[Resenha] Coração mecânico - Lucas Vieira


Olá meus queridos, tudo bem com vocês?!
Como vocês já sabem, nós somos parceiros da Editora Xeque-Matte, e hoje eu venho trazer a primeira resenha de um dos livros dele, Coração mecânico do autor Lucas Vieira, mais uma distopia nacional incrível! Vem conferir!

Coração mecânico #01
Autor: Lucas Vieira
Editora: Xeque-matte
País: Brasil
Ano: 2017
Número de págs: 165
Adicione no Skoob

*livro cedido pela editora

Resumo

Em um mundo destruído pelas guerras, os humanos acabaram criando uma sociedade nova para sobreviverem. Eles agora vivem dentro da cidade mecânica, murada e dividida em castas, e todos obedecem à Ordem mecânica. Para sobreviverem ao ar - agora tóxico - , os moradores da cidade se submetem à uma cirurgia para trocar o coração por um mecânico, agora possível pela tecnologia avançada. Esse coração bombeia uma substância no sangue, tornando possível sobreviver ao ar, e ao mesmo tempo inibe as emoções, tornando-os mais controlados, e foram ensinados a não sair da cidade, porque lá fora, há algo que os ameaça.

Por outro lado, fora da Cidade mecânica, moram os selvagens. São humanos que conseguiram se adaptar ao mundo de agora, e moram nas ruínas do que um dia foram cidades. Eles sobrevivem como podem em comunidade, e nunca por muito tempo em um mesmo lugar, pois eles sabem que se os mecânicos os encontrarem, eles não irão sobreviver.

Rafael, um guarda do Palácio da cidade mecânica, e Artur, um humano que luta diariamente para continuar vivo nos contam, cada um com seu ponto de vista, um pouco mais sobre a comunidade em que vivem, como funcionam, e o que aconteceu para que suas vidas mudassem para sempre.


O que eu achei

O resumo ficou um pouco curto, porque se eu disser um pouco mais do que isso eu vou estar dando muito spoiler. Essa foi uma história pela qual eu estava ansiosa pela leitura, e que me surpreendeu muito, de forma positiva é claro.

Lucas construiu um mundo dividido em duas partes: os mecânicos e os selvagens. Ambos encontraram a sua forma de manter uma sociedade, e encontram um no outro uma clara ameaça à suas vidas.
"Vagas lembranças começam a me atormentar. Lembranças de fuga, raiva, incerteza, violência e medo. Já não lembro nem mesmo do meu nome, de quem eu sou. Não tenho certeza, e não sei se quero ter. Não sei se quero voltar à realidade, não me lembro dela, mas sei que a temo."
Com os relatos de Rafael, nós aprendemos um pouco sobre a Cidade mecânica. Como ela é separada, onde ainda existe a separação do mais rico e do mais pobre, mas agora por valores diferentes. Depois da cirurgia onde trocam o coração, as pessoas podem fazer outras e trocar outras partes por membros mecânicos, por estética, por força, por poder, já que partes mecânicas significa status.

As pessoas também são reiniciadas, deixando de ser quem eram por algum motivo, e tomando uma nova identidade. Com ele foi assim. Ele sabe o que aconteceu, e que depois disso ele foi reiniciado e agora é um guarda do palácio. Mas será que ele sabe mesmo? Se foi reiniciado, quem garante que o que ele lembra e sabe é verdade? É uma questão muito forte que aparece o livro todo depois que apertam um botãozinho, o incomodando e o levando a pensar se o que ele vive é realmente o certo e real, ou se só está sendo controlado.


Veio autografado *-*
"Eles não queriam saber sobre nós, os humanos. Eles apenas nos matavam ao nos encontrar. Os arrastões nas florestas e ruínas vinham diminuindo bastante, mas quando eles o faziam, matavam sem ver. Não se importavam se lutávamos pelas pequenas cidades que tentávamos construir. Eles apenas destruíam, matavam, bagunçavam tudo, e iam embora."

Pelo outro lado, nós temos Artur, um rapaz que nos mostra como é a comunidade dos chamados selvagens. Eles possuem um líder que é escolhido democraticamente, e todos precisam ajudar para conseguirem se manter. A comida é sempre recolhida e dividida igualmente, e eles sempre abrigam aqueles que acabaram de passar por uma tragédia. As Ruínas (é como eles chamam os pequenos grupos, já que moram em ruínas) são caçadas pelo que eles chamam de aberrações, trazidas pelos mecânicos no intuito de matar todos e por isso, não é sábio se manter muito perto da cidade, ou em um mesmo local por um longo período.

