[Resenha] Contos do autor Diego Canuto

Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Hoje tem resenha de mais dois contos, dessa vez do autor Diego Canuto, o autor do livro As Sombras de Arkron! Caso vocês não saibam do que eu estou falando, tem resenha dele aqui no blog!

Então bora pras resenhas, rs.

Niara

Niara por [Canuto, Diego]

Sinopse

Niara é uma jovem cunhatai que precisa passar por um ritual de fortalecimento espiritual que sua tribo tem como tradição, porém ao adentrar a densa floresta Amazônica ela se depara com uma terrível escolha que pode mudar o destino de muitos.


O que eu achei


Nesse conto eu acho que eu acabei ficando decepcionada. Acho que acabei me precipitando, achando que ia ser alguma coisa e acabou sendo outra. A escrita é boa, porém as passagens são um pouco confusas, e acho que tinha um potencial que não foi muito explorado. Ser na floresta Amazônica, lar de tantas lendas horripilantes me fez ter vontade de ver algum folclore lá dentro, acho que teria ficado mais assustador por me remeter a lembranças de quando eu ouvia as histórias quando criança.

É um conto que foi bom ter lido, mas que para mim poderia ter sido mais explorado ou se tornado mais encorpado. Niara é uma garota muito forte e enfrentar uma floresta que por si só já guarda tantos segredos, é um ato extremo de valentia. Gosto muito das personagens femininas que Diego cria.

Link de compra: Amazon


O dom da amizade


O Dom da Amizade por [Canuto, Diego]

Sinopse

Mais um ano letivo se inicia e com ele mais uma mudança de escola. Andressa nasceu com uma falha genética, gerando inúmeras manchas em seu rosto. Tal fato a transformou de uma criança brincalhona em uma adolescente tímida, apagada. Ela sempre se queixava das agressões físicas e psicológicas que sofria dos colegas de aula, porém sua voz nunca era ouvida. Graças a isso, surgiam pensamentos sombrios sobre a morte, mas um dia surge um dom em seu caminho que pode talvez, mudar todo o jeito de como ela vê as coisas ao seu redor.


O que eu achei


Ah... o que falar desse conto forte e lindo? Sinceramente, eu não estava esperando me surpreender dessa forma. A escola é um lugar que mais do que aprender dentro da sala de aula, você precisa aprender a sobreviver. E Andressa nos mostra como no caso dela, foi muito mais difícil. Ser a excessão em uma sociedade tão quadrada não é nada fácil, especialmente quando você não pediu para ser assim. E sim, devemos erguer a cabeça para enfrentar o preconceito, mas nem sempre é fácil.

Certas coisas são mais fáceis de se falar do que se fazer. Eu só posso imaginar como deve ser difícil para alguém passar por anos e anos sendo ridicularizada, e por isso considero a amizade uma das coisas mais importantes e belas da nossa vida. É por causa da amizade que conseguimos, muitas vezes, superar algum obstáculo. É por causa da amizade que muitas vezes arrumamos vontade de sair de nosso esconderijo tão acolhedor. É por causa da amizade que conseguimos ser nós mesmos dentro desse mundo cheio de falsidade, e é por isso que é um dom. 

Foi um conto muito bonito, e eu recomendo muito ele para todo mundo sem pestanejar.

Link de compra: Amazon

Espero que tenham gostado dos contos, eles são curtinhos e valem a pena para conhecerem o autor!

Até a próxima e tenham ótimas leituras!

Beijos

8 comentários

  1. Olá meninas, me interessei bastante pelo segundo conto " O Dom da Amizade", eu gosto muito de estórias que se passam em ambiente escolar, porque é possível explorar desde um romance fofo até algo sombrio, com as maldades humanas, parece ser ótimo,o primeiro conto me desanimou um pouco, porém, eu achei a capa linda, daria uma chance pra estória, mas não entraria com muitas expectativas sabe,amei o POST,sempre bom ver resenhas de contos, amooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel,

    Os contos chamam muito atenção, pois os temas abordados requer um pouco de intensidade. Então, é bem bacana o que o autor passou!

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Eu ainda não conhecia o autor, adorei, eu amo contos e estes não podem faltar nos desejados né?
    Dica anotada!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raquel! Eu também não gostei de Niara, assim como você acho que o conto poderia ter sido desenvolvido de uma maneira mais elaborada, principalmente usando o folclore brasileiro ou os mitos da cultura indígena. Igualmente, gostei do conto O Dom da Amizade não poderia ter um conto mais lindo e bem desenvolvido do que esse, o Diego se superou e evoluiu muito na escrita.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, beleza? Apesar de você ter tido que Niara poderia ter sido mais aprofundado eu fiquei curiosa com a premissa do conto e também com o fato de a personagem não se parecer uma típica garota de regiões mais vistas pela literatura (não que haja algum problema nos livros se passarem aqui), mas gostaria de ver algo diferente! Quanto ao segundo conto, fiquei muito impactada pela ideia do autor, essas leituras costumam despertar um lado mais humano e mais empático com o outro porque muitas vezes nós somos os praticadores dos preconceitos.

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  6. Raquel!
    Não conhecia o autor.
    Pela sinopse e por sua análise, acredito que o primeiro conto, poderia mesmo ter sido mais bem desenvolvido, afinal, a Amazônia como ambientação, dá margem à muita criatividade.
    Quanto ao segundo conto, deve ser lindo ver alguém ter a ajuda dos amigos para superar seus obstáculos pessoas. Amizae é mesmo tudo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Confesso que o dom da amizade ja me conquistou mais pelas suas palavras, achei tão "O extraordinário", sabe???? <3
    adorei as resenhas!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito interessada em ler o livro niara Os Contos dele parece ser bem impressionante e a pegada suspense que tem na história me cativou muito em ler ele o mais breve possível

    ResponderExcluir