[Resenha] Ruínas de Gorlan (Rangers #01) - John Flanagan



Olá queridos, como é que vocês vão? Sabe aquele livro que você morre de curiosidade de ler porque além de ser o seu gênero favorito, ainda é sobre arqueiros?! Mas também é aquele livro que você não quer começar a ler sem antes saber sobre porque tem muitos (muitos mesmo) livros na série? Bom, eu finalmente encontrei um amigo que adora a série, e por indicação dele, finalmente peguei ele para ler. E agora eu venho trazer para vocês a resenha do primeiro livro da série "Rangers - Ordem dos arqueiros", as Ruínas de Gorlan.


Nota:


Will é um dos órfãos que perderam seus pais durante a guerra contra Morgarath, e foram acolhidos no castelo de Redmont pelo barão Arald. Ele é pequeno, não possui um sobrenome, e a única coisa que sabe sobre seu pai é que ele foi um herói de guerra. Por esse motivo, Will sonha em entrar na Escola de Guerra, e se tornar um cavaleiro como pensa que seu pai também foi. Sendo protegidos do barão, eles têm o privilégio de se candidatarem no "Dia da escolha" e esperar que tenham as aptidões necessárias para o ofício. Infelizmente, não acontece como Will esperava, e ele não é aceito na Escola de Guerra por ter o porte pequeno e pouca habilidade com espadas.

No entanto, Halt, o mestre dos arqueiros vê no garoto um potencial nato para fazer parte da Ordem dos Arqueiros, tornando-o seu aprendiz. Os arqueiros do rei são muito misteriosos e soturnos, e todos temem sua Ordem, insinuando inclusive que eles usam magia e sempre que podem, os evitam. Will a princípio também não aceita muito bem o fato de ter se tornado um aprendiz de arqueiro, especialmente porque Halt é um homem de poucas palavras, rígido e com pouco humor. 




"Era uma sensação agradável, de estar no lugar certo, como se, de alguma forma, ele tivesse chegado à sua casa pela primeira vez na vida."
Esse é o primeiro livro de uma série de 12, e aqui começamos a ser apresentados aos personagens e á história do seu mundo. Apesar de Morgarath ter sido derrotado, ele apenas foi exilado para além das terras do reino, e como todo bom vilão, está apenas esperando pelo momento da vingança, alimentando seu antigo ódio. E ele mal pode esperar para começar. 

Uma das coisas que eu mais gostei, foi poder ver os arqueiros com destaque. Geralmente nos grandes livros de fantasia, o herói é aquele cavaleiro em sua armadura, montado em seu cavalo com a espada em punho. Eu particularmente amo arqueiros (em rpg sempre é minha classe hahaha), e foi fantástico ler como é o treinamento para se tornar um, e que é tão ou mais árduo quanto o de um cavaleiro. Também seus princípios, seu estilo de vida simples, suas peculiaridades (como você ser o único capaz de montar no seu cavalo, a menos que você permita, rs), fiquei impressionada e já estava querendo me candidatar a ser aprendiz também!




Os personagens são bastante cativantes. Will é um garoto que se sente desamparado pela vida, mas conforme o livro passa ele acaba encontrando-se na arquearia, algo que jamais havia imaginado. Halt é um personagem que a princípio, parece ser muito ríspido. Mas conforme a história avança, vamos vendo outro lado dele, como a preocupação que ele começa a ter pelo seu aprendiz, além de ser um arqueiro excepcional, sem dúvidas (quero muito ver ele em ação). 

Além deles, também somos apresentados a Horace, um dos órfãos que morou com Will no castelo. Ao contrário do jovem arqueiro, Horace é alto e forte, exatamente o modelo de cavaleiro e entra sem problema algum para a Escola de Guerra. Ele e Will não começam se dando bem, mas acontecimentos futuros acabam tornando-os melhores amigos. Os outros órfãos também são apresentados e cada um vai para um ofício diferente, mas por enquanto foram poucas as aparições. Outro personagem que eu gostei muito foi o antigo aprendiz de Halt, o arqueiro Gillian. Ao contrário do antigo mestre, ele é bem espirituoso e de bem com a vida, mas não quer dizer que não seja feroz quando é preciso. Além disso, ele é o único arqueiro que consegue usar a espada tão bem quanto seu arco.




John tem uma escrita muito simples e não se prende muito a descrições, já que originalmente o livro foi feito para seu filho, e mostrar a ele que até mesmo as pessoas pequenas podem sim se tornarem grandes heróis. Porém a falta de descrição não me incomodou em momento algum, muito pelo contrário. A forma fluída e dinâmica do autor fez o livro voar e terminou assim, em um piscar de olhos. O primeiro livro termina de uma forma que você já entra em desespero procurando o segundo pra poder continuar e saber o que acontece hahaha. Sinceramente acho que o único motivo por eu não ter pego esse livro antes é pelo número de volumes (12 é um número um pouco intimidante, rs).

A diagramação é ótima, com folhas amareladas, uma fonte grandinha até, e não é um livro muito longo, mas cumpriu o seu papel de deixar muita curiosidade e perguntas sem respostas para o próximo livro! Só posso dizer que estou querendo mais desse mundo dos arqueiros, e vocês? Já leram? Estão com vontade de ler também? Deixo aqui a minha recomendação para vocês, ele é uma fantasia bem gostosa e divertida de ler, que abrange muitas lições de vida, e fala sobre amizade, sobre respeito, sobre como usar o que você acha que pode ser um defeito seu a seu favor, como ser pequeno, ágil e furtivo pode dar um grande arqueiro.


Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos




22 comentários

  1. Melhor livro da vida, minha série favorita de livros, e levo cmg cada momento que saboreie lendo cada página, resenha tiro até um sorriso e a vontade de reler, e sim Halt eah uma boa pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que livro, deu vontade de ler!!! Ja anotei aqui pra minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem interessante, adorei a resenha. bjs

    ResponderExcluir
  4. bom dia, como vai?
    Comfesso que ainda nao conhecia esse livro
    mas gostei bastante da sua resenha

    ResponderExcluir
  5. Não li esse livro ainda e confesso que o gênero não é dos meus favoritos! Mas, sobre a tua resenha, parabéns, muito bem escrita! Adorei!

    ResponderExcluir
  6. nossa resenha detalhada em detalhes ,ja vou colocar na minha lista ,demais esse livro

    ResponderExcluir
  7. Nao conhecia esse livro nao
    Sempre arrasa nas resenhas

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros assim! Capa super bacana e vc como sempre arrasando nas resenhas literarias!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Eu gosto de livros de guerra. Obrigada pela dica de leitura =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não é meu estilo de leitura, mas parece ser um ótimo, livro para quem curte.

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Gostei muito do livro,adoraria ler pois ele bem interessante e com certeza muito bom, adorei a dica,bjs.

    ResponderExcluir
  12. Sou suspeita porque eu amo esse universo e tudo o que o autor lançou depois dessa série.
    Pra te animar, agora no segundo semestre o 13 livro será publicado =D
    Espero que curta bastante a leitura *_* AMO HALT

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. sou louca pra ler esse livro
    amo ficção e ja anotei aqui sua sugestão
    ja li varias resenhas desse livro e to bem curiosa depois de ler a sua

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, achei a história interessante, gosto de folhas amareladas, gostei da sua resenha

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante, é bem meu tipo de leitura, vou guardar o nome, em breve compro pra eu ler!
    Bjs (•‿•) ❤️

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus, nunca tinha ouvido falar, mas já amei essa história! Sou super apaixonada por histórias de guerreiros, arqueiros e enfim, medievais! Vai entrar pra listinha! HAha obrigada <3

    ResponderExcluir
  17. Li o primeiro livro da série e gostei bastante. Pretendo ler os outros em breve.

    ResponderExcluir
  18. Olá Raquel! Tudo bem?

    Eu tinha visto esse livro uma vez quando eu estava na escola, um menino da minha sala estava lendo, e eu tinha perguntado para ele se era bom, olhar dele quase me fuzilou (hahaha), agora eu sei o porque ele está tão concentrado na leitura, realmente é muito bom. Maravilhosa resenha, vou colocar na minha lista.

    Bjs ♥
    http://nossoencantobl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu não sou de ler.Mas aprecio algumas coisas sim!boa Resenha.

    ResponderExcluir
  20. Me pareceu um livro intrigante, deixando perguntas no ar, irei colocar na minha listinha de leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Bom dia,n conhecia esse livro, mas parece mto legal

    ResponderExcluir
  22. Muito bom quando o livro físico combina com a história escrita...
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir