[Resenha] O telefonema que não fiz - Jonas Zair


Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Espero que sim! Sabe aqueles livros que você espera alguma coisa, mas quando você lê é algo completamente diferente do que você tinha imaginado, e te surpreende de alguma forma? Pois foi exatamente o que aconteceu comigo, quando li "O telefonema que não fiz", do meu parceiro Jonas Zair.

Quer saber por que fiquei surpresa? Então desce um pouco e vem ler a resenha dessa história incrível!





Resultado de imagem para O telefonema que não fiz
O telefonema que não fiz
Autor: Jonas Zair
Editora: Skull
Ano: 2018
Número de páginas: 242
Adicione no skoob

Resumo

Júlia é uma moça que praticamente não deixou a adolescência, mesmo já estando com seus 26 anos de idade. Ela está na faculdade de veterinária, um trabalho em um dos melhores hospitais da cidade e um namorado extremamente atencioso e companheiro. Porém, sua rotina ainda é regada em bebidas, festas e baladas, e um egoísmo tremendo.

Após curtir muito a noite no meio da semana e acordar atrasada para o trabalho, tudo o que tinha que acontecer de ruim parece acontecer. Ela briga com seu namorado pela falta de compromisso, leva uma bronca da supervisora e é avisada de que não teria próxima vez. Para completar, como "punição", ela recebe algumas tarefas extras que precisariam ser feitas no dia, e isso quer dizer sair mais tarde justo no dia em que sua prima chamou para uma festa na praia. Cansada e estressada, ela larga o trabalho no meio, imaginando que não deveria ser nada tão importante assim que não pudesse ser resolvido na segunda-feira.

Mal sabe ela o quanto ela estava enganada.

O que eu achei

Infelizmente alguns resumos são curtos porque não gosto de fazer minhas resenhas com spoilers. Sei que muitas pessoas se incomodam com isso, e por essa razão eu tento deixa-los de fora o máximo possível. Mas caso vocês não se incomodem, comentem aqui comigo, posso começar a falar um pouco mais do conteúdo da história!

Iniciei a leitura pensando que talvez iria seguir um pouco a linha de "Relatos de sangue", e realmente, ele é um pouco parecido já que os dois são incrivelmente intensos quase o tempo todo, e você só consegue se acalmar quando lê a última página, rs. Fora isso, o livro possui uma outra pegada, que a princípio me deixou um pouco sem chão e fiquei sem entender o propósito daquela narrativa, até as coisas serem esclarecidas de uma vez. E nossa! Que mensagem linda, forte e impactante que ele trás.

Júlia é a nossa narradora, e já no começo parece estar em apuros por algo que fez (ou no caso, esqueceu de fazer) e agora está enfrentando as consequências. Então ela passa a nos relatar tudo o que aconteceu até chegar a este momento. Ela mesma já se intitula mimada, e não tenho como discordar dela. Tudo parece ser centrado nela e em como ela se sente, ignorando completamente as outras pessoas com quem ela interage durante o dia, inclusive seu namorado e sua família. Muitas de suas atitudes chegaram a me tirar do sério.

E depois que ela descobre o erro que cometeu, a ansiedade e o nervosismo acabam deixando ela completamente cega e suas ações continuam impensadas. Foi muito difícil sentir alguma empatia por ela em 90% do livro, eu só queria que ela parasse pra refletir antes de resolver fazer alguma coisa, mas Júlia é o tipo de pessoa que age passionalmente, e não racionalmente.

Esse livro falou muito comigo sobre arrependimentos, medos, convívio, compaixão, recomeço, amor ao próximo e principalmente sobre o perdão. Perdoar é um (senão o maior) ato de amor que nos exige muita coragem, e que não é fácil. Especialmente quando precisamos perdoar a nós mesmos. É algo que requer uma prática constante, e que é necessário para que consigamos seguir em frente. Ler o livro já é uma prática, porque confesso que demorei um tempo para conseguir perdoar Júlia, depois de ler todos os erros que ela cometeu até chegar ao final.

Além disso, buscando o perdão pelo que se culpava, ela acabou descobrindo como nós, com coisas pequenas como um "bom dia" pode deixar o dia e a vida das pessoas mais leve e mais alegre. Saber que podemos fazer a diferença com pequenas gentilezas é extremamente gratificante. 

Jonas também toca em um assunto que ainda não é muito falado hoje em dia: a doação de órgãos. Ele mostra através dessa história em como ela é de extrema importância para as pessoas que possuem problemas que só podem ser sanados através desse gesto altruísta, e que isso pode salvar a vida de muitas pessoas que ainda farão grandes coisas em sua existência. Me imagino no lugar de uma dessas pessoas, sofrendo de um mal que não posso fazer nada a respeito, e que minha vida depende de conseguir um doador compatível (ainda tem essa) e que essa doação chegue a tempo de me encontrar viva. É desesperador pensar nisso, e saber que posso fazer algo para mudar o destino de pelo menos uma pessoa já faz esse gesto lindo valer a pena.

Resumindo, eu amei fazer a leitura desse livro, e embora não tenha encontrado o que estava esperando, acho que me deparei com um tesouro muito maior, e que espero levar para a minha vida toda. E se você ainda está em dúvida se vai ou não ler esse livro, saiba ainda que a diagramação, a capa, todo o trabalho gráfico está de cair o queixo! Eu recomendo muito que você leia e se emocione com a história de Júlia. Todos nós podemos encontrar uma Júlia ao longo da nossa vida, e podemos até acabar sendo a Júlia para alguém. O importante é que podemos sempre aprender com nossos erros e crescer, e descobrir um sorriso em cada pequeno gesto que façamos aos outros.

Nota:

Link da compra: Loja Skull | Ebook Amazon

Vocês gostam de livros assim, que tenham mensagens maravilhosas para passar ao leitor? Já leram ou pretendem ler esse livro? Comente aqui comigo!

E se gosta das resenhas e conteúdo do blog, não esqueça de nos seguir e se inscrever para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos,






6 comentários

  1. Nossa que interessante! Gostei muito da sua resenha sobre esse livro, e você está ficando especiaista em me deixar muito curiosa para ler os autores assim como Relatos de Sangue. Bem, eu gostei do fato de você não ter dado muitos detalhes da história - porque acho que a história pode perder o brilho e alguns spoilers podem sair sem querer - gosto de ir descobrindo os detalhes aos poucos.

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel,
    Li uma resenha essa semana sobre esse livro e estou bem interessada nessa leitura. Adorei tuas impressões, estou louca para ler e saber por que o fato da personagem não ter terminado seu trabalho trouxe consequências negativas a sua vida. Eu gostei do seu resumo, acho legal não mencionar muita coisa, acho que o mais importante é saber o que você achou sobre o livro. Outro ponto que gostei foram os temas abordados no livro e as reflexões presentes na leitura.

    Pretendo ler em breve!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel.
    Eu tenho preferência a livros com ensinamentos do que com romances e quando olhei para capa desse livro não achava que era isso que fosse encontrar. Concordo com você, quando diz que todos somos uma Júlia ou todos podemos ter alguém como ela na vida, mas o importante é sabermos que todos comentem erros.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Gostei muito da resenha! Parece ser realmente um ótimo livro, ainda mais quando a diagramação e conteúdo são muito bons! Não conhecia esse livro, mas vou colocar na minha lista gigante kk para procurar depois!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem? Fazia tempo que eu estava esperando a sua resenha desse livro, porque temos gosto parecido e, concordamos com a maioria dos finais...kk
    Eu gosto muito da escrita do Jonas, todo o desenvolvimento das histórias dele são precisas e coerentes, espero conseguir realizar a leitura desse livro no início do ano que vem! Só tenho elogios para a sua resenha e para a história apresentada até o momento.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. mantenha sem spoiler por favor!! hahaha
    Eu já havia visto uma resenha dessa obra, mas achei sua resenha mais completa, embora vc não tenha se excedido ;) foi perfeito, me deu mais dos sentimentos da obra e tudo que ela ensina, amei! Inspirador!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir