[Resenha] Diários de extermínio: A Guardiã - B.R.Peruzzo



Oláá meus queridos, tudo bem com vocês? Já aconteceram coisas estranhas com você? E se de repente você estivesse em um sequestro, mas as pessoas estivessem te dizendo que só querem te ajudar a entender melhor quem você é? É isso e muito mais o que você vai descobrir nessa resenha de Diários de Extermínio: A Guardiã.



Resultado de imagem para diários de extermínio: a guardiã


Diários de Extermínio: A Guardiã
Autor: B.R.Peruzzo
Editora: Skull
Gênero: Fantasia
Número de páginas: 215
Onde Adquirir: Loja Skull
Nota: 

Resumo:

Nossa história se inicia com a nossa protagonista nos falando sobre como ela é uma guardiã, e que tudo e todos parecem normais agora, vivendo suas vidas, mas que ela sabe o que aconteceu de verdade, e está prestes a nos contar por meio de seus diários.

Lilian acabou de fazer 18 anos e está extremamente feliz. E não é para menos, já que ela está para sair do orfanato, e finalmente começar a viver sua vida como ela quer, conhecendo novos horizontes, descobrindo novos países, novas culturas, enfim, ser mais. E ela decide começar indo para a faculdade no Rio de Janeiro.

Faculdade é algo quase mágico, e eu imagino que deve permear na maioria das pessoas como será quando elas estiverem em uma. Com Lilian não foi diferente, ela ficou admirada! E logo no primeiro dia conhece Douglas, que viria a se tornar seu amigo. Um dia, quando ele a chama para jantar na sua casa, ela vai com a expectativa de um primeiro romance, aquele que a tiraria do chão e a faria flutuar. Bom, ela realmente sai do chão, não por causa da relação dos dois, mas porque ela acaba sendo arremessada da varanda do último andar!


"Ser uma pessoa que está sempre fugindo, se escondendo e que não existe pode acabar com qualquer psicológico. Mas foram nesses momentos de conflito interno que percebi que não importam quais são as nossas perdas, mas sim quais são as nossas escolhas" - pág 09

Entretanto, ela acaba saindo ilesa sem nem saber como, e coisas estranhas começam a acontecer. Ela é drogada e vagueia por horas adormecida, e alguns minutos confusos de lucidez. Quando ela Lilian acorda, dizem à ela que eles apenas a trouxeram ali para que possam explicar quem ela realmente é, e ajudá-la a entender tudo.

É claro que ela não acredita (e convenhamos, quem acreditaria?), e tenta de qualquer jeito escapar do lugar onde está sendo mantida. Quando ela por fim, depois de algumas tentativas em vão se fugir, se dá por vencida e decide ao menos ouvir (e que escolha ela tinha?), ela descobre que veio de outro planeta, e que ela, juntamente com outros membros da sua raça, são a única esperança de salvar a terra de seus coterrâneos que têm planos de invadir, matar e roubar o planeta. A questão é: ela vai conseguir?


O que eu achei

Eu não sou lá aquela pessoa que adora história que tenham aliens na trama, então quando peguei o livro para ler eu não sabia se iria gostar muito. Apenas fui e me joguei. E foi uma ótima história. B.R.Peruzzo conta através do diário de Lilian a história do que aconteceu há muitos anos atrás, quando ela descobriu que não era nascida na Terra, e que a sua raça, além de ter destruído o próprio planeta com guerras e poluição, ainda planeja reivindicar a Terra como moradia, e não de forma amigável. Ler sobre isso me fez pensar se um planeta desolado como Zodark (é o nome do planeta natal deles) não pode ser um futuro da Terra... 

Gostei muito da personagem, ela é super divertida, e nos conta as coisas como uma garota colocaria em seu diário, fatos que ela gostaria de manter arquivado, se não em sua mente, então em seu caderno  confidente. Ela é cheia de sonhos e expectativas, e está descobrindo o mundo agora, logo depois de passar boa parte de sua vida dentro do orfanato.


"- As pessoas mais sérias, mais difíceis - ela falou enquanto olhava friamente para mim - são as que mais têm problemas, as que mais sofrem, as que mais precisam de um simples abraço... Ás vezes." - pág 157

Além dela também conhecemos as outras crianças que vieram junto com ela, e agora estão reunidas para tentar impedir que o plano de sua raça se concretize. Eles são a única esperança da humanidade. Cada um deles foi levado para lugares diferentes, mantendo-os escondidos até que a ameaça se tornou muito imediata, e precisaram reuni-los. Cada um deles tem personalidades muito distintas, assim como seus poderes, que vão desde telecinese, superinteligência até o controle de animais e forças da natureza.

Gostei bastante do enredo, me deixou muito intrigada para ler logo o próximo, e ver o que aconteceria a esse grupo destemido. O autor tem uma escrita muito leve e dinâmica, como se estivesse te contando tudo o que se passou, e é muito fácil se sentir parte da história e entrar nesse mundo louco. Existe também um pouco de romance, mas eu achei que foi um pouco forçado. Eu senti que estava ali porque precisava ter um pouco de romance ali, mas não sei, eu não gosto muito de romances que começam do dia para a noite (é instalove que chamam? haha).

