[Leitor Curioso] 7 Fatos sobre Anne Frank e seu diário


Olá queridos, como estão? 

Todos conhecemos ou já ouvimos falar da história de Anne Frank, eu mesma tive contato com o livro ainda no ensino fundamental e nem sabia que se tratavam de relatos reais.

Anne nasceu em 12 de Junho de 1929 e morreu em Fevereiro de 1945 vitima do Holocausto. Anne se tornou uma figura bastante discutida no século XX após a publicação de seu diário em 1947.

Hoje em dia temos diversas formas de seu diário como peças de teatro, filmes, Hq's e diversos livros também baseados em sua história. Após a publicação do diário da menina este já foi traduzido para diversos idiomas, sendo um dos livros mais traduzidos para outras linguás.

Procuramos algumas curiosidades sobre Anne Frank para trazer para vocês e eis o resultado:

1- O esconderijo

 O esconderijo da família ficava no prédio do escritório do pai de Anne. A entrada foi escondida com uma estante de livros, que manteve a família protegida dos nazistas por dois anos. Vale ressaltar que no esconderijo também moravam mais sete famílias. 
A rotina no esconderijo era bem simples, Anne estudava após o almoço (que eram rápidos 30 minutos) cursos por correspondência, tomavam banham apenas no domingo e durante a noite a sala virava um aglomerado de colchões.

2- O fim do Diário

As narrativas do diário terminam três dias antes do esconderijo ser descoberto, em 04 de agosto de 1944.

3 - Quem foi Kitty?

Os textos eram dirigidos a alguém chamado Kitty. Para alguns estudiosos, Kitty seria na verdade uma pessoa fictícia; para outros, uma amiga de Anne.

4- Anne na atualidade

Anne tem página oficial no Facebook e crianças do mundo todo escrevem cartas para ela como se fosse sua amiga. Ela mantem-se eternamente como uma criança. 

5 - Os sonhos de Anne

Enquanto se escondia, Anne esperava que um dia seria capaz de voltar para a escola e sonhou passar um ano em Paris e outro ano em Londres. Ela queria estudar história da arte e tornar-se fluente em diferentes idiomas ao ver “belos vestidos” e “fazer todo tipo de coisas interessantes”. No final, ela queria tornar-se “uma jornalista, e mais tarde uma famosa escritora”

6 - Quem sobreviveu?

Único sobrevivente da família, o pai Otto voltou a Amsterdã e reencontrou Miep Gies, uma ex-funcionária que havia ajudado no período de reclusão. Ela guardara os pertences da família não levados pelos nazistas, incluindo os três cadernos do diário.

7 - As versões do diário?

Otto descobriu duas versões do diário. Nos primeiros meses, Anne escreveu livremente sobre o que pensava e sentia. Mas, quando ouviu no rádio clandestino que um membro exilado do governo holandês prometia publicar os relatos dos sobreviventes, ela reescreveu o texto. 

E é isso queridos, espero que tenham gostado das curiosidades que separamos para vocês! 

Um até logo e beijos de luz!

26 comentários

  1. Amei as curiosidades! Ainda não li o livro porque não tive tempo de ir a biblioteca para pegá-lo. Esse livro certamente me fará chorar, eu não conhecia nenhuma das curiosidades e inicialmente achei uma loucura ter uma página dela, mas depois fez bastante sentido haha Post muito interessante, Ritch!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  2. Adorei, não sabia desses detalhes...

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito desse livro, fiquei muito curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  4. Eis um livro que amo, já li e reli.. Fui visitar a casa dela em Amsterdanm que história mais punk! Algumas das curiosidades já conhecia, outras não, sempre é bom saber! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa ideia. Ninguém imagina as vezes como são os detalhes

    ResponderExcluir
  6. Sou fã da Anne! Sério! Infelizmente o genocídio judeu aconteceu e a humanidade perdeu pessoas que poderiam ter mudado a nossa história. Acredito veementemente que a Anne seria uma destas. Adorei teu texto

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar da história da Anne Frank, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro, quantas curiosidades que não sabíamos sobre a Anne Frank, achei interessante que as crianças escreve cartas pra ela, gostei muito de saber das curiosidades bjs.

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber um pouco mais sobre essa história. Eu ainda não li, mas está nos meus planos para ler muito em breve e seu post foi bastante esclarecedor. Me empolguei!

    ResponderExcluir
  9. Eu conhecia a história sobre a Anne e é algo que realmente toca na alma não é? Ainda não li nenhum dos seus diários mais adoraria ler, gostei de saber dos fatos alguns ainda não sabia.

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
  10. O diário de Anne Frank é um dos meus livros preferidos e já o li umas 4 vezes. Amo a forma como Anne relata sua história e a proximidade da realidade da época que as páginas proporcionam.

    Sempre indico aos amigos.

    ResponderExcluir
  11. Uau!!! Não sabia dessas curiosidades....menina eu babei...
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  12. Eu sou louca para ler este livro, achei incrível essa pagina no facebook.

    ResponderExcluir
  13. Li e assisti, chorei demais com tamanha dor e perseguição. Uma pena que ela não sobreviveu mas permanecerá imortal através desses diários. Fico imaginando como essas famílias conseguiam conviver em um local tão pequeno, com tantas privações, isso ainda é pouco se mencionar o medo diário de serem mortas. Uma parte da história lamentável.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro mais ja gostei muito
    parece uma leitura maravilhosa

    ResponderExcluir
  15. Eu li o livro e adorei saber essas curiosidades. Muito bom o post!!
    Beijos!
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  16. nunca tinha ouvido fala dessa história, mais gostei basntante

    ResponderExcluir
  17. Que pena que ainda não li o livro. Deve ser muito bom e essas curiosidades só me deixam mais interessada na historia de Anne Frank. Muito bom seu post. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  18. Li o Diário de Anne Frank algumas vezes. É um exemplo de fé, coragem e força em um período deplorável da história da humanidade.

    ResponderExcluir
  19. Fui ler de fato o livro recentemente acompanhando minha filha para um trabalho da escola, mas é claro que já conhecia a história através de documentários/filmes.
    É uma história inspiradora.
    bjos,
    Blog Let´s go, Girls!!

    ResponderExcluir
  20. Post encantador para os amantes de Anne. Bem curioso

    ResponderExcluir
  21. Tenho muita curiosidade de ler o livro. Deve ser muito impactante. Gostei de saber dessas curiosidades.

    ResponderExcluir
  22. Mas um para a lista dos livros q eu preciso ler

    ResponderExcluir
  23. Olá Rithelly!
    Sou louca para ler o diário de Anne, mas sempre adio a leitura por se rum livro que irei chorar rs' mas adorei saber essas curiosidades super interessantes. Adorei!

    beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Leitura forte que impacta quem lê assim como tantos outras da época.
    Chirei horrores cm esse livro.
    Ñ sabia da pag oficial.
    Perfeito seu tema abordado.

    ResponderExcluir
  25. Olá Ritch, como vai?
    Eu li uma versão com texto integral do diário, achei tudo muito triste, impactante porém necessário e quero muito ler outros livros com histórias relacionadas a esse período. Depois que terminei a leitura do diário comprei o livro "Os últimos sete meses de Anne Frank" e também alguns livros sobre o Hitler, materiais sobre a segunda guerra e principalmente, livros que falam sobre como estão os sobrevivente.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir