[Leitor Curioso] 8 Curiosidades sobre Willian Shakespeare


Olá queridos como estão? Hoje é dia do poeta dramaturgo que todo mundo conhece ou já ouviu falar, Willian Shakespeare é conhecido até hoje como o maior escritor do idioma inglesa e mais influente dramaturgo do mundo.

A história Do nosso Willian é cheia de obras magnificas, algumas disputas pela autoria de peças e polemica quanto sua identidade. Se ficou curioso para saber mais um pouquinho sobre a vida dessa figura tão conhecida, vem ler algumas curiosidades que separamos neste post!  

Foi nas peças de Shakespeare que uma série de termos coloquiais apareceram de forma escrita.

Reza a lenda que a língua inglesa teve mais influencia de Shakespeare do que de qualquer outro escritor na história. Willian popularizou termos e frases que eram usados no dia a dia além de levar o crédito por ter inventado nomes próprios como Olivia, Miranda, Jessica e Cordelia.

As maravilhas de Shakespeare no dicionário

A influencia de Shakespeare na língua inglesa foi tão grande que ainda hoje são usadas algumas palavras. O Oxford English Dictionary, concedeu a Shakespeare mais ou menos 3000 palavras inglesas que são usadas atualmente.

Só perde para a Bíblia

Shakespeare é o autor mais citado em todo o mundo desde sempre. Ele só fica atrás do Livro Sagrado.

Talvez não tenha sido o criador de Romeu e Julieta - não o único.

O grego Xenofote, o britânico William Paynter e o italiano Luigi do Porto teriam sido criadores de histórias com enredo muito parecido. Contudo, afirma-se ter ocorrido um drama real na cidade de Veron (Itália), o que pode ter sido uma inspiração para os mesmos.

Acredita-se que Shakespeare era uma fraude

Como é possível que um plebeu provinciano tenha se tornado um dos escritores mais prolíficos, mundanos e eloquentes da história? Até mesmo no início da carreira, Shakespeare contava histórias que exibiam conhecimento profundo sobre assuntos internacionais, capitais europeias e história, assim como familiaridade com a corte real e a alta sociedade. Por essa razão, alguns teóricos sugeriram que um ou vários autores que queriam esconder sua verdadeira identidade usaram a pessoa de William Shakespeare como fachada. Os candidatos incluem Edward de Vere, Francis Bacon, Christopher Marlowe e Mary Sidney Herbert. A maioria dos estudiosos e historiadores da literatura continuam céticos com relação a essa hipótese, embora muitos suspeitem que Shakespeare, às vezes, tenham colaborado com outros dramaturgos.

O túmulo protegido por uma maldição

Shakespeare morreu em 23 de abril de 1616, com 52 anos – nada mal para uma era na qual a expectativa de vida não passava dos 30 ou 40 anos. Nós podemos nunca saber o que o matou, apesar de um conhecido dele ter escrito que ele ficou doente após uma noite de bebedeira com o amigo Bem Jonson. Apesar de tudo, Shakespeare supostamente tinha meios para escrever o epitáfio de sua tumba, que fica localizada em uma igreja em Stratford.Com a intenção de afastar os numerosos ladrões de sepulturas que infestavam os cemitérios ingleses na época, os versos diziam: “Querido amigo, pelo amor de Jesus reprima-se / de cavar a poeira aqui encerrada. Abençoado seja o homem que poupar estas pedras, / E amaldiçoado seja aquele que mexer meus ossos”. O truque deve ter dado certo, já que os restos mortais de Shakespeare não foram, até hoje, perturbados.

Onde estão os descendentes de Shakespeare?

Mesmo com três filhos, a descendência do autor termina com a morte de sua neta Elisabeth, em 1670.

Shakespeare ou Shakspere?

Algumas assinaturas do autor vem escritas como Shakespeare, Shappere, Shakespe, entre outras, mas não há nenhum registro de William Shakespeare que é como chamamos o autor hoje em dia. Talvez estejamos escrevendo o nome do autor de forma equivocada (eu já faço isso com muita frequência haha).

E é isso queridos, espero que tenham gostado das curiosidades que separamos para vocês, como fontes de busca usamos alguns sites bem legais que vou deixar aqui embaixo caso queiram ler mais curiosidades a respeito desse rapaz Shakespeare.

