[Leitor Curioso] 7 coisas sobre Lewis Carroll que talvez você não saiba


Ahhh como eu estava feliz quando sugeri fazer essa postagem! Vocês nem fazem ideia do quanto!

A primeira vez que eu li o texto integral da Alice foi na época em que estavam lançando o filme da disney, naquela edição de capa dura amarelinha da Zahar (que tenho até hoje <3), e ahh... eu simplesmente fiquei apaixonada! Mais do que eu já era com aquele desenho haha.

Desde então, eu nutro um amor incondicional por essa história maravilhosa, sem pé e nem cabeça. E poder vir aqui e falar um pouco mais sobre a mente por trás desse livro é... incrível. Eu gosto muito dessas colunas, já que aprendo junto com vocês um pouco mais sobre os escritores, hehe

Então segue para baixo e veja algumas curiosidades que separamos para vocês sobre Lewis Carroll.

1 - Como se chama Lewis Carroll?

Como muitos autores, ele também não usava seu nome de batismo: Charles Lutwidge Dodgson. Ele adotou esse pseudônimo por sugestão do editor da revista (The Train) em que ele fez suas primeiras publicações, e apesar de parecer que os dois nomes não possuem nada em comum, isso não é verdade. O autor o criou ao traduzir "Charles Lutwidge" para o latim (Ludovicus Carolus), e então de volta para o inglês, surgindo assim o famoso Lewis Carroll.

2 - Um escritor que não gostava de literatura.

Isso mesmo, ao menos na escola! Ele não gostava muito de literatura, e muito menos gramática. A sua praia mesmo era a matemática! Ele gostava tanto do assunto que inclusive deixava aqui e ali alguns problemas que envolviam cálculos dentro dos livros que escreveu.

3 - Alice no país dos improvisos

Seu famoso romance, Alice no país das maravilhas" foi, na verdade, um enorme improviso! Em um passeio de barco com as três irmãs Liddell, ele inventou uma história para entreter as meninas. Queria eu saber improvisar desse jeito! haha

4 - Alice na realidade!

A inspiração para a personagem principal de suas aventuras era a filha do meio de Henry Liddell, Alice Liddell. Ela era a favorita dele dentre as três irmãs, e ele tinha um grande apreço pela pequena.
Alice Liddell - Foto retirada do site Wikipedia

5 - Gato de queijo?

Por falar em inspirações, ouçam só a do gato! Ele foi inspirado nos moldes de queijo do condado de Cheshire, um lugar muito rico em produzir laticínios, na Inglaterra. Lá, a frase "to grin like a Cheshire cat" era uma expressão bastante utilizada, e segundo o dicionário da Porto Editora, significava "rir tolamente, a propósito de tudo e de nada", e o molde do queijo em forma de gato era sorridente, assim como o nosso Gato de Cheshire, não é mesmo?

6 - Escreve, escreve, escreve.

Lewis escreveu 11 livros de matemática e 12 obras de ficção. Além disso, ele escrevia muitas cartas. Muitas mesmo! Ele escrevia uma média de 2.000 cartas por ano (que loucura!), e muitas vezes ele gostava de escrevê-las de trás para frente, obrigando o leitor da carta a utilizar um espelho para conseguir ler seu conteúdo. Imagine só! haha

7 - muito mais do que só escrever

Ele também usava da sua grande criatividade para tornar a experiência do leitor mais agradável, criando diversos dispositivos. Um desses aparelhos, por exemplo, auxiliava os doentes a lerem deitados, enquanto outro tornava a leitura no escuro mais fácil.

Fontes
http://www.laparola.com.br/curiosidades-alice-e-lewis-carroll
http://www.lpm-blog.com.br/?p=26977
https://bsp.org.br/2013/01/14/5-curiosidades-sobre-lewis-carroll-e-sua-alice/
Vocês já sabiam dessas coisas? Para mim foi uma enorme surpresa! E também muito divertido, haha. Tem algum autor que vocês gostariam de conhecer? Comentem aqui com a gente! E se gostam de conteúdos assim, não esqueçam de seguir o blog e assinar a nossa newsletter para ser avisado assim que sair alguma novidade em primeira mão!

Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos, 

7 comentários

  1. Ele foi sensacional não é mesmo?
    Tem muita gente que vê Alice de verdade e diz que eu tenho semelhança com ela quando pequena ahahahaha e ás vezes olho e acho que tinha mesmo

    ResponderExcluir
  2. Também amo descobrir mais sobre os autores, sempre aprendemos um pouco! Essa de forçar o leitor a usar um espelho é demais, imagina o trabalho que ele tinha? Ou nem tanto, pra quem desenvolveu um dos contos mais famosos da minha infância acredito que o difícil não era nada kkkkkk
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  3. Ah,que legal esse post.
    Nunca li nada do autor,mas gostei muito de conhecer um pouco dele.
    Sempre gosto de posts com curiosidades de autores,então fiquei encantada com o seu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É haja imaginação par um simples passeio!!! Eu não sou muito fade alixe, nas não tem como negar sua imporimport literária
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá, amei descobrir essas curiosidades sobre o autor, inclusive nem imaginava que ele usava um pseudônimo.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Raquel, tudo bem?
    Que post maravilhoso foi esse menina?
    Amei as curiosidades que você trouxe e confesso que já achava que a sua inspiração para Alice vinha de uma de duas filhas. Espero mais posts assim em breve
    AMei
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel, sua linda, tudo bem?
    Eu fiquei impressionada com a forma como a história surgiu. Quantas dessas não temos pelo mundo que poderiam se tornar um clássico também? Adorei conhecer mais da vida do autor. Traga outros.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir