[Leitor Curioso] 9 Fatos sobre Aldous Huxley


Olá queridos, como estão?

Hoje é aniversario de 124 anos de Aldous Huxley o autor do clássico mundialmente conhecido "Admirável mundo novo". Por conta disso resolvermos trazer algumas curiosidades da vida e obra do autor, então chega junto e vem saciar sua curiosidade!



Carreira em Holywood

Aldous Huxley tentou carreira no cinema mas não teve sucesso. O autor escreveu textos para "Alice no País das Maravilhas" mas foi rejeitado pelo Walt Disney por seus texto serem muito complexos e intelectuais para a animação.

Uso de LSD

Huxley apoiava o uso responsável do LSD pois acreditava que era um meio catalisar os processos mentais do individuo e uma forma de atingir o ápice da condição humana. Inclusive seu ultimo pedido antes de morrer foi que dessem a ele uma dose de LSD.

Outros trabalhos

Apesar de ser conhecido pelo livro "Admirável mundo novo", Hucley também fazia outros trabalho como editar a revista Oxford Poetry e, publicou contos, poesias, literatura de viagem e guias de filmes. Durante os anos 1920, Huxley escreveu artigos para algumas revistas, como a Vogue, a Vanity Fair e a House and Garden. Além disso, nas décadas posteriores, o autor trabalhou como roteirista, colaborando em vários projetos. 

Admirável Mundo Novo

A obra prima do autor foi escrita em quatro meses no ano de 1931. Os temas que Huxley aborda eram devidos a suas preocupações ideológicas como a liberdade individual e autoritarismo do Estado.

Homenagem da banda

A banda The Doors foi nomeada em homenagem ao livro de Huxley, The Doors of Perception — editado no Brasil como As Portas da Percepção e Céu e inferno pela Biblioteca Azul -, no qual o autor descreve suas expectativas e as sensações do uso de mescalina.

Origem intelectual

Aldous nasceu em uma família muito intelectual. Seu avô era um famoso biólogo que apoiava as teorias de Darwin, seu pai era escritor e dirigia uma revista, sua mãe foi uma das primeiras mulheres a estudar em Oxford e seu irmão era um famoso divulgador cientifico.

Viajar por Hobbie

Uma das paixões de Huxley era viajar. Conheceu Tunisia, Singapura, Burma, Malasia, Filipinas, China, Japão, Estados Unidos, Caribe, Guatemala, Honduras, México, Egito, Palestina.. E como escritor, claro que usou muitas dessas viagens como inspiração para suas obras.

Dia da morte

Aldous Huxley morreu em 22 de Novembro de 1963, com 63 anos. No mesmo dia o presidente John F. Kennedy foi assassinado, tal fato foi muito comentado e acabou que a mídia da época não deu tanta atenção a morte do autor. 

Misticismo

Uma das características mais marcantes de sua obra e de sua vida em geral foi seu interesse pelo misticismo . No início, quando ele publicou seus primeiros livros, ele não estava muito interessado, mas pouco a pouco o atraía cada vez mais até que ele se tornasse uma de suas prioridades. Huxley tinha especial interesse em espiritualidade e filosofia hindu, lendo a literatura mística da Índia.




Espero que tenham gostado dessas curiosidades que separamos pra vocês, Já conheciam alguma delas? 
"Admirável mundo novo" Esta na minha lista de clássicos para se ler em 2018 e espero ler em breve! Vocês já leram?

Se você gostou no post e quer ficar por dentro das novidades, assine nossa NewsLetter e siga o blog.

Um até logo e beijos de luz!


Um comentário

  1. Eu já li Admirável Mundo Novo e claro o autor é genial. Eu fiquei meio chateada com a forma que ele conduziu a narrativa em alguns aspectos, mas recomendo a leitura para todos porque acredito que todos nós temos uma perspectiva muito pesssoal de leitura para qualquer livro! Gostei muito das curiosidades, não sabia nada do autor, apesar de já ter lido essa obra dele.

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir