na floresta, barulhos estranhos começam a ronda-los em meio à chuva, e ela perde a consciência. Quando acorda, é em um novo mundo até então desconhecido: o das crias da noite.

Enquanto isso, Isabel, a representante do Corte das rosas, um dos vários clãs existentes e o que comanda a cidade em que mora. O cargo foi deixado por sua predecessora, sem que ela realmente quisesse, mas cumpre sua função para honrar sua morte. Assim que descobre sobre o nascimento de mais uma cria sem a devida permissão, ela precisa tomar as medidas necessárias para punir os responsáveis de acordo com as leis.
" - Muitas coisas existem, só não estão perambulando por aí para serem vistas.(...)" - pág 24
Em meio a intrigas políticas do submundo, ameaças veladas e jogos de poder, elas precisam fazer suas escolhas para sobreviverem dentro de uma sociedade onde ninguém é confiável. Será que elas vão conseguir?


O que eu achei

Meu primeiro contato com vampiros dentro da literatura foi uma porta se abrindo para um universo rico e extremamente interessante, eu em sua maioria eu gosto muito de ler sobre esses mortos vivos que são retratados de tantas formas e permeiam a nossa imaginação. Sob o manto da noite me fez lembrar o quanto eu gosto dessa temática.

" - Não confio em alguém que não possa ver o rosto - Isabel parecia falar mais para si do que para Amanda. (...)" - pág 70

No livro, Igor nos apresenta a uma sociedade que me lembrou muito Vampiro - A máscara (é um jogo de RPG muito bem detalhado!). As crias da noite caminham entre nós e são bastante influentes dentro da nossa sociedade, mas sem chamar muita atenção. Eles zelam pelo lugar em que moram, e criam regras rígidas para que a convivência com os humanos possa ser feita sem levantar suspeitas de sua raça. E uma das principais regras acaba de ser quebrada quando, além de atacar quatro estudantes, surge uma nova cria, Amanda.

Os vampiros também são separados por Cortes, cada um com a sua Naturalidade, ou seja, uma característica específica. A nova cria é do Corte das Rosas, que pode manipular as emoções humanas como Naturalidade, e é o clã da líder da cidade, Isabel. Quebrar uma das regras implica em punição severa que, na maioria das vezes, é a morte. Eu achei muito legal essa estrutura, mas gostaria de ter visto um pouco mais sobre ela, eu me senti um pouco perdida sem a devida explicação.

"(...) - E lembre-se, nunca devemos deixar de temer algo, é o medo que nos lembra de ter coragem." - pág 86

Gostei bastante das personagens principais (para mim são duas, a Amanda e a Isabel), elas estão em em uma posição contra a vontade, mas ao invés de se lamentarem, elas decidem olhar para a frente e fazer o melhor com o que possuem agora, com a cabeça erguida.

A história é bem ágil, cheia de ação e me senti em um jogo de xadrez enorme, onde cada membro tentava conseguir o que queria sem se importar com as consequências. Achei os personagens muito fortes, mas gostaria que tivessem sido mais trabalhados, senti que ficaram um pouco rasos.

A escrita também é dinâmica e corrida, Igor escreve de um jeito que quando você vai ver, já acabou haha. Esse livro faz parte de uma coletânea de 6 livros de uma série chamada "Nas sombras da cidade".

"(...) Tudo que é fácil deve gerar desconfiança, precisamos lutar contra o que nos fere e seguir em frente. Só assim talvez tenhamos paz, se é que isso existe." - pág 164

Conclusão

Foi um livro muito gostoso de ler, apesar de eu sentir confusão em alguns momentos, mas talvez explicar não tenha sido mesmo a intenção. Eu sinceramente acho que esse livro poderia ser maior, ou ter uma continuação (especialmente pelo modo que terminou). Eu recomendo muito se vocês, assim como eu, são apaixonados pelo universo desses mortos-vivos sedutores e aterrorizantes.




Link de compra:


Até a próxima e tenham ótimas leituras!


14 comentários

  1. Olá
    Que bom que esse livro te cativou e abriu portas para mais livros do gênero, eu não conhecia essa obra e me chamou muito atenção me lembrou um livro que eu gosto muito. Espero poder lê-lo em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, eu sempre gostei de livros sobre vampiros, mas fazia um bom tempo que eu não pegava um que me interessasse, hehe. Eu gosto de ver mais sobre as tramas políticas deles do que eles envolvidos em romances. Tomara que você goste também do livro!

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a resenha! Que capa linda desse livro...Eu adoro livros com essa temática. Estou lendo agora As Crônicas de Marcus, que é sobre vampiros também, estou adorando.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou!! E realmente a capa é lindona. Sério que é sobre vampiros?! Vou dar uma pesquisada, obrigada pela dica!

      Beijos

      Excluir
  3. Uauuu a capa desse livro é bem maravilhosa! Mas, confesso ter um pouco de dificuldade com essa temática, no entanto adoro me desafiar e tentar livros que não tenho o hábito de ler, peguei a dica, Raquel!

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda demais né Yana?! haha poxa, sério?! Que pena, eu gosto bastante da temática! Quem sabe você não leia mais para a frente e acabe gostando, né?

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Nossa, a capa já me conquistou logo de cara, é linda! Não conhecia o livro ainda, mas depois de ler tua resenha fiquei bem curiosa pra ler a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Tudo ótimo, e você?
      A capa ta incrível mesmo haha. Que bom, fico feliz que você tenha ficado interessada, muito obrigada por ler!

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Raquel, não conhecia o livro, e gostei do que você falou sobre ele, ainda mais pela pegada ágil e cheia de ação. Vou anotar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose! Que bom que você gostou, ele é realmente cheio de ação, dá até falta de ar as vezes haha

      Beijos

      Excluir
  6. Acho que seria um livro que eu gostaria de ler bastante, tive minha fase vampiresca a algum tempo atrás, porém, ainda adoro esse tipo de narrativa. Sempre é envolvente e nos prende de um jeito incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha fase começou á um tempão, mas mesmo não estando mais com taanta vontade de ler, pegar de vez em quando ainda me deixa feliz. Gosto muito dessa temática, haha.

      Beijos!

      Excluir
  7. Não entendi... Ele faz parte de uma coletânea, mas os outros não são continuações dele? De qualquer maneira, nao curto muito o tema vampiros, e como tem esses problemas de falta de explicação sobre a estrutura e personagens rasos não fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    não conhecia o livro mas bom saber que vale a pena., não é um gênero que eu esteja acostumada mas bem interessante o enredo e sua resenha, curti

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir