[Resenha] O Espadachim de Carvão I e II


Olá queridos leitores!! Como vocês estão?

Queria muito fazer resenhas das minhas leituras do começo do ano (que SIM, eu esqueci), mas como eu tenho um pouco de memória curta, está demorando para juntar os pontos que eu tinha sobre os livros. Mas aos poucos vai saindo, e assim vou podendo compartilhar com vocês mais sobre as minhas leituras, e podemos conversar, debates pontos, enfim, encontrar mais companhias para discutir esses mundos maravilhosos que vivem dentro das páginas de nossos livros!!


E hoje eu vim falar minhas impressões dos livros do autor Affonso Solano, O Espadachim de Carvão, e O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur.





Nota:


Sinopse:


Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E hoje ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.




Nota: 


Sinopse:


“Ninguém viaja mais rápido que Puzur.” 

Lutando para se adaptar ao mundo dos mortais, Adapak se refugia no navio de Sirara, farto de lidar com os segredos do passado. Mas quando um antigo diário cai em suas mãos, o Espadachim de Carvão acaba por mergulhar nos registros de alguém responsável por influenciar não somente sua vida, mas a história de Kurgala – uma menina forçada a acompanhar a jornada de um ladrão desesperado, disposto a violar as regras mais antigas que os Quatro Que São Um deixaram para trás.


Quem foi Puzur? O que procurava? Enquanto viaja pelas páginas do tempo, Adapak desconhece que sua curiosidade está prestes a colocá-lo sob a ameaça de algo que ele mesmo possa ter desencadeado.

O livro começa com Adapak, nosso personagem principal sendo caçado. Por quem e por que, nem ele mesmo sabe. Mas pretende descobrir. Ele é filho de um dos deuses que regiam o mundo, mas que acabaram por deixar os seres à sua própria sorte. Ele viaja por Kurgala, em busca de respostas, e para isso ele pensa em um seu mestre e amigo. Em meio à busca, vamos sendo apresentado a esse mundo incrível e seus seres, e também ao passado de Adapak, aprendendo um pouco mais sobre esse personagem tão diferente.




Para mim, existiram tanto pontos fortes como pontos fracos nessa narrativa, e vou tentar colocá-los em tópicos para que não fique muito confuso. Lembrando que tudo o que está escrito aqui é apenas a minha opinião como leitora.


História:


Foi um livro que eu peguei com bastante expectativa, especialmente por ser indicação de uma amiga. A história tem um começo muito legal, misterioso e já te prende logo nos primeiros capítulos, embora você praticamente caia de paraquedas nele. Achei a narrativa fácil e um pouco corrida, as vezes um pouco confusa por ter omissões demais, mas no fim você entende o motivo delas e as peças aos poucos vão se encaixando. O fim foi extremamente rápido e fiquei insatisfeita por deixar com tantas perguntas em aberto, mas como é o primeiro livro de outros, eu imagino que isso será explicado mais para a frente.



Personagens:


Essa foi uma das partes que eu mais senti dificuldades. Eu simplesmente não consegui me conectar com o personagem principal. Ele é super inteligente, e treinado praticamente para ser um assassino quando é preciso, mas ao mesmo tempo não tem aquela manha e é muito ingênuo quanto ao mundo. Uma coisa muito legal que eu achei foi ele ter um personagem totalmente fora dos padrões, de pele escura e único, pois mesmo em um mundo repleto de criaturas diferentes dos humanos, eles o acham estranho. Mas eu não consegui me apegar a ele, infelizmente. Mesmo que eu entenda a sua criação e por isso, a forma de agir e pensar, eu queria alguém um pouco menos confuso do que eu ali perdida hahaha.


Já Puzur foi um personagem incrível hahaha eu adoro a manha que ele tinha, e a esperteza pra sobreviver naquele mundo usando o que tinha a seu favor. Uma pena que sua aparição tenha sido tão curta.


