[Leitor Curioso] Entrevista com o autor Diego Canuto

Hello queridos, como vocês vão? Faz tempo que eu não trazia uma entrevista aqui pro blog, né? Vou passar a fazer com mais autores, é sempre legal saber mais quem são as pessoas por trás das obras!

Hoje eu trouxe uma entrevista com um autor parceiro e amigo, Diego Canuto. Ele acabou de lançar seu primeiro romance, A fantasia "As sombras de Arkron", e estará na bienal no dia 04/08, na estande da Editora Coerência! Se vocês forem nesse dia, aproveitem para dar uma passada lá!

Lembrando que se vocês gostam de saber mais sobre autores nacionais, estamos sempre trazendo muitas resenhas e entrevistas. Segue o blog e se inscreva na newsletter para receber nossas novidades!

Então sem mais delongas, vamos à entrevista!


Como foi a decisão de passar de leitor a escritor? O que te deu aquele empurrãozinho e quais eram as suas expectativas naquela época?
Diego: Decidi passar de leitor para escritor quando senti a necessidade de externar o que eu sentia ao escrever para outras pessoas, na época eu sentia que a fantasia que eu vivi criando minhas histórias, deviam ser sentidas por outros leitores. O empurrãozinho foi dado pelas pessoas que leram e me apoiaram a continuar

Esse é seu primeiro livro impresso. Como foi a escolha de uma casa editorial, e toda essa experiência de divulgar seu trabalho e mostrar para o mundo a sua história?
Diego: Na época estava me informando sobre o processo de publicação e de início dei uma desanimada por conta da fortuna que algumas “editoras” pediam para publicação, foi quando me falaram sobre a Skull. Eu fui procurar e por coincidência eles estavam a uma semana de encerrar o recebimento de originais,então, como eu tinha o As Sombras de Arkron pronto, arrisquei e enviei. Um mês depois eu fui notificado que meu texto foi aprovado e o resto vcs já sabem rsrs... Sobre a experiência de divulgação uma das coisas que me deixa mais feliz e que conheci muita gente, fiz amigos de verdade, conheci novas história e isso na minha opinião não tem preço.

Sobre As Sombras de Arkron, qual você acha que foi a parte mais difícil desse livro? O enredo, os personagens, o universo...?
Diego: Acho que foi dar vida aos personagens, escrever algo que o leitor sentisse que aquele personagem fosse algo real, algo que gerasse empatia e não apenas algo superficial

Como você lida com as críticas que recebe sobre suas obras?
Diego: Procuro minerar a crítica e tirar o máximo possível de positividade, algo que me faça crescer.

Você acha que a criação da parceria foi um ponto importante para você nessa trajetória? Fale um pouco sobre essa experiência
Diego: Sim é muito importante é funciona muito bem quando as pessoas têm responsabilidade e cumprem com a parceria. Em tudo na vida temos que ter pessoas ao nosso lado que apoiam e que nos apoiamos também para que possamos seguir em frente.

Muitos autores iniciantes sentem receio por sentirem que não possuem espaço no mercado editorial. O que você pode nos dizer sobre o mercado? Alguma dica para aqueles que também gostariam de futuramente estar lançando seu livro?
Diego: Espaço tem, mas é o que sempre digo, eu estou iniciando e contar histórias e algo que amo fazer independente de ser publicado ou não, então se você que está lendo isso agora tem esse mesmo pensamento, não tenha medo que você consegue chegar lá, mas se pensa que vai ficar rico escrevendo de uma hora para outra, então é melhor procurar outra área para seguir. O sucesso de qualquer coisa em nossa vida depende muito do tempo e paixão que investimos nele.

Você tem algum tipo de rotina para escrever? Algum horário, ligar inspirador, músicas ou comidas?
Diego: Meu gatilho criativo é ativado por diversas coisas que vão de musicas, palavras, imagens ou até uma lembrança uma mistura de tudo isso é mais um pouco.

Além de ler e escrever, o que mais você gosta de fazer? Fale um pouco sobre seus hobbies!
Diego: Gosto muito de games rpg principalmente rsrs séries, filmes e animes

Tem algum gênero que você gostaria de tentar escrever um dia?
Diego: No momento não penso nisso, só quero deixar as histórias virem e escrever

Você já tem algum plano para obras futuras? O que você pode nos adiantar?
Diego: Adianto que tem muita coisa na gaveta e selecionando os melhores

Me indique 3 livros nacionais e 3 estrangeiros
Diego: Nacional: os sete, fraternidade,  o espadachim de carvão
Internacional: ilse a bruxa, sonho febril, metro 2033

Estamos acabando haha. Queria agradecer por nos ceder um pouco do seu tempo. Deixe algum recado para seus presentes e futuros leitores!
Diego: Espero que todos vocês possam mergulhar ao lerem minhas histórias e que possam sentir cada fragmento desses universos, divirtam-se e muito obrigado a todos vocês pelo apoio sempre 😍


Acompanhe o autor pelas redes sociais!

Conheça suas obras

Leia a resenha de "As sombras de Arkron" aqui no blog!
Foi uma entrevista super gostosa de fazer, queria agradecer mais uma vez ao autor pela entrevista. Tem algum autor que vocês gostariam que fosse entrevistado? Deixe o nome aqui pra gente saber! Quem sabe não conseguimos trazer para cá alguma coisa, rs

Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos,

10 comentários

  1. Fiquei muito interessado nessa obra e gostei muito da notícia do livro ser físico, pois prefiro nesse estilo. E também gosto muito de fantasia, fato de ter anotado esse nome na minha lista de desejos.

    Gustavo
     http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa entrevista, o livro deve ser muito bom, acho super legal quando o autor tem essa vontade de querer trazer o personagem para que nós leitores acredite naquele personagem.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, parabéns pela postagem e pelo apoio à Literatura Brasileira. Como escritor, fico feliz em ver que há apoio a quem sonha nesse sentido. Ainda como autor, compartilho de muitas das impressóes do Diego, principalmente no sentido de escrever por escrever. Apesar de não ser meu estilo de preferência, aprecio muito a iniciativa e desejo muito sucesso a ele e ao Conta-se Um Livro.

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Eu adoroa a entrevista com o Diego, há tinha colocado o livro dele na minha lista de próximas leituras, agora ler sobre o Diego, me deu mais vontade de ler o livro, vou passar ele na frente de vários.
    Parabéns pela entrevista, muito legal.

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem?

    Já conheciam o autor das divulgações no insta e a premissa do livro dele é muito boa, estou bem curiosa para ler, pois creio que irei gostar.
    Foi bacana você perguntar como surgiu a escrita na vida dele e principalmente sobre o mercado editorial, pois muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação a isto. Adorei a entrevista, simplesmente incrível!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu acho muito bacana esse processo de entrevistar autores nacionais. Conhecer a mente criativa por trás da obra, como você disse, é sempre uma experiência interessante. Confesso que não conhecia esse autor, mas, pelas respostas, pareceu uma pessoa simpática, que ama o que faz. Na minha opinião, essas são duas características essenciais para um escritor cujas obras serão/foram publicadas, pois o amor renova os ânimos nos momentos difíceis e a simpatia ajuda bastante no contato com o público.

    Abraços! ��

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a entrevista. Os escritores brasileiros precisam de visibilidade sim e temos muitas obras maravilhosas escritas por eles, porém, desconhecidas. Um exemplo disso é que eu desconhecia as obras do Diego, mas a partir deste seu post já posso dizer que conheci um pouco mais sobre o autor, agora só falta ler um livro dele.
    Desejo muito sucesso na vida e carreira dele e que este blog continue valorizando nossos escritores.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Essa entrevista é sensacional !O autor mostra que todos nos somos capazes de serem escritores ,nos temos um grande poder de criar história ,fantasias que já faz parte dos nossa vida.Gostei muito de saber como se deu sua trajetória de leitor para escritor.Parabéns!Ótimo conteúdo!Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Raquel!
    Ah, adoro essas entrevistas. Conhecer mais do autor (e até de quem pergunta) é sempre bom, e fiquei com bastante vontade de ler a obra. Se ele estivesse na Bienal dia 11, eu certamente iria vê-lo :/
    Mas já anotei o livro aqui.

    Abraço!
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    não conhecia o autor e essas entrevistas são ótimas para nos aproximarmos de novos autores. Fico feliz que as editoras vem investindo nos nacionais. Desejo sucesso ao Diego e que a Bienal seja marcante para ele! A entrevista está ótima e o conselho que o autor deu sobre o mercado e sobre amar o que faz é ótimo. Sucesso ao autor!

    beijos!

    ResponderExcluir