Conclusão

Gostei muito do livro, é uma fantasia nacional muito gostosa de ler, com ação e táticas, mas que também vai mostrar sobre amizade e companheirismo. Adoraria muito poder ter logo o segundo para continuar a saga da Lilian, e fico aqui no aguardo com muita ansiedade. E se você ficou curioso também com o destino da nossa Terra, te convido a ler o diário de Lilian, e se aventurar com esses jovens que lutam para proteger um planeta que nem é deles.


Até a próxima e tenham ótimas leituras!

13 comentários

  1. Achei muito interessante a premissa e você falou tão bem que fiquei tentada, confesso. É o segundo texto seu que eu leio de algum livro e fiquei maravilhada de ver os livros que tu resenha - mesmo que não sejam lá ao teu gosto.

    Adorei. ;)

    ResponderExcluir
  2. Raquel, que blog organizado! Adoro blogues organizados! Tem uns que entro que parece que tô entrando na Ilha das Flores... Jesus! O seu está o máximo! A leitura é até mais tranquila... Fico mais tranquilo pra ler com algo organizado. Sobre o livro, infelizmente não consigo gostar de Fantasia. Para mim, é uma derivação da enganação que são as histórias de princesas da disney. Porém, há quem goste e, por isso, respeito. Tirando a escrita coerente da tua resenha, nada me interessou nele. Mas, como digo, é uma questão de gosto... Há quem goste e, por isso, respeito!

    ResponderExcluir
  3. Cara, a literatura fantástica nacional está ficando muito alto nível. Alguns dos meus leitores favoritos são nacionais. Gostei do enredo desse livro e vou colocar na lista....uma hora chega a vez dele. O importante é que adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Uou *-* muito obrigado pela resenha e pelos elogios. De verdade! Fico muito feliz que tenha gostado do livro.

    ResponderExcluir
  5. Me parece ser um livro dinâmico, cheio de aventuras que podem agradar o público juvenil. Não sei se há ligação, mas o enredo me lembrou um pouco a série Supergirl.

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel, beleza? Eu não tenho o hábito de ler livros com aliens também, mas fiquei intrigada com as possibilidades do autor de conduzir essa história! A Patricia no comentário de cima falou que se lembrou de Supergirl e foi exatamente do que me lembrou também quando estava lendo a postagem hahaha Porque também se trata de uma garota que viveu como humana durante um tempo até descobrir que seu rumo seria totalmente diferente das outras pessoas, também não gosto de romances que começam de uma hora para outra (talvez por isso eu goste tanto de doramas) espero que esta narrativa tome um caminho interessante para você falar coisas bacanas para gente em uma próxima resenha.

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro. Como você, também não tenho muito costume de ler história sobre aliens etc, mas achei a premissa da história interessante. Vou anotar a dica ainda mais por ser literatura nacional =D
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi
    sua resenha é ótima,adorei conhecer esse livro pois ainda não conhecia,a história é bem interessante embora eu goste mais de ler histórias de romances rsrs,vou salvar aqui seu post é conferir ele depois bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel! Confesso que não li nenhum livro que tenha aliens. Não por falta de indicação, minhas amigas vivem falando da Saga Lux, mas é que eu não tenho curiosidade. Bem, eu li Uma Dobra no Tempo, que é uma ficção científica e em outros planetas... então, talvez eu tenha lida. Enfim kk
    Achei que a premissa pareceu interessante. Imagino como deve ser louco você descobrir que não é do Planeta que cresceu e é uma Guardiã! É meio que de pirar a cabeça real rs
    Sua resenha ficou bem legal e nos desperta a vontade de ler o livro. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Literatura fantástica atual está mandando muito bem! E sua resenha só prova isso!
    E, vale a ressalta, que tu pegou um autor nacional não tão laureado assim! Bom d+! Parabéns pela coragem sua tb.
    Agora, fora isso, achei a capa muito bonita! Até realça no bom cenário atual!
    Parabéns mesmo,adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raquel!
    Eu acho que ano passado dei tanto do meu tempo para fantasias que fiquei meio enjoada. Tenho escolhido mais romances e outros gêneros agora. Mas, a história da Lilian é interessante e sua resenha ficou muito legal, dando a ideia de que problemas um guardião tem que enfrentar nesse mundo de fantasia! Fiquei curiosa! O bom é saber que tem tanta gente boa fazendo nacionais!
    Grande abraço!
    Drica.

    ResponderExcluir
  12. Heey!
    Ainda nao Conhecia esse livro, e creio eu, que nunca li nenhum livro sobre aliens. Talvez, nesse momento esse livro nao seja pra mim, igual eu li no comentário da Adriana, ano passado eu li MUITOS livros de fantasia (quase todos nacionais) e to um pouco saturado. Mas vou add no skoob oara nao esquecer dele e a capa desse livro é um tiro! Muito linda!
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
  13. Oi Raquel! Bom Parabéns para quem quer que tenha feito a capa, ficou muito bonita. Agora que legal conhecer um livro brasileiro com uma história que contém fantasia, não li nenhum ainda então valeu pela dica.

    ResponderExcluir