[Resenha] Minhas meigas criaturas - Elisabete Reis

Hellooo queridos, tudo bem com vocês?! Hoje eu vim trazer mais uma resenha em parceria com a editora Penalux! Preciso dizer que estou gostando muito da parceria, de estar conhecendo novos livros, e com estilos diferentes dos que eu geralmente costumo ler. É como um amigo que me envia livros, e nossa, como eles acertam haha.

Então venha conferir a resenha que me deu uma nostalgia enorme, e que tenho certeza de que você vai sentir também! Aqui falo mais sobre "Minhas meigas criaturas", da autora Elisabete Reis



Minhas meigas criaturas
Autor: Elisabete Reis
País: Brasil
Editora: Penalux
Ano: 2018
Número de páginas: 112

*exemplar cedido pela editora

Neste livro, Elisabete nos conta como ela chegou a ser uma educadora, a decisão de trocar uma escola de música por uma escola normal, e acabar se apaixonando aos poucos em aprender e mais para a frente em educar, e trocar experiências com seus alunos.

O livro não segue a cronologia, mas os capítulos são divididos sobre as coisas que ela viu e vivenciou dentro das escolas por tópicos. Escrito de forma fácil de se entender, ela passa por vários tópicos e situações que marcaram a sua vida, como por exemplo apresentações que seus alunos fizeram, as excursões e os trabalhos em sala de aula. Também nos fala sobre a prova, as pérolas que ela encontra, sobre alunos que colam, ou arranjam uma desculpa para poder faltar, enfim, coisas que imagino que todos devem ter vivenciado, porém do ponto de vista do professor.


Uma das coisas que ela contou, por exemplo, foram as diversas formas criativas que os alunos conseguem criar na hora de colar (escrevendo na sola do sapato, gente!), ou como foi no dia em que todos os alunos levaram seus bichinhos de estimação para apresentarem aos coleguinhas, e um coelhinho acabou escapulindo pela escola! ahhhh foi tão amorzinho de ler!

Pelo relato que ela nos dá, eu imagino que ela seja uma professora que eu adoraria ter aula, e que provavelmente me marcariam com lembranças gostosas. Ela é criativa, e faz o possível para tornar a experiência dos alunos mais memorável dentro da escola.


"Acredito que esse foi o caminho certo, pois descobri que ao ingressar nessa área pude entender que o ideal da educação é, acima de tudo, aprender e principalmente aprender com amor."
Ler este livro me levou para meus próprios momentos na escola, sobre os trabalhos, as apresentações onde toda a classe se unia para fazer algo que deixasse as outras de boca aberta. Os piqueniques que minhas professoras montavam, as aulas fora da sala de aula, dias de festa, de apresentar o trabalho em grupo e se embolar toda, e acabar lendo a cola que tinha nas mãos (eu sempre haha). Enfim, lembranças gostosas que me fazem sorrir e mesmo que pareçam bobas, foram importantes no meu crescimento como pessoa.

Saber do ponto de vista de um educador, todo o trabalho envolvido por trás das minhas memórias, e foi maravilhoso ver de como eles também sempre levam uma parte de nós, assim como levamos uma parte deles conosco. Elisabete escreveu esse livro com tanto carinho, que é impossível você não acabar se sentindo envolvido. Eu adorei muito esse livro!



A edição está também um amor. Com essas crianças, e uma maçã (aquela que você leva para os professores, haha), a diagramação legível e bem espaçada. Achei as folhas um pouco grossas demais, mas não interferiu em nada na leitura.

Dei muita risada em alguns capítulos (na maioria deles), me emocionei em outros, e recomendo muito para todos que queiram mais uma ver voltar aos seus momentos na escola, rir das bobeiras e sentir o coração aquecido.




Nota:
Onde adquirir: Loja Penalux

E ai pessoal, também estão lembrando da época em que vocês frequentavam, ou das coisas que ainda passam na escola? Conta aqui pra gente alguma coisa que você goste de lembrar, mesmo que seja o dia em que você conseguiu gabaritar usando aquela colinha hehe.

Até a próxima, e tenham ótimas leituras!

Beijos,

18 comentários

  1. Ownt! Quanto amor por esse livro!
    Adoro a área da educação! Sério! Sou verdadeiramente apaixonada por esse mundo e por isso me preocupo como as coisas estão andando um tanto difíceis.
    Mas fico feliz por saber de pessoas que se dedicam a ensinar pessoas com amor.
    O amor é um componente indispensável para quem lida com o ensino-aprendizagem.
    Amei esse livro! Amei a capa, a diagramação, o título... Já quero!
    E sua resenha está muito bem feita, além do capricho nas fotos. Parabéns!
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, que fotos lindas, sério eu adorei conferir suas fotos, amei conferir sua opinião sobre o livro mas confesso que não é uma história que me atraia muito, na verdade eu deixarei a dica passar no momentos mas quem sabe mais há frente eu mude de opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raquel. Eu não conhecia o livro e gostei de ver um pouco sobre ele através da tura resenha. Parece ser uma boa leitura, mas não o leria por agora, mas futuramente, talvez. Achei as suas fotos muito bonitas.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Raquel

    Que legal saber que a parceria tem sido um sucesso e te surpreendido com livros inesperados, isso é ótimo! Esse não conhecia mas pelo que vc conta deve ser daqueles que inevitavelmente nos remete à infância, ah ando com tanta saudade.
    Gostei da abordagem e acho que leria, é diferente, fora da minha zona de conforto e acho que pode me surpreender tb

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, este é aquele tipo de leitura que a gente torce o nariz quando nos falam dela, mas depois que a gente começa a ler, é tão gostosa que não dá vontade de parar, ainda mais quando nos remete a nossa infância, adorei a dica e se tiver a oportunidade, com certeza irei ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Ah parece ser um livro bem fofo! Claro deve ter as dificuldades da profissão, mas se gosta do que se faz deve ter ótimas cenas desta trajetória.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Oi raquel, não conheço o livro, e apesar das palavras elogiosas e do livro parecer bom e gostoso, não encheu meus olhos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi, Raquel!
    Eu nunca li nada dessa editora, mas tenho muita vontade, pois leio muitos elogios para suas obras. Fiquei muito contente por ter lido suas impressões e por ver que o livro te fez viajar para o seu passado. Eu gostei muito da premissa desse livro e vou anotar a dica dessa leitura, tenho certeza que ela vai agradar muito e me fazer refletir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Caramba, eu amei essa indicação desde o início. É interessante achar um livro por esse ponto de vista, não apenas como alguém que foi aluna, mas alguém que é do mesmo lado da autora: a professora. Tenho certeza que vou me identificar com muitas coisas e não vejo a hora de ler!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel, Nunca havia visto a obra, mas parece ser uma leitura bem fofa.
    Confesso que não é o tipo de livro que me desperta tanto o interesse, mas gostei de conhecer a sua opinião através da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    É sempre bom quando nos aventuramos lendo algo que não estamos acostumados e a leitura nos surpreende de maneira positiva. Achei interessante o livro ter feito você relembrar dos tempos da escola, mas te permitindo ver a perspectiva da professora.
    Confesso que não é uma leitura que me atraia muito, pois foge bastante do meu estilo. Mas fico feliz que tenha gostado e adorei ler sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que bacana saber que a parceira tem lhe proporcionado leituras boas e diferentes. Esse livro parece ser uma delícia de se ler, com esses causos vividos na escola, deve mesmo trazer muita nostalgia.

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu gosto de folhas mais grossas que o normal! Rs... Mas ao mesmo tempo me sinto culpada por terem usado mais árvores que o necessário... Hehe... Achei bem interessante esse livro, admiro muito os professores, mais ainda se forem como a autora, do tipo que se esforça para proporcionar uma ótima experiência aos alunos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Raquel, não conhecia esse livro, mas achei bacana a autora trazer suas experiencias como professora *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esta editora, mas gostei do livro apesar de não uma historia tão habitual na minha estante, acredito que vale a proposta.
    Que seleção de imagens fofas :) - quero tudo

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu gostei da sua resenha, ficou objetiva e bem escrita. Eu (Yvens) não conhecia esse livro, mas conheço alguns trabalhos/publicações da editora Penalux. Vou indicar esses livros para as colaboradoras da Saga.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Acho que se eu lesse também ficaria nostálgica, pois mesmo não sendo frenquente, em alguns momentos sinto falta do ambiente escolar. Além disso, esse livro parece que terá uns cenas bem engraçadas, estou empolgada para conferir.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    eu não conhecia esse livro, e achei mega bacana a proposta do livro, principalmente pelas lembranças que a obra te trouxe! Acho que o mais importante em uma leitura é justamente essa, fazer com o leitor consiga reviver histórias e ter grandes emoções. Leria facilmente!

    beijinhos,

    ResponderExcluir