Um até logo e beijos de luz,

20 comentários

  1. Nossa Ritch, gostei muito dessa postagem. Eu já coloquei Hamlet no meu Kindle com a intenção de conhecer o dramaturgo, mas não li até hoje. E adorei saber as especulações em volta da vida e escrita do Shakespeare hahaha

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yana! Fico muito feliz que tenha gostado.. Eu quero muito ler alguma peça do Shakespeare mas queria a versão física haha Enquanto estava procurando as curiosidades também fiquei bem envolvida nessas especulações!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Saudações literárias, que post incrível! Confesso que sou mega fã de Willian Shakespeare. Gostei que você buscou todos os fatos e curiosidades do autor, está excelente e espero poder ler mas curiosidades de outros autores. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, fico feliz que tenha gostado das curiosidades que trouxemos aqui! Todo mês tentamos trazer curiosidades, sinta-se a vontade para voltar sempre que quiser!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. very interesting dear well i'm here for the first time and maybe I will stay longer!

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  4. Oi Ritchely, parabéns pela postagem. para quem não conhece o autor, foi uma forma rápida de saber algumas curiosidades sobre ele. Eu mesma não sabia sobre o término da descendência dele
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose! Fico feliz que tenha gostado das curiosidades e que o post tenha te trazido informações novas sobre a vida do autor!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Olá!
    ótimas curiosidades rs' eu tenho uma enorme vontade de ler Romeu e Julieta, pretendo comprar esse clássico um dia!
    A escrita do nome é bem curioso né, achei bem engraçado, qual será o certo? Que pena que não possui descendentes, seria muito bacana.
    Adorei as curiosidades, ótimo post!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tahis, fico feliz que tenha gostado das curiosidades, eu também tenho muita vontade de ler esta peça do Shakespeare !
      Sim, por um lado me sinto menos mal pois nunca falo o nome corretamente haha mas é uma pena mesmo não ter descendência x.x

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oi Ritchely,Tudo bem? Parabéns pelO post. Para mim que não conheço o autor, foi ótimo e bem legal conhecer um pouco sobre ele.
    Bjs, https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Fico feliz que você tenha gostado do post e conhecido o autor!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Infelizmente muitas pessoas não conhecem nada ou conhecem pouquíssimo sobre o dramaturgo. Eu o conheci através de Romeu e Julieta quando tivemos que fazer a peça no ginásio e depois disso me interessei em conhecer mais sobre ele e minha peça favorita dele é "Sonho de Uma Noite de Verão".

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Poxa que legal a peça no ginásio, nunca tive a chance de atuar em alguma peça dele mas deve ter sido bem bacana! Tenho curiosidade em conhecer Hamlet !

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Oi Rith!

    Tudo bem? Algumas das curiosidades eu já sabia (da descendência, as hipóteses que questionam a autoria das peças, a questão do vocabulário coloquial e algumas outras) porque estudei Shakespeare na escola e foi lá que ele se tornou um dos meus escritores favoritos. Já li todas as peças (em português e inglês) mais de uma vez (adoro as tragédias ♥️), mas confesso que adorei saber mais sobre ele e seu post ficou incrível! Parabéns!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessie, acho que você é uma grande fã de Shakespeare então pode me indicar as peças que mais gosta pois estou querendo muito me aventurar nos textos dele! Fico feliz que tenha gostado do post <3

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Olá
    meu deus, que post mais intessantissimo. Não sabia sobre as tantas palavras que foram adicionadas ao dicionários. São muitas curiosidades bem loooucas, adorei

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina, fico feliz que tenha gostado das curiosidades!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Olá Ritch, como vai? Faz um tempinho que estou lendo livros clássicos mas, ainda não tive coragem de pegar nenhum livro dele, porque já li tantas resenhas dizendo é complexo e difícil de entender que tenho um "medo literário" que ainda não consegui superar..rs!
    Gostei muito dessas curiosidades, não sabia de nenhuma delas.


    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, tudo bem? Eu também não peguei nenhum livro dele pra ler ainda, mas tenho muito vontade e curiosidade haha.. espero que perca o medo literário de Shakespeare e dê uma chance á alguma das peças!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Curiosidades de Shakespeare!!! afinal, alguém fala algo diferente do que tem em todas as curiosidades??? 10 curiosidades!!! sempre as mesmas, todos os sites que abrimos sempre as mesmas curiosidades.... Não há diferença uma da outra!!! Alguém poderia falar algo diferente, por favor!!!

    ResponderExcluir