Quando um novo líder é escolhido para liderar a Ruína, ela decide que devem partir e atravessar o deserto, em busca das Cidades Exteriores. A lenda diz que depois do deserto existem cidades que estão livres da Ordem mecânica, e que são seguras para eles.
"Enquanto andava pelo Palácio, comecei a notar novamente sua estrutura. Parecia antiga, mas ao mesmo tempo moderna. Como se aquele Palácio tivesse passado e visto muitas coisas, e ruía aos poucos por guardar tantos segredos, quanto mais graves e fortes eles são, mais nos corroem. Mas não quer dizer que seja totalmente ruim, às vezes precisamos nos corroer para esconder coisas vitais. às vezes vale a pena. É algo relativo."
Durante o livro vamos acompanhando os dois e eles acabam se interligando no final de uma forma surreal! Eu imaginava que uma hora as histórias iam se encontrar, mas o que acontece no final do livro... gente. Eu fiquei olhando para aquele final com cara de "NÃO PODE SER" por uns 10 minutos. Fiquei em choque! Em. Choque. Aconteceu um cliffhanger que olha, é pra te deixar querendo o próximo livro agora mesmo!

A escrita do Lucas é em primeira pessoa, muito bem construída e dinâmica. Ele descreve apenas o necessário para que você possa imaginar por si só esse universo steampunk que ele te entrega com uma maior liberdade. Eu já imaginava um mundo distópico devastado e com aquela sociedade ditatorial, mas uau! É muito mais do que isso! Além da revolta que começa a surgir dentro da cidade, experimentos horríveis, humanos mostrando seu lado mais feio quando surge o desespero, ainda apareceu um novo grupo desconhecido, que provavelmente iremos descobrir no próximo livro, além do resultado que deu toda aquela bagunça!

A edição, o que falar dela?! Essa capa me conquistou logo na pré-venda hahaha. Eu já estava doidinha pra ter ele em mãos, e fiquei extremamente feliz por poder ler! Esses nossos autores brasileiros não brincam em serviço quando se trata de nos levar à um mundo distópico!
Resumindo, recomendo? Com certeza! Ele é curtinho, muito gostoso, cheio de adrenalina, algumas cenas pesadas (já avisando), e com aquelas reflexões sobre o governo e a sociedade. No que acreditar? É verdade mesmo? Vem e aproveite para descobrir lendo "Coração mecânico"!


Nota:
Aquira: Físico | Ebook
Contem aqui pra mim, vocês gostam de distopias? E do universo steampunk?

Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos,








13 comentários

  1. Oi Raquel! Pelo amoooooooor! Tu me deixou louca por esse livro já. Começa que já amo distopias de graça haha ai vem essa história com pessoas que possuem coração mecânico! SOS! Isso é tão maneiro quanto louco. Fiquei muito interessada como uns tiveram seus corações substituídos e outros se adaptaram. Acho que é essa adaptação, essa batalha, que me prende no gênero. Linda a capa e a diagramação. Amei a resenha, parabéns! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu também fiquei chocado com final haha

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, não conhecia o livro, mas é bom quando o autor não se perde em descrições desnecessárias. Obrigada pela dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel! Amei conhecer esse livro, não era uma obra do meu conhecimento e a trama me chamou demais a atenção! Lucas parece ser um escritor muito bom, orgulho desses brasileiros ganhando espaço !

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gosto muito de distopias, adoro ler a criatividade sobre o mundo reconstruído pelos autores !
    Sua resenha ficou ótima e muito me deixou interessada e feliz por ser nacional.
    Já salvei e espero logo ler o ebook ! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Raquel!Como o autor é novinho, néh?
    Eu não conhecia esse livro e apesar da resenha ter ficado curtinha eu gostei muito dela, me deixou curiosa para saber como será o desenvolvimento da história e espero conseguir tempo para realizar a leitura dela ainda esse ano.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Confesso que fiquei bem curiosa com a trama e também pelo fato de você ter gostado tanto. É ótimo quando a leitura surpreende e o fim deixa com um gostinho de quero mais! Com certeza irei adicionar a minha lista de livros que preciso ler! Adorei a dica <3

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei bem interessante. Em alguns aspectos, me lembrou um pouco o livro Uma chama entre as cinzas, que eu adorei. Ando um pouco cansada de distopias, porém, essa parece ter um universo interessante e bem construído pelo autor, o que me motiva a ler.
    Gostei da resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eitah, que ideia bacana! Sério, uma distopia digna de avanços científicos, classes sociais e um governo misterioso. Distopias é um dos meus gêneros favoritos dentro da literatura, o que me torna um pouco exigente, haha!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Eu não conhecia esse livro e nem o autor. Confesso que amo literatura nacional, mas faz tempo que parei de ler "distopias" nacionais. E coloco entre aspas, pois a maioria q li, no fundo era romances e o foco sempre ia pra esse lado e isso não me agrada. Não consegui identificar se isso acontece nesse livro pelo que você relata. Achei interessante o plot, apesar de ser comum, e a parte gráfica é bem bacana.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Oi Raquel, sua linda, tudo bem?
    Engraçado hoje mesmo comentei como às vezes sinto falta de ler uma distopia. Achei super diferente esses humanos com coração mecânico e lembrei do seriado The Cem, quando você comentou sobre os selvagens, aqueles que conseguiram sobreviver e estão correndo risco de vida. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu não tinha visto essa resenha até poucos dias atrás, e eu não tenho nem palavras pra falar o quanto eu tô feliz por ter lido ela e o quanto isso me motiva ❤️ Fico muito feliz que tenha gostado de Coração Mecânico!! Muito obrigado pelo carinho 💕

    ResponderExcluir