[Projeto mais amor em 2018] Resenha A marquesa - Nahra Mestre

Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Estamos aqui para mais uma edição do projeto de romance "Mais amor em 2018", onde eu e a Vivi do blog Resenhas da Viviane nos propusemos a ler romances nacionais e trazer a nossa opinião sobre eles. Nós, que não somos entusiastas de romances, pois é. Foi um desafio imposto a nós mesmas hahaha. 

Esse mês eu trago (com um pouco de demora, mil perdão!) a resenha da autora Nahra Mestre que nos cedeu seu livro e confiou em nosso projeto. Muito obrigada querida!


A Marquesa
Autor: Nahra Mestre
Editora: Portal
Ano: 2018
Número de págs: 203
Adicione no skoob

Resumo

Século XIX, na era Vitoriana, a sociedade vivia em uma época em que casamentos arranjados eram normais e um bem maior para a família, assim como as mulheres cuidam do lar e fazem coisas consideradas levianas, como bordar, tocar piano, o que as tornavam damas exemplares. Mas não Sarah.

Inteligente, desbocada, com boa desenvoltura, muito antenada na política e não se intimida com a conversa dos cavalheiros desde criança. Nossa protagonista está prometida já aos 13 anos ao futuro marquês de Bristol, Thomas Hervey, seu primo, e ao conhece-lo pessoalmente, decide que será a esposa perfeita, apoiando no que ele for precisar, inclusive na política, já que ele possui um lugar reservado no parlamento.


Porém, Thomas tem um pensamento bem diferente de sua futura esposa. Com um passado um tanto traumatizante e uma afeição muito grande pela irmã mais velha de Sarah, Ann, ele encara seu casamento como um fardo que terá que suportar, já que também é um desacreditado no amor verdadeiro. Sendo assim, ele não faz esforço algum para conhecer e cortejar Sarah, mas isso não a impede de continuar se esforçando para ganhar seu coração.


Em meio a intrigas familiares, políticas e uma sociedade fofoqueira e machista, será que Sarah vai conseguir chegar ao coração de seu amado? E Thomas, conseguirá manter sua frieza diante dos avanços sutis e ardentes de sua marquesa?



O que eu achei

Primeiro, a vergonha. Esse foi meu primeiro romance de época lido na vida (podem me julgar, haha). Porém, foi o primeiro passo para um amor literário até então desconhecido, e com toda a certeza passarei a ler mais desse gênero. Nahra me conquistou de uma forma arrebatadora, com um casal incrível, personagens super cativantes e um mistério em meio a toda aquela família que me deixou com o queixo caído.

O livro nos remete àquela época que nos parece tão longínqua, mas os pensamentos fora da caixinha de Sarah nos deixam aquele frescor dos dias de hoje. Por falar nisso, eu amei ela. Ela é forte e desinibida, não se importa muito com a opinião da sociedade sobre ela, e deixa isso muito claro ao bater de frente com alguns personagens durante a história, incluindo seu próprio noivo. Mesmo rebelde desse jeito, ela ainda é elegante e delicada quando quer, encantando qualquer um que seja apresentado a ela. É a própria imagem de que ser uma dama não é sinônimo de submissão.

Thomas também é um personagem muito bem construído, e você consegue sentir como ele se encontra esgotado. Cansado de ter que obedecer a tudo o que seu pai quer, especialmente em sua carreira política, já que os dois não possuem os mesmos ideais (embora o pai ainda não saiba disso). Com o casamento, ele fica frustrado e quer afastar qualquer tipo de afeto que possa vir a ter por Sarah, sem ao menos a conhecer direito. Em algumas partes do livro fica bem claro que existe algo em seu passado que o impede de abrir seu coração, mas só ficamos realmente sabendo no final, e olha, foi um baque e tanto. Foi uma reviravolta assim... muito forte.