Universo/Mundo:


Mesmo a história e os personagens me deixando meio desanimada, achei o mundo criado maravilhoso. Ele não precisou dar muitas explicações sobre seus habitantes ou como era o lugar, as imagens fluíam rápido na imaginação, como se eu já estivesse super familiar com o lugar. As criaturas também são muito diversas e misteriosas a seu jeito. Eu ainda não decorei todas as raças, são muitas!! A religião, a cultura, o modo de vida e divisão de afazeres foi muito bem estruturado, gostei muito de Kurgala e adoraria voltar mais vezes.



Diagramação:

O livro é lindo. Já começa nessas ilustrações de capa maravilhosas!! Tem um mapa a partir do segundo livro (considero muito importante em universos fantásticos), todo início de capítulo tem uma ilustração pequena também, o que me ajudou muito a construir melhor o universo. Seria legal se nos próximos livros elas tivessem uma página só ilustrada (amo ilustração, quanto mais melhor hahaha). A fonte é muito boa, espaçamento, folhas amareladas, a diagramação dos dois livros estão muito boas!

Considerações Finais:

Foi uma resenha muito difícil de fazer, especialmente porque me senti um pouco constrangida e receosa de colocar algumas coisas aqui, mas acho que tenho esse espaço no meu blog para dizer o que eu penso. Apesar do personagem não ter me agradado muito e eu me sentir carente de informação, no geral eu fiquei curiosa para saber no que essa bola de neve vai dar hahaha. O mundo é muito bem formado, e as criaturas muito interessantes, me faz querer saber mais sobre esse mundo, sua sua mitologia e a história de suas espécies. Kurgala com certeza tem um espaço no meu coração nos meus mundos de fantasia que adorei visitar.


Estou tentando uma forma nova de escrever resenhas, me ajudou a focar nos pontos sem dar muitas voltas, e espero que seja mais confortável também de entender.

E vocês, o que acham dos livros do Espadachim de Carvão? Fala aqui com a gente, vamos debater e descobrir novas formas de ver a mesma história!!

Até mais e tenham ótimas leituras!!



21 comentários

  1. Uauuu que história diferente, não estou acostumada com história de deuses e afins, a menos que seja em um filme de mitologia grega o que é vergonhoso de comentar, mas já que você também foi sincera com seus gostos e tomou coragem para dizer o que não agradou e o que agradou na história, acho que eu devia fazer o mesmo hahaha

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! Nossa eu adoro muito ler coisas sobre deuses e qualquer tipo de mitologia me encanta <3

      Excluir
  2. Olá Raquel, tudo bem? Eu não conhecia nenhum desses livros, essa é a primeira resenha que eu vejo deles e já estou curiosa para saber mais sobre a história. Como a Yana disse, as histórias são bem diferentes mesmo para mim, que gosto do tema deuses e heróis do olimpo, vou colocar ele na minha lista de espera, se tudo der certo compro na BF desse ano.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel... Sei bem como é demorar um pouco mais para escrever uma resenha... Sem dúvida as capas estão lindas e o a história desperta curiosidade, mas para mim no momento não foi suficiente para fazer com que queira ler. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, eu ganhei o primeiro livro há alguns anos em um sorteio, mas a leitura dele nunca me chamou muito a atenção, eu gostei da tua resenha e da tua colocação de não ter se entrosado com um dos personagens, as vezes é assim mesmo. Acho lindas as ilustrações que ele traz e gosto bastante das capas.
    Quem sabe, um dia, eu leia.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem?
    Eu não consegui finalizar a leitura do primeiro livro e nem me lembro do motivo. O fato é que preciso retomar essa história. GOstei da sua sinceridade na resenha e espero conseguir finalizar em breve rs

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. A edição é linda, concordo com você, mas confesso que desfechos corridos não me agrada e o mesmo se dá a personagens que não convencem, por outro lado a ambientação se mostrou bem crível. Em relação a suas considerações finais eu gostei muito da sinceridade da resenha, isso é muito importante e infelizmente não é todos que prezam por elas e eu adorei o formato da resenha, clara e objetiva, parabéns.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A diagramação está muito bonita. Não conhecia essa trama, mas também não sou tão conhecedora assim do universo da fantasia. O título me remeteu a leituras como Harry Potter, não sei dizer porque.
    É uma pena saber que apesar da trama ter boas aventuras, o final deixou um pouco a desejar e apresentou alguns probleminhas. De repente com um bom copidesque ficaria mais atrativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Raquel. Eu ainda não conhecia o livro e a premissa me deixou muito curiosa, parece ser algo que me agradaria, mas os pontos que você mencionou que não te agradaram são casos para se pensar e acredito que eles poderiam me desagradar também.

