[Resenha] O Segredo das Elementares - Murilo Pavan



Olá queridos, como estão?

Hoje venho trazer a resenha desta fantasia que tem elementos que considero super interessantes: bruxas e viagens no tempo.

O livro foi cedido em parceria com a editora Xeque- Matte e confesso que estava bem empolgada com essa leitura, então vamos sem demora pra resenha!

Sinopse

Doze Bruxas são ameaçadas depois da morte de sua líder. O mundo que elas conheciam até então, não é mais seguro, nem nenhum outro em todo o cosmos. Após dois anos fugindo, o portal foi aberto mais uma vez e os seres mágicos precisam correr para salvar as pessoas que mais amam. Helena é uma bruxa elementar, ela é jovem e destemida, tornou-se responsável por juntar todas as outras da mesma linhagem. Nessa aventura cheia de emoção, terá que vencer as dificuldades e tornar as circunstâncias a seu favor para que a ordem e a paz voltem ao seu mundo.




O livro começa com a apresentação de Helena, nossa protagonista e também narradora da história, ela esta presenciando o julgamento de Iris, que foi acusada de bruxaria e condenada a morrer queimada em praça publica. Seria trágico se Iris tivesse tal fim mas não, com a ajuda de Helena ela recupera seu corpo das queimaduras quase instantaneamente e fogem do vilarejo.

Até aqui, tudo parece bem interessante, até ficar confuso e eu me pegar olhando para as páginas do livro com cara de "Alguém me explica o que ta rolando aqui?!" e isso me causou um certo desinteresse pela leitura inicialmente, porém continuando a leitura consegui encaixar cada peça em seu lugar e tentar explicar esse enredo recheado de elementos fantásticos.




No reino de Óreo, bruxas viviam em harmonia com o universo e outros seres mágicos. Estas bruxas eram separadas por cinco castas: aguá, fogo, terra, ar e tempo onde de tempos em tempos a rainha fazia uma seleção de 2 bruxas de cada casta para treiná-las e torná-las elementares (guardiãs do Secrets de suas castas).

Helena é uma bruxa da casta do Tempo, e mesmo contra a vontade é escolhida para ser uma elementar, logo de inicio mostra seu potencial e chama a atenção de muitos olhos, incluindo Victor, um sacerdote do castelo.

Tudo parecia bem, até a rainha ser traída e assassinada pelo inimigo. Um reino em perfeita harmonia cai em desordem e destruição e a única alternativa que Helena e as outras encontram é fugir para a Terra através de um portal e se separar, já que elas e seus secrets são o alvo principal do inimigo.



Helena é uma bruxa que consegue viajar pelo tempo e dessa forma vai deixando cada uma das elementares em uma época diferente. Após um tempo existe a possibilidade de abrir um portal para Óreo e as elementares irão tentar voltar para seu reino, o problema é que não são apenas elas que querem voltar e o inimigo já esta a espreita e sempre a um passo a frente.

Uma batalha é esperada o que poderá mudar o destino de Helena, profecias são anunciadas, sacrifícios terão que ser feitos e Helena e as outras precisaram da ajuda de todos que puderem se juntar a causa para terem a chance de vencer o mal.



Uma coisa que amei neste livro foram os personagens, eles são tão carismáticos que dá vontade de ter um livro de cada um deles, contando suas origens e histórias individualmente o que não pôde ser feito no livro pois o foco foi unicamente para Helena.

Por falar nela, preciso dizer que ela amadureceu muito durante o decorrer da narrativa, existe muita expectativa sobre ela e a moça consegue lidar com isso tomando decisões sensatas e pensando no próximo e o melhor de tudo: focada no objetivo final. 

Alguns personagens senti falta de uma descrição mais detalhada de suas aparências e outros quase não apareceram na trama e isso me incomodou um pouco já que o livro tem tantos personagens.


A história das elementares é bem interessante, o Murilo soube desenvolver um enredo bem criativo, com elementos que chamam a atenção, principalmente a minha que amo bruxas, seres misticos e batalhas haha.

Porém, a sequencia escolhida para contar a história não funcionou pra mim atrapalhou um pouco no entendimento da trama, que apesar de ser interessante foi bem confusa no inicio por não seguir uma linha cronológica dos fatos. Muitas das vezes eu não sabia se estava lendo um acontecimento do presente ou passado, e isso me deixou perdida. 

Apesar disso, devo dizer que a ideia do livro é maravilhosa, o Murilo utilizou muitos seres mitológicos e latim nos feitiços que deu todo um charme na narrativa que é fluida e de simples entendimento. 


Foi uma leitura lenta e confusa no começo, mas assim que consegui me achar foi uma aventura muito gostosa de acompanhar, o Murilo criou um mundo magico lindo e re-caracterizou o que temos em mente de como são bruxas. Em "O Segredo das Elementares" se encontra um bom romance mas que não acaba sendo só isso, o foco principal é na busca por um mundo livre das trevas e isso vem acompanhado de amadurecimento, e uma lição valiosa sobre confiança e amizade.

O final foi um super ponto positivo, pois o autor conseguiu finalizar todas as pontas soltas e ainda nos deixar apreensivos pelo próximo volume que promete trazer uma visão completamente diferente da protagonista.


Este é o primeiro livro da Dulogia Secret, a edição está linda, logo de cara me apaixonei pela capa e o capricho que a Xeque-matte teve com o livro, a fonte é de tamanho bom, cada inicio de capitulo tem uma ilustração do castelo e não encontrei erros, simplesmente linda!

Eu recomendo a leitura deste livro para quem ama fantasia e quer se aventurar em uma completa, com direito a bruxas e outras criaturas magicas, viagens no tempo, batalhas, amor proibido, profecias e feitiços e ainda se deliciar com personagens super carismáticos.

Nota:

Adquira:




Espero que tenham gostado  da dica de hoje, leriam o livro? Me contem nos comentários.

Se gostou e quer ficar por dentro das novidades do blog, assine nossa NewsLetter e siga o blog e nossas redes sociais!

Um até logo e beijos de luz!

18 comentários

  1. Tudo bem?
    Também li esse livro.
    Gostei bastante, fazia um tempo que eu não lia um nacional assim.

    Essa capa está divida.

    Beijos

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ritch

    Que pena que teve esse começo cheio de altos e baixos pra ti, complicado quando o livro começa confuso, às vezes a gente perde a vontade de ler por conta da trama ser mal conduzida, menos mal que no final houveram acertos também. Eu adoro esse tema de bruxas, li livros muito bons envolvendo esses seres e me divirto um monte, achei a premissa desse mais que interessante e a capa é um arraso. Quem sabe se surgir a oportunidade ainda me arrisco em conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia esse livro, mas estou apaixonada! Não sei se pelas fotos ou pela resenha em si. De verdade, eu estou muito curiosa para ler esse livro, a história parece ser fascinante!!
    Só fiquei meio desapontada em relação aos altos e baixos que você mencionou, mas mesmo assim pretendo dar uma chance. Com certeza esse livro irá para minha lista ^^

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Rit!
    Que resenha encantadora. Amei conhecer um pouquinho desse livro. Achei a premissa super interessante e me peguei com vontade lê-lo também. Amo histórias de bruxas, assassinatos e viagens no tempo e sei que me agradaria muito com essa leitura. Fico ainda mais empolgada por saber que é um nacional.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. genteeeeeee que vontade que me deu de ler esse livro, adoreeeeeei!!!! As fotos são lindas, o que você escreveu também é maravilhoso, ai não sei lidar!

    Eu ando conhecendo muitos nacionais, mas esse ainda não conhecia e quero muito ler, que capa maravilhosa, nem sei o que falar, to empolgada kkkk

    ResponderExcluir
  6. Tenho que dizer: estou apaixonada por completo pelas suas fotos, nossa, fiquei babando nelas aqui agora. Estão incríveis. Quanto a sua resenha eu adorei também, soube desenvolver muito bem sua resenha e eu fiquei encantada. e apesar de não ser meu tipo de leitura em nada eu fiquei levemente curiosa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto bastante dessa ambientação e adorei a premissa do livro, ainda não conhecia e gostei muito desse primeiro volume. A sua resenha está maravilhosa, você me deixou muito curiosa e espero poder ler os dois livros, parece mesmo ser uma leitura bem gostosa.

    ResponderExcluir
  8. O Ritch, tudo bem? Eu sempre tive um fascínio enorme por histórias com bruxas e feiticeiras, todo esse mundo de mistério envolvendo as fontes mágicas e os seus poderes, me fizeram perder horas de sono lendo sobre isso nos livros da escola. Espero ter a oportunidade de ler esse livro, amei a sua resenha!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  9. Amo fantasia, amo bruxas e amo viagens no tempo, mas não fiquei com vontade de ler. Fico muito irritada quando uma narrativa me deixa confusa, e isso de não ficar claro quando é presente ou quando é passado ia me deixar maluca. Prefiro passar a dica dessa vez, embora me pareça uma história ótima.

    ResponderExcluir
  10. Falou em viagem no tempo já me interessei.
    ainda mais fantasia com seres tão incríveis como as bruxas. Só que senti que tbm me incomodaria um pouco com a narrativa.
    Mas por ter elementos que eu gosto, daria uma chance sim e espero conseguir fazer isso futuramente =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Não costumo ler muitos livros com seres sobrenaturais, mas esse chamou atenção por essa resenha completíssima e também por essas fotos maravilindas, Ritch. Eu acabei de perceber que leio livros de fantasia, mas nunca li com bruxas e outras criaturas mágicas.

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  12. Falou de viagem no tempo eu já fico com as orelhas em pé rsrs, adoro. Então fiquei bem curiosa para conhecer o reino de Óreo e os personagens carismáticos que vivem nele. Então mesmo com sua ressalva sobre a sequencia escolhida eu vou anotar a dica, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Eu amo livros com esse enredo de seres sobrenaturais, esse livro me chamou muito a atenção, seus comentários sobre o livro me deixaram muito empolgada e com certeza vou ler, já está na minha lista de desejados.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Nossa ta aí um ponto que me faz realmente não gostar muito do livro: ordem cronológica errada. Poucos autores conseguem fazer com que isso fique fácil de entender, e quando me perco fico propensa a desistir do livro rs. Uma pena mesmo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  15. Ual! Eu simplesmente amei a trama, amo de todo o coração histórias fantásticas e fiquei ainda mais feliz em ver que é um livro nacional! Estou beeeem curiosa para realizar a leitura!

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa muito interessante. Adoro fantasias e essa parece ser bem o estilo que eu leria. Só achei ruim saber que em alguns momentos a trama se torna um pouco confusa, porque isso é algo que me incomoda muito em uma leitura.
    No entanto, adorei sua resenha e ainda daria uma chance para o livro pelo fato de ter uma premissa bem interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas, por amar fantasia e bruxas, fiquei instantaneamente interessada em fazer essa leitura, quando a sinopse. Claro que foi uma baita decepção saber que o livro fica confuso e que o leitor fica com essa sensação de "o que está acontecendo aqui". No entanto, saber que o livro melhora e que os personagens te agradaram, me deixou intrigada e acho que esse livro merece uma chance.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Em geral eu gosto quando há uma mistura de passado e presente, mas o autores precisa ter cuidado, do contrário ficamos confusos mesmo.
    Bjos Rose

    ResponderExcluir