Quando eles passam a conviver mais juntos, suas vontades começam a entrar em conflito já que Thomas passa a ver que Sarah não é tão ruim como ele pensava, ao mesmo tempo em que ela começa a se chatear com a frieza com que seu marido lhe trata. E ainda assim, como recém casados, é claro que eles precisam mostrar que estão contentes, ou as pessoas começarão a falar. (sabe como é né, nessa época não existia televisão)


Esse casal me foi apaixonante. Acompanhar o crescimento e o amadurecimento deles, os problemas que eles enfrentam e como eles vão se conhecendo, já que se casaram quase que com completos estranhos. Como a Sarah vai aos poucos tentando abrir espaço, enquanto Thomas se sente tão abalado emocionalmente que o faz tomar medidas bem drásticas de vez em quando. A Nahra soube nos deixar presos desde a primeira página, e só me fez soltar lá no final! E ainda fiquei com aquele gostinho de quero mais.


A autora também aborda muitos outros problemas, como o machismo, o preconceito, a frieza da relação familiar e conjugal, alguns que foram um pouco mais trabalhados, outros mais superficiais, porém sempre ali, presente. Ao mesmo tempo ela nos dá um mundo encantado e acolhedor, de mansões luxuosas, belos vestidos e bailes deliciosos e divertidos. É um contraste que casa perfeitamente e cria uma atmosfera incrível.


Eu poderia ficar falando apaixonadamente sobre esse livro até amanhã, mas irei parar por aqui. Afinal, quero que vocês tenham a oportunidade de ir conhecer a história desse casal e se apaixonar como eu. Eu recomendo muito esse romance, e estou bastante ansiosa para ler sua continuação, "A cortesã", que irá ter foco em outro casal, e pelo nome imagino que seja Marie e David. Mal posso esperar!



Link para compra: Amazon | Editora Portal
Tem algum outro romance de época que vocês me recomendem? Me digam nos comentários!

E se você gostou dessa resenha, aproveite e siga nosso blog, e te convido a assinar nossa newsletter para acompanhar todas as nossas novidades em primeira mão!

Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos,

9 comentários

  1. Oi, Raquel,

    Ter uma personagem forte e idealizadora - como a Sarah -, dá um toque a mais no livro.

    Confesso que eu não achei a capa atraente e chamativa, mas o enredo é promissor.

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, eu tambem nunca li romance de epoca hahahaha mas vou começar a investir nesse genero literario, eu ja ouvi falar sobre esse livro, mas confesso que nunca tinha tido interesse em procurar a sinopse, mas eu simplesmente amei,adorei que a autora abordou temas como casamento arranjado, machismo, preconceito, achei muito importante.Adorei tambem o fato deles terem casado quase desconhecidos, pq ai mostra o desenvolvimento da relaçao deles, amadurecimento e como surgiu esse amor entre eles, o livro parece ser maravilhoso, a autora conseguiu focar em problemas daquela epoca, problemas atuais, na familia e no relacionamento dos dois,a sinopse me deixou com um gostinho de quero mais, j amei a resenha !

    ResponderExcluir
  3. e esqueci de falar hahahaha, nao me interessei pelo livro, por conta da capa hahahaha " nunca julgue um livro pela capa", hahahah pois bem, eu julguei, porem vendo a resenha de voces pude perceber o quanto o livro parece ser bom!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro eh lindo!! A escrita da Nahra flui e encanta. Vou retomar a leitura de A Cortesa, mes que vem. Pelo pouco que li, esta incrivel!

    ResponderExcluir
  5. Raquel!
    Delícia, né?
    Me apaixonei também depois que ganhei uns marcadores do livro e quando chegaram, fiquei encantada.
    Agora, depois da sua resenha, quero é poder conferir e acompanhar todo enredo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá Raquel!
    Aah eu curti mto viu... Sou louca pra ler livros da autora.
    Adorei o projeto, vou acompanhar com toda ctz!
    Bsj!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel, estou imensamente feliz de estar participando desse projeto junto com você, principalmente, porque não estamos acostumadas a ler esses romances de época e as vezes fica difícil realizar a leitura mas, você sempre está conversando comigo e me ajudando a continuar firme nesse projeto lindo.
    Dê todos os livros que lemos até agora A Marquesa está como o meu favorito, estou apaixonada por essa história e pretendo ler todos os livros da série.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei a ideia desse projeto e eu já estava de olho nesse livro A um tempinho desde que eu vi a primeira divulgação dele no Instagram fiquei completamente apaixonada por que ele tem cara de ter uma pegada de romance de época bem interessante

    ResponderExcluir