    Eu gostei da maneira como você construiu essa resenha e se funciona para você, continue porque eu achei bem interessante e realmente ajuda a não dar voltas e mais voltas e acabar fugindo do assunto.

    ResponderExcluir
  10. Tenho esses livros na estante faz anos, mas ainda não consegui ler. Fiquei com um pouco de receio depois da sua resenha, porque quando não consigo me conectar com o protagonista isso geralmente avacalha minha leitura. Ao mesmo tempo, fiquei curiosa para conhecer o universo criado pelo autor. Vou tentar ler sem expectativas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel, tudo bem?
    Não curto fantasia! Adorei seu post, para quem gosta acredito que será uma leitura incrível. A diagramação do livro é linda, fiquei encantada! Amei seus comentários, mas passo a dica! Tenho certeza que quem curte o gênero, vai amar a leitura, não só pela estória, mas também pela apresentação do livro!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, e, apesar de eu amar fantasia e essas aventuras, ele não me chamou atenção. Pensei que isso mudaria depois de ler uma resenha, mas os pontos fracos que destacou me deixaram receios Enfim, não sei se eu leria agora, mas adorei sua resenha e sua sinceridade nela.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi Raquel, achei super legal essa sua forma de falar sobre os livros. "O espadachim de carvão" está há alguns anos na minha lista de desejados (um dos motivos é a capa linda) mas acabei não comprando-o ainda. Que bom que, apesar dos pontos negativos, é fácil visualizar o universo criado pelo autor, considero isso importantíssimo num livro de fantasia.

    ResponderExcluir

  14. Ola
    Adorei a forma que escreveu a resenha, ficou muito fácil de netender .
    O livro realmente é lindo, já tive o primeiro em mãos ( não era meu kk),
    Coloquei na minha lista para leitura futura a um tempo , e ainda quero ler, o que chamou a atenção foi o personagem diferente .
    Adorei as fotos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá Raquel,
    Eu não conhecia esses títulos e não fazia ideia dessas histórias, mas achei muito legal você ter sido sincera em sua resenha e expressado o que pensou. Eu não fiquei nem um pouco curiosa para ler esses livros, pois eu não curto nada obras que apresentam personagens que não nos encantam e tampouco quando elas carecem de informações, mas acho que são obras que podem agradar alguns leitores e vou indicar para umas amigas que curtem obras assim.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Sempre ouvi falar bem dos livros do Affonso, mas nunca tive oportunidade de lê-lo. Foi bom ver algumas críticas construtivas, mostrando que todos os livros tem qualidades e defeitos. Adorei e com certeza dica anotada <3 Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Raquel,
    Não fique preocupada não. A leitura é algo muito pessoal, cada um sente algo diferente sobre a mesma história. Acredito que a magia é justamente essa, atingir a pessoa certa. Não sei se leria, por causa do final corrido. Preciso de respostas, risos. Mas gostei muito da sua resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi.

    Interessante, eu gostei da premissa e da sua resenha me parece um ótimo livro e com certeza vou ler.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Confesso que não me interessei muito pela história, não me deixou curiosa.Mas sua resenha está ótima, foi bem clara e é a sua opinião, adorei conhecer sobre o livro!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Não tinha lido nenhuma resenha dessa série. Acho as capas maravilhosas, mas infelizmente não é o tipo de livro que estou acostumada a ler. Achei legal o personagem principal ser fora dos padrões que estamos acostumados a encontrar na literatura. Isso é bom, uma pena que mesmo assim vc não conseguiu se conectar muito com ele.
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir