[Resenha] Os 13 porquês - Jay Asher (livro + seriado)



Olá meus queridos! Tudo bem?

Ano passado teve uma hype (para quem não sabe, hype é quando alguma coisa está sendo muito falado/comentado) desse livro, "Os 13 porquês" (13 reasons why), que retrata uma situação recorrente em nosso cotidiano, mas que não prestamos a devida atenção. E é um tema muito sério e apesar de incomodo, eu acho que é bom ser discutido.




Tudo o que se fala no colégio de Clay Jensen nesses últimos dias é sobre a morte de uma estudante, Hannah Baker, que cometeu suicídio. As pessoas se perguntam porque, já que ela não aparentava estar com depressão ou pensando em coisas assim, embora ela não fosse particularmente próxima de nenhum outro estudante. Clay, nosso personagem principal, tinha uma quedinha pela garota, e está  atordoado sobre como as coisas aconteceram e ele nem sabia sobre a situação. Ah, se ele soubesse o que viria.

Após a aula, ele encontra na porta de casa uma caixa endereçada para si, e mesmo estranhando ele abre o pacote. Dentro contém fitas cassete, cada uma delas com um número em cada lado, totalizando 13 lados gravados, e junto das fitas um mapa com alguns lugares marcados. Quando aperta o play para escutar, ele descobre que o autor das gravações é ninguém menos que a própria Hannah. Na fita, ela diz que existem treze motivos que ela listou para chegar à decisão de tirar a própria vida, e que se você estava ouvindo essa fita, então era um desses 13 motivos.

Clay imediatamente entra em desespero. O que ele poderia ter feito de tão terrível para que ela tivesse vontade de morrer? Ele então começa a escutar as fitas, cada uma destinada a uma pessoa, explicando o que ela fez e no que foi acarretando, e Clay vai escutando aquela terrível narrativa, esperando que seu nome aparecesse a cada momento.

O livro acontece todo em apenas uma noite, e enquanto ele escuta o relato da Hannah, ele vai seguindo para o local dos acontecimentos com a ajuda do mapa que veio junto. Assim, ele vai descobrindo coisas que ele, e provavelmente ninguém exceto as pessoas que participaram sabiam. E como essas coisas vão se acumulando, acumulando, até um ponto onde ela começa a pensar que talvez seria melhor que ela não estivesse mais nesse mundo.

O livro fala sobre como nossas ações pesam e influenciam os outros, de forma positiva ou negativa. E a falta de empatia por parte de seus colegas fez com que Hannah pensasse não ter outra alternativa além do suicídio. Ela inclusive chega a tentar pedir ajuda, mas o retorno não acontece como ela esperava.

Jay Asher nos mostra como é importante a reflexão sobre nossas ações, que algo que consideramos ínfimo pode significar tudo para o outro, e que devemos cuidar daqueles com os quais nos relacionamos, pois nem sempre essas pessoas conseguem se mostrar abertas a compartilhar suas dores tão facilmente. Nós nunca sabemos quais lutas podem estar travando internamente, e ser gentil pode fazer valer o dia de alguém.

A Netflix criou uma adaptação, e será lançada a segunda temporada da série esse ano. Houveram algumas diferenças entre os dois (sempre), mas eu achei o seriado mais aprofundado de certa forma. Diferente do livro, ele se passa em mais dias, e durante esses dias Clay começa a olhar as pessoas apontadas na fita sob um ângulo diferente, além da família de Hannah tentar achar a causa da morte da filha, e estão fortemente suspeitando de Bullying.

Resultado de imagem para 13 reasons why netflix

Gostei da parte do seriado que mostra o depois. Que mostra no que a morte e as fitas feitas pela garota acarretam, e suas consequências. Claramente, carregar o peso da morte de alguém muda completamente a vida dos envolvidos, em maior ou menor grau. Além de mostrar o impacto na família, especialmente na mãe, que não se conforma, e quer descobrir a causa a todo custo.

Esse seriado e o livro geraram muita polêmica por se tratar de um tema delicado, a depressão. Muitas pessoas não gostaram da história, afirmando que era uma apologia ao suicídio e que muitas pessoas ficariam inspiradas a fazer o mesmo que Hannah. Outros dizem que o seriado mostra apenas coisas que ocorrem todos os dias nas vidas das pessoas, coisas pequenas que geram grandes, e as vezes catastróficas mudanças, e que mesmo que sejam duras de se ver, não devemos dar as costas e fingir que isso não é uma realidade. Na minha opinião, eu achei um livro ok, foi rápido e fluído de ler, mesmo tendo sido pela tela do celular. Nunca havia lido sobre essa temática, e ele me fez refletir nos meus atos, e a pensar duas vezes antes de realmente fazer. É algo que as vezes esquecemos, mas que é sempre bom relembrarmos, certo?

E vocês? Qual a opinião de vocês sobre esse livro? Comenta aqui com a gente!


Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos

18 comentários

  1. Oi Raquel,

    Eu já vi muitas pessoas postando e falando sobre esse livro, mas não tive muito interesse na leitura. Acho que vou ficar meio abalada com a história, apesar de realmente achar o assunto interessante, delicado e merecedor de atenção.
    Quem sabe mais a frente eu leia, mas por enquanto não está na minha lista de desejados.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu não li o livro, fui direto na serie, nossa foi muito impactante, eu realmente gostei e fiquei interessada em comprar o livro, só que os preços subiram muito ai deixei de lado. Mas ainda quero comprar. Eu realmente estou muito ansiosa para 2ª temporada.





















    Bejs
    http://nossoencantobl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz questão de ler o livro antes de ver a série haha
    Gostei bastante do modo com autor tratou o temo no livro, já na série gostei bastante do foco ser no depois mas como é uma série assistida por jovens acho que eles poderiam ter pego um pouco mais leve na cena do suicídio. Tirando isso eu gostei de ver o impacto que certas coisas podem ter na vida dos outros.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, eu li o livro, mas ainda não tive tempo de assistir a série. Eu também vi muitas pessoas desmerecendo o livro porque ele não aprofunda muito a temática da depressão (porque penso eu que o objetivo não é necessariamente esse) por isso há pessoas que levam a reflexão do livro para outro lado, não atendendo mais uma vez o apelo do autor quando escreveu a história, de se importar com as ações que tomamos e das palavras que dizemos aos outros porque nós não conhecemos ninguém direitinho e não sabemos quais são os conflitos internos dela... Acho esse livro relevante, apesar de querer que ele desenvolvesse outros aspectos da depressão.

    Pelo que vi, haverá outras coisas a serem discutidas na série e quero ver esse aprofundamento, mas temo cenas fortes hahaha Adorei a discussão desse post!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que esse livro foi muito comentado e depois que saiu as série, meu Deus todo mundo que eu conheço estava acompanhando, eu mesma tentei assistir, mas achei muito parado.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Raquel.

    Iniciei o livro, antes da estreia da série, e minha ansiedade pela série não deixou eu terminar de lê-lo.

    Eu gostei da série por nos levar a refletir sobre a vida em si. Apesar do assunto principal ser bastante delicado. Não é que a série influencie outras pessoas a fazerem o mesmo que a Hannah, mas é necessário sermos consciente que nem todos estão preparados para lidar com algumas cenas. Eu mesmo não estava. Por isso, não é uma série que recomendo a pessoas propensas a depressão.

    Não vejo a hora da Netflix lançar a segunda temporada,
    https://www.samueloranjee.com

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Confesso que não tinha curiosidade no livro até o lançamento da série. Não costumo ler livros com temas muito pesados e geralmente livros com esse conteúdo eu passo longe. Mas assisti a alguns episódios da série e curti bastante! Realmente nos faz refletir em como nossas ações influenciam as pessoas ao nosso redor! E a história é bem forte e concordo que não deve ser assistida por todos os públicos. Mas acredito que deve ser sim um tema abordado e discutido!

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Vi a série muito sem querer na Netflix e nuca tive muita vontade de ler o livro.
    Algumas pessoas disseram que a série era melhor que o livro... aí já viu né? Fiquei menos interessada ainda!
    Entretanto achei a série até legalzinha.
    E hoje a Netflix anunciou a segunda temporada... 18 de maio se não me engano...
    Vamos ver no que dá né?! rs

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Apesar de já ter assistido a série quero muito esse livro! 💙😻 Amei o post!

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro alguns anos atrás e acompanhei o lançamento da série e creio que os dois sejam muito bons. A temática é realmente forte e traz muitas reflexões que podem vir de forma negativa dependendo da situação da sua saúde mental. É um livro/série que eu tenho sempre muuutio cuidado ao recomendar mas que acredito serem importantes principalmente na questão de sempre se colocar no lugar e pensar bem sobre o efeito das suas atitudes sobre o próximo.

    Beijos
    https://maresialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel! Há anos nutro o desejo de ler esse livro, mas acho ele muuuito caro. Com isso, acabo sempre passando outros desejados na frente, mas ainda irei lê-lo. Dito isso, só vi a série e apesar de achar "desnecessária" a cena da Hannah se matando, acho o seriado um alerta geral. Um alerta de como uma "brincadeira" pode ser o ponto final na vida de alguém. E é difícil carregar isso. Acho que a intenção dela talvez não fosse infligir uma espécie de vingança, mas mostrar como cada pessoa, com ações que eles poderiam achar normais, culminaram na sua derrota particular. Eu to bem curiosa em como irão tratar a segunda temporada. O bom é que ela esta chegando. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei a foto! Ficou belíssima!! E essas folhas outonais combinam muito com a temática do livro... Ainda não o li ou assisti a série justamente por causa do hype, mas tenho muita vontade! Acho que o tema é pesado sim e deve ser falado, contudo, pelas resenhas que vi da série, acho que eles podiam não ter mostrado todos os detalhes da cena de suicídio. Espero poder ler e assistir até o fim do ano essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ola me parece ser uma obra maravilhosa porém eu ainda nao tive a oportunidade
    De apreciar. .robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Poxa, parece ser um livro e tanto. A depressão incrivelmente ainda é mal interpretada em diversos meios sociais, e mostrar o quanto que atitudes sejam elas de quem for, tem suas consequências, que podem ser positivas ou não, em maior ou menor grau é crucial na minha forma de enxergar o mundo, ou pelo menos um novo modelo de sociedade.

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi falar muito sobre esse livro, mas não tive curiosidade em ler, acho que não me faria bem esse tipo de leitura, mas adorei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel, tudo bem? Faz tempo que leio várias resenhas desse livro e vejo indicações muito interessantes sobre a série mas, ainda assim não tive vontade nenhuma de ler o livro.
    Acredito que todos os livros devem ser lidos com a mente aberta e não concordo com o fato da menina ter culpado outras pessoas pelo suicídio que cometeu, para mim a situação fica ainda mais chata quando ela deixa os videos para um amigo entregar.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu li o livro e assisti a série honestamente fiquei bem preocupada com a forma terrível com que trataram atemática suicídio, principalmente por parte da série. Deu trabalho fazer os jovens com quem estava trabalhando entenderem que o retratado na série não era depressão e trazer a temática do suicídio de outra forma para eles. Ate´selecionei alguns trechos do livro Suicídios e os desafios para psicologia e convidei alguns profissionais.

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel, tudo bem?

    Não li a obra ainda, mas pretendo fazer em breve, pois quero muito sentir a perspectiva do livro. Vi a série, assim como a maioria das pessoas e simplesmente amei, pois foi muito corajoso trazer assuntos tão sérios e tão importantes para os jovens, pois precisamos discutir isto com mais afinco. A depressão é um tema série e importante, assim como o suicídio e suas causas. Adorei saber que a série se aprofundou um pouco mais do que o livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir