[Resenha] Sob os olhos do delírio - Fábio de Andrade



Olá queridos! O blog esse ano está cheinho de contos de terror, não é mesmo? Vocês gostam? Ou preferem outros gêneros? Escrevam pra mim nos comentários, a opinião de vocês é muito importante para continuarmos trazendo postagens legais.


Hoje vim mostrar mais um livro incrível, com três contos totalmente diferentes, mas que se baseiam em uma mesma coisa: a insanidade. Hoje venho falar do livro "Sob os olhos do delírio", do Fábio de Andrade.


Sob os olhos do delírio
Autor: Fábio de Andrade
Editora: Amazon
Ano: 2017
Número de págs: 28
Adquira: Amazon | Skoob

*ebook cedido pelo autor

Como o livro se divide em três contos, vou resenhá-los separadamente, e não como um grande conglomerado. Espero que assim facilite para vocês!

O horrível fim de José de Alencar

Vocês gostam daqueles livros antigos, onde a palavra escrita era mais poética? Eu gosto muito, embora eu precise me concentrar mais nesses casos. Neste primeiro conto, um senhor chamado José de Alencar nos relata sobre um episódio de sua vida, em um dia frio e chuvoso, e que foi o seu último.

Tudo começa quando, recebida uma folga do trabalho, ele decide dar uma volta pelas ruas. Durante o seu passeio, ele acaba parando em frente à casa 89, que o intrigou de imediato. A chuva se torna mais densa, mas ele continua ali, parado em frente à porta desgastada e em um impulso levado pela curiosidade, ele abre a porta da casa.

"Escrevo, como fuga... como alívio para meu pensar e minh'alma, que agora estão prestes a sucumbir em tormento ao horror que vivenciei." - pág 9

O ambiente é ainda mais gelado do que a parte externa, e um cheiro pútrido o atinge, revirando seu estômago, e mesmo assim, ele entra. Ela parece desabitada há muito tempo, mas algo o impele, algo o chama ao mesmo tempo em que sua mente grita um alerta de que ele deveria sair de lá o mais rápido possível.

Quando ele, por fim, escuta esse grito, a porta não se abre. Sua única opção é procurar por uma outra saída, ou seguir o barulho que começa a fazer no segundo andar. E o que ele encontra lá tira sua lucidez por completo.

Provavelmente meu resumo não vai ter conseguido passar nem metade do que esse conto me trouxe. Todo aquele suspense, a atmosfera tenebrosa e aquela curiosidade o cutucando, discreta e incessantemente, mesmo sabendo que o fim não pode ser bom. Esse foi o conto que eu mais gostei, mesmo ele sendo o mais grotesco de todos os três.

Em casa

Neste segundo conto, em uma escrita mais formal, mas igualmente eloquente, um homem está eufórico por finalmente encontrar sua esposa, após longos 10 anos. Ele é curtinho, mas foi um conto triste mas muito forte, para mim ao menos.


"Eu não deveria me queixar de nada! Já estávamos há mais de 10 anos sem nos ver e não iria pintar o velho azucrinante lamentando da artrose enquanto a saudade corroía cada milímetro da minha alma" - pág 15

Ele nos mostra tanta vontade de rever a mulher, o medo de ter o lugar que lhe pertencia no coração dela roubado por outro, e o amor que o toma por completo e quase o enlouquece de tanta saudade que sente. Eu não posso me estender muito, porque como o conto é curto, eu acabaria por estraga-lo. 

Obmen-01

Fechando com este último conto, Fábio mais uma vez nos traz um personagem apaixonado, mas desta vez, ele quer salva-la. Ele trabalha em um hospício chamado Muscov. Nosso narrador é um dos enfermeiros de lá, ele nos fala como seu trabalho era tedioso, apenas cuidando dos idosos, até a chegada de um paciente especial.

Dimitri, um paciente diferentes dos outros, caminha livre pelos corredores do hospital pois sua família é rica, e ele acaba tendo certos privilégios com os guardas. Ele acaba descobrindo e relatando para nosso protagonista que entrará uma paciente, chamada Nadezkha Gorbayev. Tão logo ela chega, capta a atenção imediata dele, e de uma forma louca eles acabam se aproximando, tendo momentos de prazer, trocando confissões, sonhando com um futuro juntos e longe de lá.


"Eu me debati, feri minhas unhas tentando arrancar o metal daquela porta, acredito que meus gritos puderam ser ouvidos pelas pessoas que passavam em frente ao Muskov e tenho certeza de que o próprio Nagy teria mandado seus homens de preto me tirarem dali ao notarem o horror em que me encontrava, mas nada disso importava naquele momento."

Até que mais uma vez, Dimitri lhe segreda que viu em documentos que teve acesso rapidamente de que o hospital fechou parceria com uma divisão militar soviética, e que irão começar a fazer testes em alguns pacientes, no intuito de fazer aflorar outras personalidades e controla-las com estímulos externos (o experimento se chama Obmen-01). O jovem descobre que Nadezkha é um dos escolhidos, e se desespera ao pensar em perdê-la. Mas Dimitri tem um plano, que logo passa a ser executado, para que enfim ele consiga tira-la daquele manicômio e possam viver juntos.

Eu terminei esse conto com um enorme ponto de interrogação na minha cara. Primeiro eu não entendi, e logo em seguida comecei a conectar alguns pontos, e de lá muitas possibilidades surgiram, uma mais insana do que a outra. Foi incrível. Fiquei um tempinho pensando nesse final einh! E olha que eu li duas vezes, e fiquei assim nas duas vezes!

Falando no geral, Fábio conseguiu me tragar por completo em cada um desses contos. Mesmo o mais curto deles. Fiquei ali, presa nas páginas e na confusão dos personagens que era para eles tão lúcida! Fiquei até triste porque terminou o livro, eu queria poder ler mais um pouco, sobre a loucura que nos é tão frágil, tão absurda, tão real. Eu indico sim esse livro, ele vale muito a pena ser lido e relido (caso você seja um pouco mais perdida que nem eu, haha)




Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos


10 comentários

  1. oi meninas, sim, eu adoro terror hahaha gostaria que voces continuassem postando sobre genero literario!
    Eu amei a resenha sobre os tres contos, o primeiro por passar essa atmosfera tenebrosa,misteriosa,como voce mesma disse, eu amo livos assim, com esse suspense, essa curiosade sobre oque vai acontecer, oque sera que tem la em cima no segundo andar hahaha agora eu quero saber oque o jose alencar encontrou la! hahahahahaha o terceiro conto tambem me chamou muita atençao por se passar em um hospicio,e tambem estorias que passam em seculos passados para mim sao sempre bem misteriosas e otimas para contos de terror, adorei essa dica e concerteza esse livro tambem vai para minha lista,nao vejo a hora de ler e ficar com uns pontos de interrogaçao como voce hahaha!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel,

    Não gosto do gênero, mas as resenhas tem o poder de despertar pequenos interesses em mim, quando as leio.

    Dá pra perceber que, os meios utilizados pelo autor - escolhendo um elemento como base -, surtiu um belo resultado, ao desenvolver os contos.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu gosto bastante de terror e fiquei feliz em sacar que o nome do protagonista no primeiro conto (José de Alencar) é uma homenagem a um grande escritor nacional do passado.

    Legal encontrar resenhas de livros nacionais, então deixo como sugestão que conheçam outra obra nacional, a minha. Link do skoob para quem tiver curiosidade

    https://www.skoob.com.br/um-poema-de-guerra-761316ed765023.html
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Raquel!
    Gosto sim dos contos de terror, mas pode trazer de outros gêneros, gosto também.
    Que a temática é criativa, não há dúvida, pena que é tão curtinho, né?
    Mas com certeza merece uma chance de ser lido!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Justamente por toda loucura e possibilidades, Obmen-01 eh meu conto favorito nessa antologia maravilhosa! Ansiosa para ler mais historias do Fabio.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Fico muito feliz que tenha gostado e criado o "Ponto de interrogação" em sua cabeça, objetivo concluído com sucesso. Muito obrigado mais uma vez pelas palavras e pelo apoio <3

    ResponderExcluir
  7. Olá Raquel!
    Amei a resenha, sou fã do gênero, por favor traga mais!
    Eu não conhecia esse livro ainda, já qro!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel, estou com esse conto na minha listinha de leitura e preciso urgentemente tirá-lo da gaveta e começar a leitura! Estou super empolgada com essa história, principalmente por se tratar de vários contos juntos o que da abertura para realizarmos a leitura aos poucos, de acordo com o nosso gosto. Eu amo terror e suspense mas, acredito que o gênero desses contos seja terror psicológico!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  9. Contos de terror são os melhores e eu adorei esse Mas você também poderia trazer de outros de romances também são uma boa e e eu leio eles com muita frequência

    ResponderExcluir