[Resenha] Ladrão de Sonhos, a Fabula de Lincon Walter - Sidnei Coelho



Olá queridos, como estão? Aqui ta um friozinho gostoso que dá vontade de não sair debaixo das cobertas haha..

A resenha de hoje é de um livro nacional que eu estava bem empolgada pela leitura, o Sidnei Coelho nos cedeu um de seus exemplares para podermos trazer a resenha pra vocês, então simbora!

Sinopse

Ele nasceu predestinado a fazer coisas grandiosas e de fato a sua juventude foi muito promissora. Mas eventos inesperados transformaram o jovem talentoso em um homem vazio e esquecido.
Dezessete anos se passaram, quando ele descobriu um poder tão sombrio que transformou uma cidade inteira em um lugar de trevas e solidão.
Mas um encontro inesperado mudou tudo o que ele pensava sobre a vida e essa pessoa se tornou a única esperança de todas as vidas que ele destruiu.



Quem aqui tem sonhos? Acho que todo mundo durante o dia para pra planejar, pensar ou ver como anda o processo de algo que queremos muito. Parando pra pensar, os sonhos são o que nos mantém batalhando na vida para chegar em algum lugar melhor. Pode ser do mais simples ao mais elaborado, sonhos são a coisa mais maravilhosa que conseguimos fazer antes de realmente arregaçar as mangas e partir pra ação. E é sobre isso que o livro trata.

Lincon Walter é um prodígio desde que se conhece por gente, todas as atividades que ele dispõe a fazer, faz com excelência, ele é o que chamamos de visionário. Na escola, fundou um grupo de estudos para ajudar outros estudantes, na vida social é requisitado em eventos de extrema importância, nos esportes é tão bom quanto atletas olímpicos. Tudo na vida de Lincon parece perfeito inclusive sua namorada que é filha do prefeito da cidade.

Seus irmão também são pessoas extremamente talentosas, o mais novo gostaria de estudar direito e ajudar as pessoas com seus problemas, e a irmã gostaria de ajudar as pessoas a se compreenderem usando a astronomia.

"- Quando você rouba um sonho, você aprisiona também sua alma e a pessoa nunca mais viverá em paz, pois lhe faltará algo importante, faltará o elo. Você não rouba somente um sonho, você rouba a vida."

Sem rodeio vamos sendo apresentados aos feitos do protagonista que tem uma ideia visionaria e criativa, e para que se torne real, se junta com mais três amigos e elaboram o projeto que promete mudar a vida de alguns profissionais.

Em meio a tantos holofotes Lincon acaba perdendo o foco de sua vida e mesmo com os avisos de sua irmã, o rapaz vai se enrolando na sua própria rede de atividades. É quando algo inesperado acontece e Lincon não sabe como lidar e acaba fugindo de tudo e todos e se isolando, apenas esperando pelo seu fim.

Em meio a esse período de isolamento, Lincon descobre que tem um dom: O de visitar o sonhos das pessoas. Ele se revolta por ter que ver isso todas as noites pois acha injusto que outras pessoas possam sonhar quando ele já tinha perdido todos os seus. Em um acesso de raiva ele rouba o primeiro sonho, se sentindo poderoso e assim começa sua coleção.

" -Para que alguém iria querer roubar um sonho? Com tanta coisa para roubar no mundo, vai roubar logo algo que não servirá para nada. Se roubasse um doce, mesmo sendo errado, serviria para adoçar sua vida. Se roubasse uma fruta do vizinho, mesmo sendo errado, teria uma aventura para contar. Se ainda roubasse um beijo, mesmo correndo o risco de levar um tapa, talvez, tivesse um amor para conquistar. Mas roubar um sonho? Não serve para nada, por isso, tenho certeza de que você não é um ladrão. "

Em meio aos roubos ele conhece uma personagem que irá se tornar uma barreira para seu lado criminoso mas irá lhe ensinar muito sobre a vida e faze-lo refletir.

Cada encontro desses personagens, vamos perceber a evolução de Lincon e o qual caminho ele irá seguir, se continuará levando as pessoas ao profundo vazio ou se irá usar seu poder para o bem.

Bom preciso confessar pra vocês que eu não costumo ler sinopses de livro, acho que estrega toda a magia haha.. Com esse não foi diferente, eu me apeguei bastante ao título do livro e inventei um enredo na minha cabeça que me esperou até eu abrir o livro. Bom, não foi nada do que eu esperava, na verdade foi bem diferente mas isso não muda o fato de que foi uma ótima leitura. 

Eu estava esperando algo mais fantasioso do que reflexivo então me causou um baque grande inicialmente mas logo depois pude curtir a leitura como se deve ser. A narrativa do autor ajuda muito a adentrar na atmosfera da fabula, é bem fluida e de linguagem simples, você não vai encontrar ele se demorando em descrições excessivas mas irá encontrar diálogos bem elaborados e reflexivos. 

Outro ponto da narrativa foi que muitas vezes me lembrou textos religiosos, e não estou falando que o livro esta cheio de mensagens bíblicas ou coisa parecida. Estou falando nesse dom que as pessoas que escrevem esse tipo de texto tem, que é de conseguir passar muita esperança, amor e empatia nas palavras. Então pode tomar isso como ponto positivo!

Algo que me incomodou bastante durante toda a leitura foi a fonte escolhida, era enorme, com letras garrafais e cheio de pontas nas bordas, isso tornou a leitura menos satisfatória, mais lenta e doía só de olhar haha.. Exageros á parte, não foi uma escolha muito feliz. Em contra partida achei muito fofo as ilustrações que estão espalhadas pelas paginas pois agregam e muito nas situações apresentadas.

Eu gostei muito do tema abordado, pois nos anima a perseguir nossos próprios sonhos, que apesar dos tombos e de ser difícil de levantar, vale a pena o esforço de continuar persistindo. Então se você quer algo, vai lá ele ta te esperando tentar e conseguir!

Se você gosta de fabulas, histórias que te fazem refletir sobre a vida e ações eu recomendo fortemente este livro do Sidnei Coelho, a mensagem que ele trás é muito importante e necessária!

Nota:

Adquira: Amazon

E é isso queridos, espero que tenham gostado da resenha de hoje. Me contem se já leram este livro ou se leriam!

Se gostou do conteúdo, nos siga para ficar por dentro das novidades do blog! Nos siga também nas redes sociais!

Um até logo e beijos de luz!


9 comentários

  1. Oi, Ritchelly,

    A premissa é inovadora e criativa - o que torna possível que seja abstraído da mesma componentes únicos e que podem se aplicar em nossas caminhadas. Então, com esse mero detalhe, é possível enxergar quão rico o livro é.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ritch, tudo bem? Olha, esse é um dos livros do Sidnei que mais estou interessada em ler, apesar de estar demorando tanto mas, o cara tem tantos livros escritos que eu fico perdida...kk
    Eu gostei muito da sua resenha e com toda certeza irei passar esse livro na frente de vários que eu tenho por aqui, fico feliz em saber que a história te agradou.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Nossa, se roubassem meus sonhos de mim estariam realmente roubando minha vida... eu também pela primeira impressão acharia que algo mais fantasioso, mas gosto muito de coisas reflexivas :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ritch, esse livro também me passou a ideia de um livro de fantasia, cheia de grandes aventuras e tals. Bom saber que na verdade não tem muito haver para a gente não construir uma visão equivocada!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  5. Olá Ritchelly!
    Eu não conhecia esse livro ainda, curti bastante, o tema abordado me prendeu atenção já de cara, vou torcer pra conseguir ler me breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Meninas, suas indicações são sempre boas, fico conhecendo vários livros que me deixam com um gostinho de quero mais, eu adoro livros com ilustrações, acho que trás mais riqueza na leitura, e eu gosto desses livros reflexivos sobre a vida, é sempre bom ler algo assim, ainda mais quando este dá pra ser usado em nossas, por meio de uma reflexão ! Ameeei o POST ❤️

    ResponderExcluir
  7. Richt!
    Realmente a pessoa ter um dom, dá a impressão de que seria um livro de ficção, ainda assim, leitura fácil, prazerosa e rápida. Além do mais importante, que é trazer ensinamentos morais, servindo de reflexão a todos nós, e mostrando que nossas escolhas podem trazer consequências grandes.
    Deve ser um bom livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. O que compensa de ilustrações peca em letras garrafais...
    mas parece interessante...
    Confesso que achei uma leve pegada de Zafon? Não sei porque! Lembrei um pouco de Marina!
    Mas não tem nada a ver rsrsrs

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Adorei a proposta dos livros não sei o que eu faria se roubassem meus sonhos de mim afinal eles são as coisas que mais me definem e que me representam

    ResponderExcluir